Apple Vision Pro: tudo sobre óculos de realidade virtual da Apple

banner_posts

A Apple realizou o lançamento do Apple Vision Pro, dizendo que esse dispositivo vai marcar o início de uma nova era para a computação.

Sem dúvidas, o dispositivo está recheado de tecnologias e funcionalidades, chamando atenção positivamente e trazendo características  diferentes dos dispositivos de realidade virtual já disponíveis no mercado. Para alguns críticos, a Apple conseguiu desenvolver um ótimo dispositivo.

Então, vamos verificar o porquê esse dispositivo é ótimo, conhecer mais sobre suas funcionalidades, como ele funciona e porque a Apple acredita que ele transformará a maneira como trabalhamos e socializamos.

O que é Apple Vision Pro

Apple Vision Pro. Imagem do dispositivo.
Apple Vision Pro. Imagem do dispositivo.

O Apple Vision Pro é um dispositivo de realidade virtual, desenvolvido pela Apple, também chamado de “computador espacial”, pois combina o mundo real ao mundo digital, permitindo que o usuário interaja com conteúdos digitais por meio de gestos com as mãos, rastreamento dos olhos ou até mesmo usando a voz.

O dispositivo conta com telas superiores às telas 4K de televisores, sons em 360° e suporte para lentes de graus. Para a Apple, o Vision Pro não é um produto de realidade mista ou virtual, mas sim um computador espacial, tentando não associá-lo a outros dispositivos existentes no mercado, como o Meta Quest. 

O lançamento do Apple Vision Pro ocorreu nos Estados Unidos no dia 02 de fevereiro de 2024, porém, o dispositivo já havia sido anunciado desde junho de 2023. A primeira remessa, contendo entre 60 a 80 mil unidades, esgotou em questão de minutos na pré-venda.

Como funciona o Apple Vision Pro

Reprodução: Apple. Homem com o dispositivo observando várias telas.
Reprodução: Apple.

O Apple Vision Pro faz parte de uma nova categoria de produtos da Apple, da qual muitos usuários já estavam aguardando ansiosamente. O dispositivo possui um sistema operacional que combina a realidade virtual com a realidade física, suportando multi tarefas e criando um ambiente “espacial” para os usuários.

Por meio da interface, o usuário possui uma tela infinita, onde consegue ter acesso a diferentes aplicativos e funcionalidades, assim, pode emparelhar diversas telas e utilizá-las com facilidade.

Para o Apple Vision Pro, tudo está conectado e entrelaçado, ou seja, o usuário consegue navegar utilizando a voz, os olhos ou a mão, gerenciar telas infinitas e redimensioná-las, integrar com dispositivos diferentes (como o Iphone 15 Pro, Apple TV, AirPods, etc), participar de reuniões.

Especificações técnicas

Estrutura:

A parte da frente do dispositivo é um visor de vidro laminado, mas curvo, com armação de alumínio nas laterais, uma almofada flexível por dentro e uma faixa removível e ajustável na região da cabeça. 

Chips:

  • CPU de 8 núcleos com 4 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência;
  • GPU de 10 núcleos de desempenho;
  • 16‑core Neural Engine (16 núcleos neurais para realizar tarefas como reconhecimento facial, análise de linguagem natural, aprendizado de máquina, etc);
  • 16GB de memória unificada (CPU, GPU e Neural Engine podem acessar e compartilhar a mesma reserva);
  • Latência de 12 milissegundos de fóton a fóton (ou seja, o tempo que leva para um sinal de luz “fóton” ser processado pelo dispositivo, desde a entrada até a saída);
  • Banda de memória de 256GB/s.

Câmeras e sensores:

Usuário do Reddit utilizando o Vision Pro numa viagem de trem.
Usuário do Reddit utilizando o Vision Pro numa viagem de trem.

Câmera 3D estereoscópica de 6.5MP com captura espacial de vídeo e fotos (18mm, f/2.0). Além disso, conta com 2 câmeras principais, 6 câmeras de rastreamento voltadas para o mundo, 4 câmeras de rastreamento ocular, câmera TrueDepth, scanner LiDAR, 4 unidades de medição inercial, sensor de cintilação, sensor de luz ambiente.

Telas:

Micro-OLED (23 milhões de pixels, 90Hz, 96Hz, 100Hz), resolução superior a 4K em cada olho.

Memória e armazenamento:

Capacidade de armazenamento: 256GB, 512GB e 1TB.

Sistema de áudio:

De acordo com a Apple, o sistema de áudio mais avançado desde sempre. O sistema conta com áudio espacial com Dolby Atmos, duas saídas localizadas dos dois lados e sensores.

