Como o metaverso se aplica no agronegócio

banner_posts

É importante saber como o metaverso se aplica no agronegócio, pois o conceito de metaverso é diferente da agricultura. Quando imaginamos o metaverso, talvez possamos pensar em um universo virtual totalmente diferente do nosso mundo físico, mas não é bem assim.

É verdade que o metaverso é tido como mundos virtuais 3D e hiper realistas, de modo a transmitir sensações similares ao que sentimos na vida real, mas o metaverso é mais do que apenas mundos virtuais.

O metaverso torna real a conexão de diferentes ferramentas e plataformas em prol do desenvolvimento, aumentando a produtividade e é totalmente aplicável ao agronegócio.

É isso que iremos ler: como as ferramentas tecnológicas do metaverso auxiliam o agronegócio mundial.

Desenvolvendo a agricultura mundial com o metaverso

Muitas empresas, como Microsoft e Meta, estão investindo bilhões no desenvolvimento do metaverso, pois esperam que o metaverso possa impactar diretamente todos os setores da economia mundial.

O agronegócio também será um dos setores afetados positivamente pelo metaverso, visto que as tecnologias disponíveis e em desenvolvimento trarão um maior avanço para a agricultura mundial.

Portanto, podemos citar três maneiras pelo qual o metaverso influenciará positivamente o agronegócio: ferramentas do metaverso, realidade estendida e propagação tecnológica.

Ferramentas do metaverso no agronegócio

Como o metaverso se aplica no agronegócio: através de tecnologias VR.
Do lado esquerdo: visualização do mundo real. Do lado direito: Ferramenta Omniverse simulando um evento real.

O metaverso está sendo desenvolvido de modo incrível e muitas ferramentas estão surgindo em prol deste desenvolvimento. Uma das ferramentas que irá auxiliar o agronegócio é o Omniverse.

Dessa forma, o Omniverse é uma plataforma de colaboração do metaverso desenvolvida pela Nvidia que é capaz de conectar equipes criativas e desenvolver mundos virtuais hiper realistas e dimensionáveis em tempo real.

Na prática, essa ferramenta pode simular todos os aspectos operacionais do agronegócio. 

A BMW utilizou essa tecnologia para alterar o padrão de 31 fábricas no mundo, conseguindo reduzir o tempo de planejamento de produção em 30%, tornando possível a melhoria da qualidade do produto final.

De fato, também conseguiu reduzir os custos operacionais, diminuir ociosidade geral e aumentar a segurança dos funcionários.

Renderização 3D: o agronegócio simulado no metaverso

Renderização 3D replica o mundo físico em um mundo virtual.

Em primeiro lugar a renderização 3D torna possível simular o agronegócio em ambiente virtual, como uma réplica, antes de trazer a operação para o mundo físico.

Isso irá melhorar o planejamento do agronegócio, reduzindo riscos desnecessários e aumentando o desenvolvimento sustentável. Isso também minimiza os impactos negativos, gerando uma estrutura mais adequada para o modelo escolhido.

Contudo, esse modelo já está sendo desenvolvido pela indústria da engenharia. É possível planejar todo o ciclo de vida do negócio através do metaverso, impulsionando positivamente a tomada de decisões e agilizando os processos.

Do mesmo modo, é uma alternativa formidável para o longo prazo e pode ser utilizada junto com dispositivos de realidade mista, como a tecnologia de hologramas desenvolvida pela Microsoft para o metaverso e para o dispositivo HoloLens 2.

Realidade estendida a favor do agronegócio

As tecnologias de realidade estendida são tecnologias importantes para o desenvolvimento tecnológico mundial. O 5G, realidade virtual, realidade mista e aumentada fazem parte desse grupo.

Sensores, drones e veículos autônomos podem ser beneficiados pelo aumento da conectividade global gerada pelo 5G e pela utilização da IoT (Internet das Coisas).

A IoT consegue conectar os diferentes dispositivos em benefício da mesma função: desenvolvimento da agricultura. Desse modo, drones, veículos autônomos e outras plataformas ficam conectadas e operando em benefício do agricultor.

A conexão com a internet auxilia a utilização de dispositivos de realidade virtual e realidade mista e suas tecnologias. Dispositivos AR e VR são capazes de mostrar a saúde de plantações, detectar pragas e coletar dados e informações que serão utilizadas para aprendizado de máquina, que falaremos abaixo.

Desse modo, basta o agricultor colocar seu dispositivo de realidade virtual ou aumentada e ter acesso a diversas informações em tempo real.

O metaverso como fonte de conhecimento técnico e tecnológico

Como o metaverso se aplica no agronegócio: através de tecnologias VR.
Reprodução Eon Reality.

