Quanto a Meta investiu no metaverso?

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Em outubro de 2021, o Facebook anunciou uma drástica mudança, alterando o nome da empresa para Meta e também anunciando um novo foco de investimento da empresa: o metaverso.

Desde que essa mudança ocorreu, a empresa amargou alguns resultados negativos, que fizeram executivos e empresas parceiras questionarem a liderança de Zuckerberg. Porém, nenhum resultado ou crítica abalou a convicção de Mark Zuckerberg no que ele acredita ser o futuro da indústria e das mídias sociais.

Por que a Meta está investindo no metaverso

Em 2012, o Facebook (como era chamado) realizou a compra do Instagram, uma rede social que estava em ascensão e ainda não tinha mecanismos para gerar receita através da publicidade.

O investimento foi de aproximadamente 1 bilhão de dólares, o dobro da avaliação do Instagram. 

Mark Zuckerberg passou a desenvolver o Instagram com paciência. Primeiro aumentou a base de usuários, criou novas funções no aplicativo e fez diversos testes, como o IGTV, stories e transmissões ao vivo.

Seis anos depois da compra, o Instagram atingiu 1 bilhão de usuários, um ótimo crescimento se comparado aos 27 milhões de usuários que possuía em 2012.

A estratégia de negócios de Zuckerberg é simples: investir no futuro e esperar com paciência. Aconteceu com o Instagram, está acontecendo com o Oculus e vai acontecer com o metaverso. 

Assim, Zuckerberg deseja obter uma fatia do estrondoso mercado que o metaverso irá gerar de aproximadamente 1 trilhão de dólares até 2030. Claro que isso é apenas uma estimativa de todo o cenário e comércio em volta dele.

Mark Zuckerberg acredita que o metaverso é o futuro

Mark Zuckerberg, presidente e CEO da Meta, inc.
Mark Zuckerberg, presidente e CEO da Meta, inc.

Se a estimativa estiver correta, isso significa que Zuckerberg está liderando uma corrida trilionária. 

Desse modo, essa corrida contra o tempo estaria justificada, pois a Meta conseguiria uma poderosa fatia do metaverso e aumentaria também a receita em outras áreas, como na venda de dispositivos de realidade virtual.

Vale lembrar que os investimentos no metaverso também atingem a área de realidade virtual da Meta, que está em crescimento. Em outubro, a plataforma Quest Store atingiu 1.5 bilhão em receita de conteúdo desde o lançamento da plataforma em 2019. 

Olhando o grupo como um todo, a Meta teve 3.65 bilhões de usuários ativos (que acessaram ao menos uma vez o Instagram, Facebook, Whatsapp ou messenger). O Facebook começou a perder usuários ativos, principalmente entre os mais jovens.

Dessa maneira, o metaverso seria um planejamento a longo prazo para que as empresas lideradas por Zuckerberg continuem relevantes no mercado internacional. 

Quanto ela já investiu no metaverso

Meta investiu no metaverso por acreditar ser esse o futuro.
Apresentação de Zuckeberg sobre o metaverso

Neste ano, o departamento dedicado ao metaverso, Reality Labs, que também é responsável pelos dispositivos de realidade virtual, como o Oculus Quest 2, teve prejuízo acumulado de 9,4 bilhões de dólares, até então.

Em 2021 o prejuízo foi de aproximadamente 10 bilhões de dólares e, segundo a Meta, o prejuízo pode continuar crescendo em 2023. 

Para Zuckerberg, “seria um erro para nós não focar em quaisquer dessas áreas, que acho serão fundamentalmente importantes no futuro.”

Assim, se levarmos em consideração apenas a operação realizada na divisão Reality Labs após o Facebook alterar seu nome para Meta, o investimento da Meta no metaverso foi de aproximadamente US$ 20 bilhões. 

O investimento anual da Meta é de aproximadamente 10 bilhões de dólares, planejando investir até 15 bilhões de dólares no metaverso e divisão de realidade virtual em 2023.

Como a Meta pretende lucrar com o metaverso

Zuckerberg utilizando um dispositivo VR

A Meta pretende se estabilizar no metaverso em diversas áreas para continuar elevando suas receitas e, principalmente, o número de pessoas que utilizam seus serviços.

Existem três principais produtos no metaverso que a Meta quer explorar comercialmente e por isso tanto investe: 

  • 1. Realidade virtual e mista
  • 2. Mídias sociais e publicidade
  • 3. Receita das plataformas

Dessa forma, na realidade virtual e mista, a Meta já realizou alguns lançamentos, como o bem sucedido Oculus Quest 2 e está prestes a lançar o Meta Quest Pro.

Novos projetos estão em andamento, como o Projeto Cambria, um headset de realidade mista. Dispositivos de realidade virtual não dependem exclusivamente do metaverso, então a venda desses dispositivos podem equilibrar os prejuízos da Meta ou aumentar a capacidade de investimento da empresa no metaverso.

Meta domina as mídias sociais

Assim como hoje a Meta domina as mídias sociais com o Messenger, Whatsapp, Instagram e Facebook, ela deseja continuar liderando esse setor com o metaverso. Ainda não há uma estimativa de quantos usuários o metaverso terá, mas sabe-se que a publicidade gerada dentro do metaverso será positiva e inovadora. 

Então sendo o metaverso um ambiente virtual que deseja ser hiper realista, a publicidade e propaganda irão fazer parte desse novo mundo. Desse modo, a realidade virtual e as mídias sociais estarão presentes nas receitas da Meta.

De fato, a terceira maneira pela qual a Meta deseja lucrar com o metaverso será através das plataformas do metaverso.

Atualmente a Meta possui uma forte loja virtual de jogos e aplicativos de realidade virtual. No metaverso, a plataforma em si terá produtos próprios ou parceiros e parte da receita dos parceiros será revertida para a Meta. Então, quando você visitar uma loja no metaverso da Meta, saiba que uma fatia do lucro ficará com a dona do Facebook.

Afinal, ela não está investindo tanto dinheiro à toa. 

E você sabe o que é metaverso?

A ideia do metaverso é a criação de um mundo digital acessível, onde as pessoas possam trabalhar, estudar, socializar e se divertir, de um jeito em que elas realmente sintam que estão dentro desse lugar e não somente participando de um jogo.

Assim, o metaverso seria uma realidade virtual feita por lugares virtuais que não deixam de existir quando você sai dela. O metaverso não é apenas um lugar onde todas as empresas ou jogos estarão, mas são várias realidades virtuais.

E a Culte está criando o Agriverso, onde criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.

No Agriverso as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Continue aprendendo sobre o Metaverso: o que é Metaverso?

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