Grandes empresas e pessoas estão focadas no desenvolvimento de tendências para o mundo virtual que já demonstraram ser um caso de sucesso no mundo real e virtual.
Para que uma tecnologia seja uma tendência, é preciso que a internet e as pessoas estejam caminhando em direção a elas, demonstrando que tais tecnologias serão úteis e agradáveis.
Então, vamos ler um pouco mais sobre essas tendências do mundo virtual.
A tecnologia Web3.0 e o metaverso fazem parte de uma nova tendência em desenvolvimento do mundo virtual, mas que prometem um novo patamar na área de tecnologia.
Dessa forma, empresas como Microsoft, Google e Meta estão investindo bilhões de dólares no desenvolvimento dessas tecnologias na expectativa de dominar esse novo mercado.
A Web3 é tratada como a evolução da Web2.0, modelo de internet que utilizamos atualmente e que tem como foco as plataformas e redes sociais. De fato, a Web2.0 levou anos para ser desenvolvida até o estágio atual e agora usufrui de alta interatividade e conteúdo atrativo.
Vale lembrar que a Web2.0 levou anos e anos para chegar ao estágio atual que conhecemos, apesar de muitos sites se auto proclamarem como sites da nova geração Web3, realmente poucos sites o são.
De fato, utilizando a tecnologia blockchain, a Web3 também será tokenizada, utilizando NFTs e criptomoedas de modo recorrente em suas funcionalidades.
A realidade estendida engloba diversas tecnologias imersivas, como a realidade virtual (VR), realidade aumentada (RA), realidade mista (XR). Não apenas isso, mas também tecnologias 3D e de mobilidade.
Certamente essas tecnologias formam tendências do mundo virtual, visto que estão cada vez mais úteis e dinâmicas. As empresas estão trabalhando na adoção dessas tecnologias, mas está enganado quem pensa que elas servem apenas para jogos ou para o metaverso.
Dessa forma, cada uma possui características diferentes, a realidade virtual possibilita a imersão por completo do usuário em ambiente gerado por computador.
A realidade aumentada possibilita a integração de informações virtuais no mundo real, como é o caso de Pokémon GO ou tecnologias de design, que possibilita que o usuário pré-visualize a decoração de sua casa, antes de assim fazer.
A realidade mista é um meio termo, possibilitando a visualização de hologramas 3D de modo integrado ao mundo real.
A Microsoft desenvolveu o dispositivo de realidade mista HoloLens 2, que gera hologramas informativos, sendo útil nas mais diferentes áreas. Na indústria, o equipamento HoloLens 2 serve para auxiliar o operário em treinamentos e montagens, visto que gera hologramas instrutivos.
De fato, na medicina, médicos podem fazer utilização do HoloLens 2 em cirurgias e operações, visualizando detalhes médicos do paciente e recebendo instruções diretas da tela de visão sobre como prosseguir com a cirurgia.
A realidade aumentada complementa a área de design e decoração, utilizada também em filtros de redes sociais e também nas forças armadas… Em suma, sim, o exército dos Estados Unidos utiliza realidade aumentada para aumentar a imersão dos treinamentos (TAR) e operações, é previsto que o TAR substitua os óculos de visão noturna, permitindo que os soldados enxerguem os inimigos no escuro.
Realidade virtual está sendo utilizada por empresas como BMW, para simular dispositivos autônomos em mundos virtuais e acelerar o desenvolvimento dos mesmos.
Portanto, vale lembrar que a realidade virtual, aumentada e mista também são desenvolvidas como dispositivos, como o HoloLens 2, Meta Quest 2, televisões e smartphones. Saiba mais sobre dispositivos VR.
Machine Learning (ML) ou aprendizado de máquina é um tipo de Inteligência Artificial, que funciona de modo que as máquinas aprendam automaticamente com dados e experiências e consigam identificar padrões e solucionar problemas, sem muita intervenção humana.
O conceito de aprendizado de máquina surgiu por volta de 1950 com Arthur Lee Samuel.
Portanto, Arthur Samuel era um cientista da computação e pioneiro nesse setor de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Um dos feitos de Samuel foi o desenvolvimento de um programa que aprendia a jogar damas. Pessoas que competiam contra o programa o caracterizaram como “acima da média” e “complicado, mas vencível”.
De fato, o modo simples e resumido, o aprendizado funciona da seguinte maneira:
Essa tecnologia é importante para os dias atuais e vem se tornando cada vez mais fundamental e inteligente. Alguns casos de uso dessa tecnologia:
O metaverso é um conceito que descreve um universo virtual em que as pessoas podem interagir em um ambiente compartilhado e imersivo, usando avatares e tecnologias de realidade virtual e aumentada.
O termo foi cunhado por Neal Stephenson em seu livro Snow Crash, publicado em 1992, e desde então tem sido utilizado para descrever uma série de ambientes virtuais que permitem a interação em tempo real entre as pessoas.
O metaverso é uma evolução da internet, que permite a interação em um ambiente tridimensional, com recursos que vão além do texto, imagens e vídeos.
Ele oferece uma experiência imersiva, em que os usuários podem se sentir como se estivessem presentes em um ambiente físico, mas com a liberdade de se mover, interagir e explorar um mundo virtual criado pela tecnologia.
É esperado que essa tecnologia continue a evoluir, sendo assim, uma tendência do mundo virtual cada vez mais importante. O fato é que essas tecnologias estão interligadas e conectadas, visando um maior bem estar para o usuário final.
Porém, essas tendências possuem um longo caminho pela frente. Grandes empresas e instituições estão oferecendo o máximo de apoio possível para que os usuários e pequenas empresas consigam fazer uso por completo dessas tecnologias.
Dessa forma, o mundo virtual está em constante evolução e transformação, e aqui estão algumas tendências que podem moldar o futuro do mundo virtual
De fato, essas são apenas algumas tendências que podem moldar o futuro do mundo virtual. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é possível que surjam novas tendências e inovações que mudem a forma como interagimos com o mundo virtual.
Por fim, a Culte faz parte das empresas que estão desenvolvendo o metaverso e a Web3.0, você pode trazer sua empresa e aprender mais sobre o metaverso, basta clicar aqui.
Em suma, o Agrispace criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.
INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO contato@culte.com.br ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!