A reprodução do conhecimento é um dos diversos problemas da agricultura mundial, mas esse problema pode ter fim com o metaverso.

Proprietários de fazendas e negócios relacionados ao agronegócio, através do metaverso e ferramentas de realidade virtual e aumentada, conseguirão ter acesso ao conhecimento necessário para desenvolver seus negócios. 

Uma das dificuldades para os produtores é a falta de planejamento financeiro e conhecimento técnico, que serão solucionadas com o desenvolvimento tecnológico e propagação de conhecimento.

Desenvolvimento tecnológico

Um exemplo de como o desenvolvimento tecnológico é benéfico para o agro é o próprio Brasil, visto que o Brasil é o segundo maior exportador de algodão do mundo, mas nem sempre foi assim.

O algodão avançou no Brasil através do controle de pragas, gestão de variedades, sementes alteradas geneticamente e conhecimento de plantio. E são essas três questões que impedem o desenvolvimento do agronegócio em regiões do Brasil e em outros países, como países africanos.

O metaverso vai fornecer um novo ambiente de aprendizado e tecnológico, solucionando esses três problemas e desenvolvendo novos padrões por meio do aprendizado de máquina. 

E como informado anteriormente, dispositivos AR junto com tablets e smartphones conseguem avaliar as condições do plantio, gerando resultados prévios a respeito da colheita, aumentando a produtividade geral, porque será possível receber informações sobre a qualidade do solo, conhecimento de pragas e doenças e outras informações.

banner_posts

Elevação do aprendizado no agronegócio

Um ponto importantíssimo disso é o conhecimento dos agricultores, conforme citado pelo especialista da AmHydro, Joe Swartz:

“A elevação do aprendizado e da educação é um benefício atraente que o metaverso pode oferecer, e já podemos ver grandes planos para o futuro nessa frente.”

De fato, o conhecimento técnico e financeiro é um dos fatores de estagnação no crescimento do agronegócio em todo o mundo. Em suma, o metaverso já demonstrou ter tecnologias e inovações necessárias para auxiliar a geração de uma nova cultura que manterá o agronegócio competitivo.

Os dispositivos de realidade virtual e aumentada, junto com o aumento da conectividade global, conseguirão fornecer o conhecimento necessário para que pequenos agricultores e agricultores isolados consigam melhorar a maneira que administram seus negócios.

Treinamentos ocorrerão de modo imersivo e novas parcerias surgirão no ambiente do metaverso, gerando comunicação em tempo real com agricultores de todo o mundo e beneficiando as mais distintas comunidades.

Inteligência Artificial na agricultura

Os contratos inteligentes podem ser utilizados em conjunto com o aprendizado de máquina, que é uma tecnologia que prevê resultados e práticas através de dados e informações, mas que poucos agricultores possuem acesso. 

Dessa forma, se lembra que agricultores podem colher e enviar informações sobre as colheitas, plantio, saúde geral dos produtos, qualidade dos produtos, pragas e outros dados? Todas essas informações fornecidas por agricultores vão para o aprendizado de máquina, caso possível.

Em suma, o aprendizado de máquina é um campo da Inteligência Artificial que é capaz de desenvolver novos padrões e soluções através de dados e informações. Isso torna possível desenvolver novas tecnologias e padrões para o agronegócio.

Benefícios ao implantar contratos inteligentes e aprendizado de máquina ao agronegócio:

  • Desenvolvimento de novos padrões produtivos
  • Melhoria da produtividade e gestão de recursos
  • Resolução de problemas e gestão de tempo.
  • Automatização de serviços.
  • Melhor gerenciamento da logística e plantio.

A tecnologia de aprendizado de máquina está sendo utilizada por todos os setores mundiais e existem diversos benefícios na aplicação dela na agricultura.

Como se aplica o metaverso no agronegócio?

Por fim, todas essas tecnologias se aplicam no agronegócio através de um único ambiente: o metaverso.

De fato, o metaverso é um universo virtual que reunirá todas essas tecnologias, tornando possível que os agricultores e demais envolvidos consigam fazer utilização de todas essas tecnologias, dispositivos de realidade estendida, consigam ser capacitados e propaguem uma nova cultura na agricultura mundial.

No metaverso, o agricultor não precisará acessar diferentes ambientes e plataformas para que consigam utilizar tais tecnologias, todas estarão disponíveis em um só universo. Obviamente que o desenvolvimento tecnológico é longo, visto que o metaverso também está em desenvolvimento, como conceito e como produto.

Levar uma empresa ou produto do agronegócio para o metaverso também não é uma tarefa simples. Pois precisa de conhecimento e mudança na cultura, mas a Culte pode te auxiliar com isso com o Agrispace, o metaverso do agronegócio. Basta clicar aqui e ter mais informações.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.