IA que cria história: conheça as 7 melhores geradoras

banner_posts

Muitos escritores estão utilizando IA para ajudá-los a desenvolver histórias e enredos, mas encontrar uma IA que cria história de maneira organizada pode ser uma tarefa um pouco desafiadora. 

Diferente dos modelos tradicionais, os geradores de histórias com IA são criados especificamente para a arte de contar histórias. Com recursos avançados para desenvolver enredos complexos, construir arcos de personagens e tecer narrativas emocionais, eles são uma tela digital para escritores que desejam contar histórias que ressoam em um nível profundamente humano.

IA que cria história
Ilustração.

Separamos sete inteligências artificiais capazes de gerar histórias, ou ajudá-los nessa tarefa. Ao final, saiba qual a melhor IA que cria história, de acordo com a opinião do blog.

1. Hypotenuse

Desenvolvido para profissionais do marketing, o Hypotenuse IA ganhou novas atribuições e agora outras áreas estão utilizando o Hypotenuse para criar histórias variadas.

A ferramenta consegue desenvolver um bom conteúdo e auxiliar aqueles desenvolvedores que precisam reduzir tempo e dinheiro na criação de conteúdo para diferentes plataformas. A utilização é bastante simples: essa IA utiliza um mapa de conteúdo claro, ou seja, especifique o que você deseja, como tom da conversa, palavra-chave e outras informações para gerar o conteúdo.

Apesar de não ser focada na criação de histórias, a IA consegue ler PDFs, gerar descrições de produtos e reescrever conteúdo, o que pode ajudar na pesquisa para o desenvolvimento de um artigo ou livro.

Preço: 29 dólares, mas conta com período de 7 dias de testes.

2. Squibler

Diferente do Hypotenuse, o Squibler nasceu para ajudar escritores de todos os tipos. Ou seja, escritores de não ficção, de ficção, roteiristas, redatores, dentre outros, que desejam usar IA no processo para criar histórias.

Dessa maneira, a plataforma visa agilizar o processo de escrita e conta com diversos recursos diferentes para ajudar nesse processo. 

O Squibler possui uma característica bastante legal, pois conta com um escritor inteligente. Alimentado por IA, o escritor consegue fornecer várias dinâmicas para os escritores, além de poder reescrever o material ou analisá-lo.

Então, você pode utilizar o Squibler gratuitamente com seis mil palavras mensais, 5 gerações de imagens e histórico de 30 dias. A versão profissional custa entre 16 a 20 dólares mensais.

3. Sudowrite

O Sudowrite é uma, senão, a melhor ferramenta IA para ajudar o escritor a criar histórias e outros textos. Por meio de várias inteligências artificiais, o Sudowrite possui muitas funcionalidades para os escritores.

As principais funcionalidades do Sudowrite são:

  • Personalização: você pode personalizar as configurações de escrita, como tons, modelos IA, se a plataforma vai completar suas frases ou seguir instruções.
  • Escrita: é possível inserir quantos “cards” você deseja que a IA escreva, como duas ou três versões do mesmo texto, ou reescritas.
  • Detalhes: o Sudowrite possui função para descrever o ambiente, o som, as sensações dos personagens, etc, além disso também conta com o “brainstorm” para gerar novas ideias.
  • Plugins: você pode utilizar diferentes plataformas para incrementar na criação de textos.

Você pode testar o Sudowrite gratuitamente, versões pagas vão de 10 a 59 dólares.

4. Simplified

O Simplified pode ser uma ótima ferramenta para escritores que desejam divulgar material nas redes sociais, pois essa ferramenta conta com recursos de edição de imagem e vídeo.

Todo o processo de escrita passa pela pesquisa. O Simplified IA não possui foco na escrita criativa, mas consegue fornecer várias funcionalidades interessantes para complementar essa escrita enquanto você cria histórias.

Marketing, artigos, editores de vídeo e imagem, posts para redes sociais, etc, mas o valor do modelo pago varia entre 11 dólares a 49 dólares mensais.

5. Plot Factory

O Plot Factory serve como uma ferramenta de criação incrível, pois permite que você consiga organizar e categorizar as informações de maneira simples e fácil.

Particularmente, gosto da mensagem inicial da página: “Grandes histórias são planejadas antes de serem escritas

J.K. Rowling, autora da série Harry Potter, teve a ideia da série de livros enquanto esperava por um trem. Ela imediatamente começou a escrever o primeiro capítulo? Não. Naquele dia, ela começou uma jornada de cinco anos planejando o mundo imersivo e enredo da série Harry Potter. Cinco anos depois, ela publica o primeiro de sete livros. O que se seguiu foi nada menos que incrível.

(…)

Com o Plot Factory, você tem o potencial de fazer o mesmo. Nós fornecemos-lhe as ferramentas para realizar sua obra-prima. Comece sua jornada agora.”

Ou seja, não é preciso dizer muito mais, certo? A versão gratuita da ferramenta IA permite criar uma história, um universo, modo escuro e backups automatizados. Os valores pagos variam entre 9 a 19 dólares mensais.

6. NovelAI

Disponibilizado em 2021, o NovelAI é um serviço de criação de texto por IA que consegue gerar boas narrativas e diálogos. A plataforma conta com diversos estilos, que vão desde os clássicos escritores investigatios ou góticos, como a escrita de Conan Doyle e Allan Poe, até temas de fantasia ou ficção.

Na plataforma, o usuário consegue criar universos diferentes, descrições interessantes e ajudar a IA da maneira que deseja para a geração mais adequada do conteúdo.

Gratuitamente, fornece 100 gerações de texto. Os valores variam de 10 a 25 dólares mensais.

7. ChatGPT (store)

Nessa lista não poderia faltar o ChatGPT, principalmente porque muitos modelos de geração de história criam suas histórias por meio do modelo GPT-3 ou GPT-4. Então, o ChatGPT também é bastante interessante para esse tipo de conteúdo.

Uma novidade interessante é que o ChatGPT agora conta com uma loja de GPTs. Ou seja, modelos personalizados pelos próprios usuários para funções específicas. Então, você consegue encontrar várias ferramentas na loja para a criação de conteúdo criativo.

Mas vale lembrar que a loja está disponível apenas para o GPT-4, que custa 20 dólares mensais.

Conclusão: Qual melhor IA que cria história?

Caso fosse necessário escolher apenas uma IA que cria história, ficaríamos com uma pequena dúvida, visto que muitas delas são equivalentes.

Neste artigo, os modelos citados conseguem se complementar, então a melhor vai variar de acordo com o interesse e desejo do próprio usuário. 

O Sudowrite, Squibler, Plot Factory e NovelAI se destacam entre todas, possuindo ferramentas equivalentes, então, já sabe né? Escolha a que melhor se aproxima dos seus interesses.


Um detalhe interessante sobre isso tudo é que pesquisadores já estão colocando a IA como uma ferramenta importante para a criação de conteúdo para o metaverso. Descubra mais sobre essa tendência digital.

Saiba como a sua empresa pode participar do metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.