Web3: Saiba os desafios e os benefícios

banner_posts

Para Gavin Wood, cofundador da Ethereum, apenas uma tecnologia poderá salvar o mundo tecnológico: a Web3.

A Web3 também é conhecida como a internet pós-Snowden, visto que essa tecnologia estabelece uma base de segurança superior ao modelo que utilizamos, além de garantir maior liberdade. Essa tecnologia está em desenvolvimento e alimenta a esperança de muitos para maiores avanços tecnológicos.

O que é Web3

De fato, a Web3 é a ideia de internet baseada na tecnologia blockchain, permitindo a descentralização de aplicativos e maior privacidade e segurança. Dessa forma, a ideia está em desenvolvimento e possui muitos desafios e benefícios.

A Web 2 necessitou de muitos anos de desenvolvimento para atingir o estado atual, certamente a Web3 necessitará de bastante tempo para se desenvolver completamente.

O termo foi criado por Gavin Wood, cofundador da Ethereum.

Desafios para a Web3

A acessibilidade é um dos grandes desafios para a Web3.
A acessibilidade é um dos grandes desafios para a Web3.

Existe uma série de desafios no desenvolvimento da Web3, listamos alguns desses desafios:

1. Acessibilidade

De fato, a acessibilidade é um dos fatores que afasta usuários recentes e curiosos. 

Um exemplo disso é a facilidade que um usuário novo possui para criar uma conta no Facebook ou acessar diferentes serviços na Web 2, como imprimir a fatura online ou procurar imagens de boa noite. 

Por outro lado, não é uma tarefa fácil para um usuário recente criar uma carteira de criptomoedas, comprar NFTs ou utilizar aplicativos descentralizados.

Em suma, a maioria dos aplicativos descentralizados estão na rede Ethereum, que cobra um alto valor financeiro, em comparação com a Web 2. 

Novas alternativas e soluções vão sanar esse problema, porque vale lembrar que a Web 2 levou anos para chegar ao ponto atual.

2. Usabilidade

Portanto, a experiência do usuário é um conceito que está se tornando popular e difundido recentemente. A experiência do usuário se trata da satisfação do usuário ao utilizar um serviço, acessar um website ou interagir com uma marca. 

Dessa forma, quando o usuário acessa um website, ele analisa diversos requisitos, como: visual, acessibilidade, agilidade na navegação, se o site é intuitivo e seguro e se ele é útil. 

É necessário um período de adaptação, para que, no devido tempo, os sites e projetos na Web3 se tornem atrativos e satisfatórios.

3. Interoperabilidade

Sem dúvidas a interoperabilidade será um dos principais desafios da Web3, porque essa interoperabilidade se refere a capacidade de comunicação entre as blockchains.

Os projetos da Web3 não estão armazenados em uma única blockchain, mas em diversas. A rede Ethereum é a blockchain mais acessada pelos aplicativos descentralizados e NFTs, mas outras redes como Solana, Polygon e Avax também possuem projetos em andamento.

Nem todo usuário deseja ficar circulando em diferentes blockchains ou possuir diferentes criptomoedas para isso. Existem pontes que auxiliam na comunicação entre diferentes blockchains, mas ainda são caras, lentas e não transmitem confiança.

4. Dispositivos ociosos

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos eletrônicos se tornam cada vez mais ociosos, gerando o famoso e-waste. 

De fato, o e-waste tem como definição os equipamentos eletrônicos (computadores, smartphones, televisões, etc) que ficam obsoletos, além de descartados sem reciclagem.

A Web3 não escapa dessa premissa, porque assim como o metaverso, as empresas estão desenvolvendo novos produtos mais avançados. A Inteligência Artificial e Machine Learning também aumentam a demanda por equipamentos mais atualizados.

Leia também: Ethereum: The Merge, o que é?

Benefícios da Web3

Gavin Wood, cofundador da Ethereum e criador do termo Web3.
Gavin Wood, cofundador da Ethereum e criador do termo Web3.

Ao utilizar tecnologia blockchain, Inteligência Artificial e pregar uma maior segurança e liberdade com o usuário, a Web3 vem atraindo diversos entusiastas para que seja adotada o mais rapidamente. Listamos alguns dos benefícios da Web3:

1. Propriedade de dados

Grande parte dos dados gerados pelos usuários são utilizados pelas empresas para publicidade e outros produtos. Muitas vezes, existem sérias questões de privacidade em jogo. 

Portanto, o Twitter teve que pagar 150 milhões de dólares em 2022 por enganar consumidores e utilizar informações de contato, violando um acordo de privacidade.

Portanto, na Web3, o usuário terá controle sobre as informações disponibilizadas, escolhendo quais serão compartilhadas e também podendo ganhar dinheiro com elas.

2. Privacidade do usuário

Como citado acima, a questão da privacidade é uma das principais questões para a internet, seja para o marketing, política ou questões pessoais.

Um dos grandes benefícios da Web3 é que, ao utilizar a tecnologia blockchain, o usuário consegue visualizar toda informação disponibilizada, rastrear dados, examinar o código-fonte dos sites e plataformas que decide usar. 

Na prática, haverá menos censura, mais liberdade e maior privacidade do usuário.

3. Segurança

Os problemas de segurança globais não serão solucionados com a Web3, mas a tecnologia blockchain já demonstrou ser altamente segura.

Dessa forma, com a adoção dessa tecnologia, os dados não podem ser alterados ou hackeados, ao contrário do sistema atual. 

Novas tecnologias, como o metaverso, também utilizam a tecnologia blockchain.

4. Marketing

Certamente a área de marketing irá usufruir da Web3, pois com o avanço e adoção dessa tecnologia, o marketing terá maior interatividade, benefícios e impulsão.

A Web3 utilizará I.A (inteligência artificial), que conseguirão compreender melhor as necessidades de cada usuário. Não apenas isso, com a integração ao metaverso, a experiência e comércio digital estarão em um nível além do atual.

Por isso, diversas empresas estão investindo no desenvolvimento do metaverso, que irá gerar um comércio trilionário até 2030.

5. Redução de Intermediários

A Web3 conseguirá utilizar contratos inteligentes por usar blockchain. Com isso, será possível conectar empresas diretamente com os usuários e clientes, reduzindo custos.

Essa tecnologia também descentraliza os serviços gerais, não havendo uma autoridade central no poder. Isso não significa que a Web3 estará livre de regras ou regulamentos, mas será mais livre.

banner_posts

O futuro da Web3

Levou anos para que a Web 2 pudesse se desenvolver e chegar ao nível atual. Novas tecnologias foram incorporadas, novas ideias surgiram e estudos foram realizados. Nada disso será diferente com a Web3, que terá anos pela frente para atrair as pessoas.

Diversas instituições e entusiastas propagam conhecimento sobre a Web3 para tornar o termo e suas tecnologias mais acessíveis e familiares ao público geral. 

De fato, uma coisa é certa: é preciso conhecer os componentes que formam a Web3, como blockchain, que é a tecnologia que originou a Web3.

Por fim, estamos entrando nessa nova tecnologia, com nosso Agrispace, fique atento aqui em nosso blog, que divulgaremos mais detalhes.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.