Microsoft expande ferramentas para o metaverso

banner_posts

A Microsoft está cada vez mais envolvida com o desenvolvimento do metaverso e, o que muitos não sabem, é que ela possui diversas ferramentas para tornar o metaverso mais realista e acessível. O envolvimento da Microsoft com o metaverso é uma tentativa clara de promover hábitos digitais para o ambiente corporativo.

Dessa forma, para muitos, o primeiro passo anunciado da Microsoft ocorreu quando ela anunciou que uniria recursos do Microsoft Mesh ao Microsoft Teams. Isso ocorreu em 2021 e, de lá para cá, a Microsoft tornou essa experiência mais dinâmica. 

Esse leque de ferramentas envolve não apenas o Microsoft Mesh, mas também o dispositivo HoloLens 2, Vall-E, o conjunto do Microsoft Azure, como Azure IoT e Azure Digital Twins e estão todos unidos no Microsoft Cloud. 

Em suma, neste artigo vamos te explicar como a Microsoft está envolvida com o desenvolvimento do metaverso e como funciona cada uma dessas ferramentas.

Metaverso da Microsoft com o Mesh

Exibição do Microsoft Mesh (metaverso da Microsoft) no Microsoft Teams.
Exibição do Microsoft Mesh no Microsoft Teams.

O Microsoft Mesh é uma ferramenta extremamente funcional e que coloca a Microsoft nesta grande corrida do futuro da internet. O Mesh consegue transformar experiências comuns em experiências imersivas e divertidas. 

De fato, o Mesh veio para diminuir essa fadiga digital e também tornar as experiências corporativas mais interessantes. O Microsoft Mesh é uma plataforma de colaboração e comunicação que une aspectos como avatares, dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada, tecnologia de holograma, inteligência artificial e o 3D.

Quando aplicado à comunicação virtual e colaborativa, como o Zoom e o Teams, diminui o estresse da rotina e age para evitar a “Fadiga do Zoom”, situação de estresse e ansiedade após passar o dia em vídeo reuniões. 

A utilização mais simples do Mesh é através do Teams para criar reuniões e vídeos chamadas mais intuitivas e interessantes com o uso de avatares. Atualmente, limitada para clientes que aderiram ao “TAP”, um programa de adoção de tecnologia da Microsoft. Por isso que, com o objetivo de complementar o Mesh e o seu metaverso, a Microsoft adquiriu o AltSpaceVR, uma plataforma de realidade virtual, onde é possível realizar reuniões de trabalho, eventos virtuais e interagir com outros usuários.

Entretanto, o Mesh vai além dessa simples experiência de avatares com o Holoportation.

Holoportation e o HoloLens

Exemplo do Holoportation em funcionamento através do HoloLens 2. Homem sentado em um ambiente de teste.
Exemplo do Holoportation em funcionamento através do HoloLens 2.

O Holoportation é uma tecnologia de captura 3D da Microsoft que consegue projetar objetos e pessoas como hologramas fotorrealistas através da realidade mista. Basicamente, transportar você como um holograma 3D para outros usuários do HoloLens.

Esse sistema trabalha junto com o HoloLens, dispositivo de realidade mista da Microsoft. Por exemplo, quando duas pessoas estão conectadas com o HoloLens em um ambiente semelhante, como uma sala com mesmo layout, essa tecnologia torna possível interagir com uma versão holográfica da outra pessoa.

O HoloLens é projetado para o aumento da produtividade e colaboração em empresas e também para uso em ambientes educacionais. Entre as funcionalidades do HoloLens 2 estão:

  • Tecnologia de holograma: 
  • Rastreamento ocular e de mãos
  • Comandos de voz
  • Mapeamento espacial.

Assim, o HoloLens é outro grande passo da Microsoft rumo ao metaverso corporativo, porque o dispositivo tem valor de 3.500 dólares, ou cerca de 18 mil reais, inacessível para o público geral.

Microsoft Azure e suas ferramentas para o metaverso

Se o Microsoft Mesh permite experiências imersivas e compartilhadas, o Azure vai um pouco além ao trabalhar com diversas tecnologias. Portanto, o Microsoft Azure é uma plataforma de computação em nuvem e que fornece acesso a diversas ferramentas. 

Assim, o Azure é fundamental para o metaverso da Microsoft, porque dentro desta plataforma estão as seguintes tecnologias:

  • Azure AI e Autonomous Systems: Plataforma de IA que fornece serviços para desenvolvedores e cientistas de dados. Possui diversos modelos IA. O “Autonomous Systems” da Microsoft trabalha para automatizar sistemas através de IA.
  • Azure Digital Twins: Simplifica a criação de gêmeos digitais, mas com modelos detalhados e abrangentes. 
  • Azure IoT: Essa ferramenta consegue conectar dispositivos IoT com inteligência artificial e também com gêmeos digitais.
  • Azure Synapse Analytics: O Synapse Analytics trabalha para criar análises preditivas, analisar dados entre sistemas e rastrear o histórico do ambiente através de serviços de dados. 

Basicamente, com o Azure a Microsoft fornece serviços para o desenvolvimento do metaverso em diversas áreas. Obviamente que o Azure e demais pesquisas e tecnologias da Microsoft estão sendo desenvolvidas há anos, mas a própria Microsoft classifica esses serviços como ferramentas para o metaverso.

Desse modo, com a união dessas ferramentas, o potencial é ilimitado. Dessa forma, o Ansys Twin Builder é um exemplo disso.

Ansys Twin Builder: ferramenta para criar simulações virtuais com gêmeos digitais.

O Twin Builder funciona para criar simulações virtuais, mas para expandir esses limites e permitir a coleta e processamento de grande quantidade de dados de dispositivos IoT, a Ansys implementou recursos da Azure IoT e Azure Digital Twins. Leia mais sobre gêmeos digitais: O que é um gêmeo digital?

Então, a Ansys conseguiu criar gêmeos digitais com alta fidelidade a partir da coleta de dados de dispositivos IoT e em tempo real.

Inteligência artificial da Microsoft e Vall-E

Entre as ferramentas que a Microsoft possui, está o Vall-E. O Vall-E é uma inteligência artificial criada pela Microsoft capaz de recriar a voz humana. Dessa forma, através de uma pequena amostra de três segundos, ela consegue recriar qualquer voz humana. De fato, além de recriar a voz, ela consegue transmitir as emoções e o tom de voz. 

A ferramenta ainda não está disponível para o público, visto que poderia causar muitos problemas em relação a segurança e uso inadequado, mas certamente vai auxiliar a Microsoft em seu objetivo de desenvolver o metaverso.

Portanto, o setor de IA da Microsoft  trabalha também em sistemas autônomos, plataformas de simulações com inteligência artificial e na construção de um sistema industrial inteligente. 

Assim, o foco da Microsoft é unificar essas ferramentas, como vem fazendo com o Microsoft Cloud, e amplificar as experiências colaborativas e imersivas. De fato, isso possibilita que o metaverso corporativo, ou industrial, tenha uma melhor performance e esteja plenamente integrado com as diferentes tecnologias, especialmente com a Internet das Coisas e gêmeos digitais.

Você pode ler mais a respeito sobre o metaverso industrial lendo este artigo: O que é metaverso industrial.

Saiba mais sobre o AGRISPACE, a plataforma que vai conectar o agronegócio ao metaverso. Saiba como trazer sua empresa para o metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Você sabe o que são big techs?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.