Bateria:

Autonomia de 2 horas. A bateria do Apple Vision Pro é externa, mas podem ser conectados à energia para uso durante todo o dia.

Conectividade e entrada:

Acessórios de Entrada Suportados: Teclados, Trackpads e Controles de Jogo, além disso, suporta Wi‑Fi 6 (802.11ax) e Bluetooth 5.3.

Acessibilidade

As funcionalidades de acessibilidade possibilitam que pessoas com deficiências aproveitem ao máximo o novo Apple Vision Pro, principalmente para necessidades relacionadas à visão, audição, mobilidade e aprendizado. Assim, os usuários podem criar e realizar atividades incríveis. 

De fato, entre as características incluídas estão o VoiceOver, Zoom, Filtros de Cor, Suporte a Aparelhos Auditivos, Legendas Ocultas, Controle por Voz, Controle por Interruptores, Dwell Control, Controle de Ponteiro, além de suporte para aparelhos auditivos bidirecionais e controles de interruptor compatíveis com o iPhone.

Para que ele serve; funções do Apple Vision Pro

Para a Apple, o dispositivo será capaz de transformar nossas relações, aprimorando a “forma como as pessoas trabalham, colaboram, se conectam”, além de oferecer opções de entretenimento que vão além do tradicional.

Por enquanto, o dispositivo está disponível apenas nos Estados Unidos e pode ser adquirido por US$3.499, tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas online da Apple. 

Jogos e entretenimento

Usuários já estão assistindo a partidas da NBA no Vision Pro.
Usuários já estão assistindo a partidas da NBA no Vision Pro.

O Apple Vision Pro busca aprimorar as experiências imersivas que as pessoas podem ter, mas isso não significa que isso será feito apenas com novas experiências, pelo contrário. Uma das funções do Apple Vision Pro está na capacidade em criar telas ajustáveis, ou seja, o usuário pode ter seu próprio “cinema” pessoal na sua sala, assistir esportes ou desfrutar de diferentes conteúdos.

O dispositivo também conta com suporte para os aplicativos do Apple Arcade. Então, basta o usuário conectar um controle e projetar as imagens no headset. 

Aplicativos disponíveis

O Youtube já está se preparando para disponibilizar seu aplicativo oficialmente no Apple Vision Pro, mas enquanto ele não chega, os usuários do dispositivo podem experimentar os mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis. Além disso, a Apple informou que mais de 600 aplicativos “espaciais” estão disponíveis, desenvolvidos especialmente para o Apple Vision Pro.

Chamadas de vídeo

Dessa forma, o Apple Vision Pro possui um botão que facilita a gravação de vídeos. Quando em gravação, o EyeSight sinaliza para as pessoas que está gravando vídeo. 

Também conta com FaceTime, onde cada participante aparece em seu próprio espaço. 

Efeito transparência (EyeSight)

Demonstração do Efeito Transparência.

Portanto, durante a imersão completa em ambientes de realidade virtual, as lentes do sistema ficam escuras. No modo de realidade mista, quando o usuário está visualizando o mundo real através do dispositivo, uma representação dos olhos do usuário é exibida nas lentes.

Lentes de grau acopláveis

Usuários de óculos de grau terão a opção de encaixar lentes corretivas magnéticas ao utilizar o dispositivo.

Avatar virtual

O Vision Pro apelida seus avatares de “personas”, mas ainda está em versão beta. O avatar é gerado pela digitalização do usuário que está utilizando o dispositivo por meio do EyeSight e serve para auxiliar na comunicação e plataformas virtuais.

Quando o Apple Vision Pro será lançado no Brasil?

Ainda não há uma data para que o Vision Pro chegue ao Brasil.

Conexão com o metaverso

De acordo com a Apple, o Apple Vision Pro expande e transforma a forma de como utilizamos os aplicativos que amamos. Muito similar com a ideia da Meta, e outras empresas, sobre o metaverso.

De fato, segundo o The Sandbox, o Vision Pro é uma “virada de jogo” para a criatividade e para as conexões sociais no metaverso. Certamente, o dispositivo da Apple estimula o desenvolvimento de aplicativos sociais. Além de conseguir proporcionar experiências do metaverso de uma maneira muito mais intuitiva e interativa.

Por exemplo, caso um usuário entrasse no Farm Day da SLC Agrícola que está no Agrispace, poderia interagir com todo o ambiente de maneira imersiva por meio de avatares virtuais. Esse é apenas um dos exemplos.

Veja também: Como entrar no Farm Day da SLC Agrícola

Saiba como a sua empresa ou marca pode aproveitar dos benefícios do metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.