Quais as maiores criptomoedas do mercado?

banner_posts

Nos últimos anos, o mercado de criptomoedas está cada vez maior e mais pessoas estão interessadas em investir em criptomoedas. De acordo com dados do CoinMarketCap, a capitlização total de criptomoedas atinge o valor de 1.057 trilhão de dólares, mas esse valor já foi maior.

Em novembro de 2021, o mercado de criptomoedas atingiu seu maior valor: 2.9 trilhões de dólares, algo em torno de 15,8 trilhões de reais, na época. Uma marca impressionante, não é?

Dessa maneira, embora o mercado de criptomoedas seja volátil, algumas criptomoedas conseguiram manter suas posições entre as cinco maiores criptomoedas. Considerando o número de criptomoedas circulando e o o preço atual, as cinco maiores criptomoedas são:

  1. 1. Bitcoin: U$ 444 bilhões em capitalização de mercado.
  2. 2. Ethereum: U$ 195 bilhões.
  3. 3. Tether: U$ 70 bilhões.
  4. 4. BNB: U$ 40 bilhões.
  5. 5. USD coin: U$ 42 bilhões.

Leia mais sobre cada uma dessas criptomoedas que figuram no topo das maiores criptomoedas.

Bitcoin

O Bitcoin não apenas é a maior criptomoeda já criada, mas também a mais conhecida de todas. Ela foi criada por Satoshi Nakatomo, mas ninguém sabe quem realmente foi. A ideia de Satoshi era tornar possível realizar transações financeiras sem depender de bancos ou do governo. Então, Satoshi desenvolveu também uma tecnologia chamada blockchain para apoiar sua ideia.

Se você nunca trabalhou numa empresa de contabilidade, talvez nunca tenha ouvido falar sobre “livro-razão”. Um livro-razão é um registro que coleta dados de forma cronológica de todas as transações e movimentações de uma empresa. A tecnologia blockchain funciona de modo semelhante porque ela armazena registros de transações e demais movimentações realizadas. Entretanto, diferente de uma empresa de contabilidade, ninguém é o dono dessa blockchain. Assim, ela funciona de modo seguro e transparente e ninguém pode alterar as informações que estão nela.

Você pode aprofundar sua leitura sobre blockchain lendo este artigo: Como a Blockchain funciona nas criptomoedas?

Assim, apoiado na tecnologia de blockchain, a criptomoeda Bitcoin ganhou cada vez mais espaço e entusiastas e chegou a alcançar a marca histórica de 65 mil dólares por unidade.

Ethereum

Vitalik Buterin, criador da Ethereum, uma das maiores criptomoedas do mercado.
Vitalik Buterin, criador da Ethereum, uma das maiores criptomoedas do mercado.

A segunda maior criptomoeda do mundo é a Ethereum, desenvolvida em 2015 por Vitalik Buterin, um grande nome no mundo das criptomoedas. 

Quando Buterin desenvolveu a Ethereum, ele tinha em mente abrir novas possibilidades para essa tecnologia, e ele conseguiu. Assim, Buterin criou a Ethereum como uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps), expandindo as possibilidades que uma blockchain possuía. Então, foi por causa da Ethereum que jogos que utilizam criptomoedas ou NFTs ficaram tão populares.

Qualquer pessoa pode criar um aplicativo que funciona na rede da Ethereum, até mesmo outras criptomoedas. Portanto, diferente do Bitcoin, a Ethereum não pode ser minerada e é uma criptomoeda mais ecológica.

Tether

Desenvolvida para ser uma criptomoeda estável (stablecoin), a Tether traz segurança para o mundo das criptomoedas. O valor da Tether é baseado para ser sempre 1 dólar. Ela funciona nas redes da Ethereum e do Bitcoin, mas é lastreada no dólar, ou seja, a Tether Limited, empresa que controla a Tether, garante que possui valor necessário para garantir que cada Tether tenha o valor de 1 dólar.

Existem outras moedas estáveis, iremos falar a USDC abaixo, mas a Tether é uma ótima maneira de guardar dinheiro através de criptomoedas e com uma volatilidade menor do que as outras. 

Mas saiba que, apesar de sua estabilidade, a Tether possui diversos críticos. Alguns dizem que a empresa que controla a Tether não possui tantos dólares para garantir a estabilidade da criptomoeda, enquanto outros dizem que ela já tentou manipular o preço do Bitcoin. Dessa forma, mesmo com todas as críticas, ela segue sendo uma ótima maneira de entrar no mundo das criptomoedas.

banner_posts

BNB

Changpeng Zhao, fundador da corretora Binance e criador da criptomoeda BNB.
Changpeng Zhao, fundador da corretora Binance e criador da criptomoeda BNB.

A BNB, criada pela Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, ocupa a quarta colocação no ranking das maiores critpomoedas. A BNB, ou Binance Coin, foi feita para servir como token nativo da corretora. 

Uma das vantagens da BNB é que ela é utilizada para pagar taxas de transação, comprar NFTs na plataforma da Binance e também participar do lançamento de novas criptomoedas. A BNB não está só, mas também é apoiada pela própria blockchain da Binance, a Binance Smart Chain. 

Plataformas descentralizadas, mas que operam dentro da blockchain da Binance, como a Pancake Swap, tiveram grande impacto no mercado de criptomoedas e na facilitação para novos usuários. Assim, essa criptomoeda criada em 2017 está crescendo cada vez mais e ganhando novas utilidades ano após ano. 

USDcoin

A USD Coin, ou USDC, exerce um papel semelhante ao da Tether, porque seu valor também está atrelado ao dólar americano. Ou seja, 1 USDC sempre vale 1 dólar. Em suma, a USDC é apoiada por empresas como a Circle e a Coinbase, que participaram do seu processo de criação. 

Dessa forma, em 2022, a USDC perdeu um pouco de seu espaço por causa do “inverno cripto”, perdendo cerca de 20% do seu valor de mercado total. Portanto, na época, o valor de mercado total da USDC estava em torno de 55 bilhões de dólares.

Hoje, a criptomoeda mantém sua posição no ranking das maiores e conseguiu manter sua estabilidade. Assim, a USDC pode ser uma alternativa a Tether e uma opção para guardar dinheiro em criptomoedas sem se preocupar com a volatilidade delas. A USDC foi lançada em 2018.

O futuro das maiores criptomoedas

Então, mesmo com a alta volatilidade do mercado de criptomoedas, essas criptomoedas que citamos possuem uma grande força e, não à toa, estão no topo das maiores. E, apesar da incerteza do futuro, muito provavelmente elas irão conseguir manter o seu lugar ao topo.

De fato, agora que você já sabe sobre as maiores criptomoedas do mercado, que tal ampliar o seu conhecimento e ler sobre como o metaverso vai mudar o mundo? Criptomoedas do metaverso estão na onda de uma grande tendência e, no futuro, podem figurar entre as mais valorizadas do mercado.

A Culte também está no metaverso. O Agrispace, plataforma do metaverso desenvolvida pela Culte, garante um lugar de colaboração para o agronegócio brasileiro continuar evoluindo tecnologicamente.

Saiba como sua empresa pode estar no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.