Você sabe o que é Employer Branding?

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Muitas pessoas se perguntam o que é employer branding, principalmente profissionais do RH e empresários que desejam transformar o ambiente de trabalho e se deparam com esse conceito. 

De fato, o conceito de employer branding surgiu em 1996, quando Simon Barrow e Tim Ambler, professor de marketing na London Business School, publicaram um artigo acadêmico sobre o termo.

O conceito de employer branding ganhou popularidade no início dos anos 2000, quando as empresas começaram a perceber a importância de atrair e reter os melhores talentos em um mercado competitivo. Hoje, o employer branding é um componente central da estratégia de recursos humanos (RH) para muitas empresas.

Portanto, preparamos este artigo para tirar as dúvidas sobre o que é employer branding, quais são os seus benefícios e algumas dicas para implantá-lo em sua empresa.

O que é employer branding

Simon Barrow e Tim Ambler, criadores do conceito de Employer Branding.
Simon Barrow e Tim Ambler, criadores do conceito de Employer Branding.

Barrow e Ambler explicaram que o employer branding é uma ferramenta de marketing estratégica que pode ser usada para atrair e reter os melhores talentos. Em suma, Barrow definiu o conceito como “o pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos proporcionados pelo emprego e identificados com a empresa empregadora”.

Então, como citado por Barrow e Ambler, podemos dizer que employer branding é o processo de mudança da cultura da empresa para tornar o ambiente de trabalho positivo e atraente para atrair e reter os melhores talentos. Esse processo modifica os valores e cultura da empresa por meios de inovação e benefícios funcionais.

Assim, com o employer branding, é possível construir uma relação de confiança e fidelidade com os funcionários. No Brasil, o employer branding é novo, também conhecido como marca empregadora, mas vem ganhando força e já está sendo implantado em algumas empresas.

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Qual a importância do employer branding?

No mercado atual, o employer branding é uma parte essencial do desenvolvimento de qualquer empresa porque pode trazer inúmeras vantagens. Dessa forma, desde atrair novos talentos e formar melhores equipes até no papel de criação de uma marca forte e reconhecida no mercado. Apesar disso, muitas vezes o employer branding é deixado de lado pelas empresas.

Obter uma vantagem competitiva com a implantação do employer branding pode fortalecer a marca e melhorar a experiência que ela causa nos funcionários e ex-funcionários, pois pode gerar uma melhor sensação de pertencimento e valorização dos colaboradores.

Dessa forma, quando pensamos no lado financeiro, o employer branding pode causar uma redução nos custos de processos seletivos, treinamentos, de contratações e de processos de demissão. É importante pensar no efeito positivo que isso pode ter ao longo dos anos.

Benefícios do Employer Branding

Fica mais fácil compreender a importância do employer branding se analisarmos melhor os seus benefícios. Vejamos:

Retenção de funcionários

Um dos grandes benefícios do employer branding é a retenção de talentos. Enquanto empresas reconhecidas como marcas empregadores atraem novos talentos, elas também conseguem reter seus funcionários.

Essa retenção ajuda na economia da empresa com a diminuição de desligamentos e processos seletivos, assim como também cria um elo maior entre a empresa e seus funcionários. Ou seja, da mesma forma que atrai, a marca empregadora forte também ajuda a manter profissionais capacitados em seus quadros.

Atração de melhores talentos

Uma das tendências de uma marca empregadora é ser o destino preferido para os melhores talentos, que preferem boas empresas para trabalhar. Novos talentos podem escolher a sua empresa justamente por ela estar alinhada como uma marca empregadora reconhecida e com bons índices para que esse funcionário cresça e desenvolva seu trabalho.

Fortalecimento da marca

Em suma, investir em uma boa cultura, pode fortalecer a marca da empresa e estabelecer uma ótima reputação no mercado. Esse reconhecimento positivo pode gerar novas oportunidades de negócios, certa vantagem competitiva sobre os concorrentes e uma melhor presença no meio digital.

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8 dicas para de como implantar o Employer Branding 

Portanto, algumas dicas podem ajudar nesse processo de implantação do employer branding e a fortalecer a marca e cultura da empresa:

1. Analise a cultura da empresa. Uma ótima cultura pode favorecer bons funcionários, mas talvez a cultura atual não esteja clara ou positiva. 

2. Identifique o perfil desejado. Definir um grupo alvo pode ajudar no processo de seleção e retenção, mas a empresa também pode criar meios para auxiliar os funcionários a atingir esse perfil.

3. Processo aberto. Ao realizar processos seletivos, mantenha a inclusão e oportunidade para todos os possíveis colaboradores.

4. Mantenha o canal digital atualizado. Mantenha as redes sociais da empresa, o website e as ofertas de trabalho, tanto quanto as notícias, atualizadas. Isso traz uma visão clara da sua empresa.

5. Políticas positivas. Crie um ambiente onde todos os funcionários se sintam bem, seguros e valorizados no ambiente de trabalho.

6. Plano de carreira. Bons funcionários querem ter uma projeção dentro do ambiente de trabalho, então permita que os funcionários possam progredir na empresa e desenvolva meios para aperfeiçoar as habilidades dos funcionários. Torne a sua empresa uma employer branding.

7. Inovação. Esteja aberto a inovações, seja com mudanças como o trabalho híbrido, home office ou até mesmo escritórios virtuais no metaverso.

8. Promova linhas abertas. Incentive a colaboração e comunicação da equipe. Incentive um ambiente aberto para sugestões ou para responder dúvidas.

O processo para implantar o employer branding pode levar tempo, por isso é preciso fazer um bom planejamento e seguir a estratégia enquanto as mudanças são realizadas. Documentar o objetivo definindo as metas de curto, médio e longo prazo é uma opção interessante. 

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Metaverso

Por fim, como citado, muitas empresas que estão se tornando boas marcas empregadoras, estão optando por alternativas de inovação. Algumas dessas empresas estão investindo no metaverso para estarem mais conectadas com as tendências do mercado e fortalecer a marca. Veja 10 marcas que estão no metaverso.

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Há uma série de tecnologias que serão integradas ao metaverso, trazendo benefícios e oportunidades para as marcas e empresas através dessa integração e exposição tecnológica. 

Como um metaverso em formação, o objetivo é tornar a agricultura inteligente, por isso estamos trabalhando diligentemente para tornar isso uma realidade.

Leia sobre: Como o metaverso vai mudar o mundo?

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