Por que o bem-estar animal vai além do conforto do rebanho

My default image

O bem-estar animal pode gerar impactos inegáveis na produtividade de um negócio. Pesquisas apontam que níveis baixos de estresse são essenciais para evitar o comprometimento do sistema imunológico dos animais. Entretanto, quando isto acontece, afeta o desempenho do negócio com o aumento da suscetibilidade às doenças.

A literatura internacional está repleta de referências para definir o que significa bem-estar animal. Mas quais seriam estas definições? Encontramos entre elas cinco liberdades fundamentais:

São elas: psicológica (de não sentir medo, ansiedade ou estresse), comportamental (de expressar seu comportamento normal), fisiológica (de não sentir fome ou sede). Há ainda a sanitária (de não estar exposto a doenças, injúrias ou dor), ambiental (de viver em ambientes adequado, com conforto).

Vantagens de adotar práticas de bem-estar animal

Para os donos do rebanho, as vantagens da prática no dia a dia são muito perceptíveis. É possível ver inúmeras estruturas e ações que visam um ambiente mais cômodo graças a este tipo de gerenciamento.

Segundo uma matéria recente da Forbes, o bem-estar animal está entre as 10 tendências que vão revolucionar a cadeia produtiva da carne bovina. A reportagem reforça a produção respeitando o bem-estar animal ao longo de toda a cadeia como mandatória.

Leia também: Gado de leite e suas raças: Veja as 6 principais

My default image

Principais cuidados

Em primeiro lugar, os cuidados no manejo devem ser priorizados. Deve existir uma relação positiva entre humanos e animais, sem lesões, pânico, medo duradouro ou estresse evitável. E proprietários e manejadores precisam desenvolver habilidades e conhecimentos suficientes para que os animais sejam tratados de acordo com esses princípios.

Em segundo lugar, é interessante revisar os fatores que podem estar afetando o bem-estar dos animais e listar as melhorias.

Em terceiro lugar, vale a pena olhar tanto para as que podem ter início imediato bem como as que podem ser iniciadas futuramente.

O que verificar

É importante verificar o bem-estar animal no seu fornecimento de alimentos e a suplementação de qualidade. Eles são necessários para cada fase na qual os animais se encontram. Os animais devem viver livres de doenças e seguir o calendário de atividades (vacinas/vermífugos). O acompanhamento veterinário também é essencial.

O treinamento e a capacitação do pessoal para que a lida e o transporte dos animais sejam realizados com menor estresse possível é fundamental.

Outro destaque é a utilização de sistemas de gestão e softwares que gerenciem os indicadores e transformem as informações em decisões rápidas e assertivas.

Decerto, adotar boas práticas para o cuidado com os animais já é uma realidade mundial. Há uma cobrança inclusive do mercado consumidor, que demanda informações sobre a origem dos alimentos que consome.

Enfim, se você acredita na importância desse tema, deixe seu comentário.

Acesse nosso site e saiba como podemos lhe ajudar em sua produção, através de financiamentos dirigidos a você agricultor familiar.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.