SaaS: como funciona o Software como Serviço?

banner_posts

No mundo empresarial atual, a eficiência e a inovação são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio e quando se trata de tecnologia, o Software como Serviço (SaaS) desponta como uma opção cada vez mais popular e vantajosa tanto para empresas quanto para fornecedores de software, principalmente pelo modo que o SaaS funciona. 

Com um aumento significativo na adoção de produtos SaaS nos últimos anos, esse modelo de negócio se mostra promissor e lucrativo. Então, nesta análise aprofundada sobre o SaaS, vamos explorar o que é esse conceito, quais são suas principais vantagens e quais são as formas de lucrar com uma ideia de negócio baseada em SaaS. 

Leia também: Saíba como estar dentro do metaverso

O que é Software como Serviço (SaaS)?

O Software como Serviço (SaaS) é um modelo de distribuição de software no qual o aplicativo é hospedado em um serviço de nuvem e o cliente pode acessá-lo pela internet

Diferentemente do modelo tradicional, no qual o software fica instalado localmente no computador do cliente, o SaaS permite o acesso remoto aos aplicativos e soluções tecnológicas, pois funciona em nuvem.

O SaaS está intimamente relacionado com a indústria de software em nuvem, embora não sejam completamente iguais. 

Os aplicativos SaaS possuem uma variedade quase infinita de usos, tanto pessoais quanto empresariais, e sua complexidade, funcionalidade e taxa de adoção continuam a expandir. Nos últimos 7 anos, a indústria de SaaS cresceu 500% e espera-se que continue crescendo.

Como funciona o Software como Serviço?

As empresas desenvolvem aplicativos no local e os distribuem pela internet, basicamente é assim como o Software como Serviço funciona. Em outras palavras, eles não dependem de modelos de distribuição física. Desse modo, existem duas formas principais de desenvolver produtos SaaS.

A primeira é por meio do proprietário do negócio ter uma ideia de software e procurar um fornecedor de SaaS para desenvolver uma solução personalizada. Após o desenvolvimento, o fornecedor pode modificar e revender o produto para outros clientes.

A segunda é por meio de uma empresa de SaaS que desenvolve um produto com base em sua própria ideia de negócio. Há empresas de SaaS que se concentram em diferentes setores, mas o Software como Serviço funciona da mesma maneira, visando atender a clientes corporativos ou startups.

SaaS versus outros modelos de negócio de software

como funciona o Software como Serviço
Ilustração.

Embora o Software como Serviço seja indiscutivelmente o modelo de distribuição de software mais popular do mercado, ele não é o único. 

Vejamos como o SaaS se compara a outros modelos de negócio de software em demanda: Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Anything as a Service (XaaS).

SaaS versus PaaS

Plataforma como Serviço é um produto de software em nuvem que cria um ambiente para que os desenvolvedores construam várias aplicações. Assim como o Software como Serviço, o PaaS funciona da mesma maneira, sendo entregue aos clientes pela internet. 

No entanto, ao contrário do SaaS, o PaaS não é um aplicativo de software em si. O PaaS apenas oferece uma oportunidade de construir um aplicativo de acordo com as necessidades do cliente.

Ou seja, sem que os desenvolvedores precisem se preocupar com infraestrutura, armazenamento, sistemas operacionais ou atualizações. Exemplos de PaaS incluem Windows Azure, Force.com e Google App Engine.

O PaaS cria uma base sólida para que os desenvolvedores criem aplicativos altamente personalizados e é uma ótima opção para várias equipes de desenvolvimento ou fornecedores que trabalham no mesmo projeto. 

No entanto, ele não pode substituir completamente o Software como Serviço, pois não inclui aplicativos prontos para uso.

SaaS versus IaaS

Infraestrutura como Serviço fornece acesso baseado em nuvem a servidores físicos e virtuais, soluções de armazenamento e rede.

Os produtos IaaS atendem a clientes que vão desde startups até empresas que não desejam adquirir hardware caro sem saber exatamente quanto precisarão em um determinado período de tempo, funcionam como o Software como Serviço, mas de modo mais flexível. 

O IaaS é um modelo altamente flexível, pois os clientes podem escolher a quantidade de armazenamento e rede de que precisam e dimensionar para cima ou para baixo quando desejarem. Alguns exemplos de IaaS incluem Microsoft Azure, Amazon Web Services e Cisco Metacloud.

Nos últimos anos, a Infraestrutura como Serviço se tornou uma alternativa mais moderna e flexível aos data centers. O cliente pode acessar sua infraestrutura por meio de um painel online, embora as APIs também sejam uma forma popular de fornecer serviços IaaS. 

Com o modelo IaaS, o cliente pode controlar uma parte significativa da infraestrutura, incluindo sistemas operacionais, aplicativos e dados. No entanto, as partes restantes ficam gerenciadas pelo fornecedor de IaaS, assim como no modelo SaaS.

SaaS versus XaaS

Pela descrição dos modelos de negócio SaaS, PaaS e IaaS, fica claro que eles não são soluções mutuamente exclusivas – milhares de empresas usam com sucesso dois ou até mesmo os três em suas operações. 

É por isso que agora há um termo abrangente que se refere a um produto que combina todos os três modelos – XaaS ou Anything as a Service.

As soluções XaaS estão sempre personalizadas e construídas de acordo com as necessidades do cliente, mas funcionam do mesmo modo que o Software como Serviço.

Uma solução XaaS abrangente pode cobrir todas as necessidades de computação que um cliente possa ter. Além disso, a infraestrutura XaaS é perfeita para implementar funcionalidades robustas, conectar dispositivos IoT e, em geral, aumentar significativamente a eficiência do trabalho. 

Modelos de receita do SaaS

A escolha do modelo de receita do SaaS pode sofrer influência pelo tipo de software, tamanho do negócio e outros fatores, como o número projetado de usuários. 

O Software como Serviço funciona com diferentes modelos de receita, aqui estão os modelos mais populares:

  • Gratuito: Significa que você desenvolve um software e o disponibiliza gratuitamente para os usuários. Essa é uma ótima maneira de apresentar seu produto às pessoas. 
  • Freemium: No modelo freemium, todos os clientes têm acesso à funcionalidade básica gratuitamente, enquanto recursos adicionais estão disponíveis apenas para clientes pagantes. 
  • Assinatura: A modalidade de assinatura é a mais comum no modelo de SaaS. Os usuários pagam uma taxa mensal ou anual para acessar o software.
  • Licença perpétua: Nesse modelo, os usuários pagam uma taxa única para adquirir o software e podem usá-lo pelo tempo que desejarem.
  • Pay-as-you-go: Os usuários pagam apenas pelo uso do software, com base no número de transações ou na quantidade de dados processados.
  • Enterprise: Modalidade projetada para grandes empresas que precisam de soluções personalizadas e suporte dedicado. O preço geralmente é baseado em uma negociação entre a empresa fornecedora e o cliente, dependendo da complexidade do software e das necessidades da empresa.

Conclusão

Assim, com algumas exceções, o modelo de negócio do Software como Serviço é criado com fins lucrativos, o que significa que o produto de software precisa gerar receita para o fornecedor. 

Agora que você já sabe como o Software como Serviço funciona, uma ótima maneira de continuar aprendendo sobre SaaS é lendo nosso artigo sobre o Agrispace: O metaverso do Agronegócio.

O Agrispace é uma plataforma do metaverso voltada para proporcionar um espaço de crescimento para o agronegócio brasileiro. A SLC agrícola está utilizando o Agrispace, veja mais: Farm Day da SLC Agrícola.

Saiba como a sua empresa pode participar dessa transformação digital, clique aqui.

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.