Você sabe o que é token de governança?

banner_posts

O mercado de criptomoedas está repleto de tokens e criptomoedas importantes, como o token de governança, que estão crescendo cada vez mais por causa das organizações autônomas descentralizadas (DAO).

De fato, muitas pessoas que estão começando a estudar sobre criptomoedas acabam confundindo tokens de governança com tokens de utilidade e ficam perdidos no meio do caminho. Preparamos esse artigo justamente para você aprender sobre o que é token de governança, quais suas vantagens e importância no mercado. 

O que é token de governança?

A palavra governança significa supervisionar, dirigir, administrar ou exercer poder sobre algo. Dessa forma, os tokens de governança surgiram justamente para proporcionar isso aos investidores do mercado de criptoativos.

Tokens de governança são criptomoedas criadas para que seus detentores possam participar das decisões de uma organização autônoma descentralizada (DAO).

Uma organização autônoma descentralizada funciona como uma empresa, mas possui um controle descentralizado onde a direção da DAO ocorre pela participação de pessoas que possuem o token de governança da organização.

Como um token de governança funciona

O funcionamento de um token de governança está ligado a um dApps (aplicativo descentralizado) criado para ele. Por exemplo: um token de governança serve para dar poder de participação para os membros, assim ele precisa ter uma plataforma que permita isso.

Nas organizações autônomas descentralizadas existem portais de governança (dApps) que funcionam por meio de um mecanismo de consenso. Portanto, essas plataformas permitem que os membros participem ativamente da DAO por meio de propostas e votações. 

De fato, o processo de votação ou sugestões de propostas nos dApps são controlados por contratos inteligentes e registrados (de modo seguro) em uma blockchain pública. 

O valor de um token de governança no processo de participação pode variar. Dessa forma, em determinadas DAO, um membro que possua 10 tokens de governança, poderá votar uma vez. Em outras, o mesmo membro poderia votar 10 vezes. E tem DAOs que esse membro sequer poderia votar, pois não possui o número mínimo para participar. 

Assim, o funcionamento e valor de um token de governança pode variar conforme as regras das DAOs.

Exemplos de token de liderança:

Segue alguns exemplos de token de governança, para entendermos um pouco de cada um.

ApeCoin

ApeCoin (APE) é o token nativo do ecossistema Bored Ape Yacht Club (BAYC), desenvolvido na rede Ethereum. Em suma, o ativo foi criado para fins de utilidade e governança, podendo ser utilizado também para pagamentos e transações em aplicativos de Web de todos os tipos.

Aave

Aave (AAVE) é um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) na qual os usuários podem emprestar (ou pegar emprestado) criptomoedas. Portanto, o AAVE é seu token nativo, usado tanto nas negociações e quanto na governança.

Chiliz

O Chiliz (CHZ) é uma criptomoeda para tokenização esportiva, e está na categoria utility token, ou token de utilidade dedicada a esportes, games e entretenimento. Dessa forma, eles também possuem seus próprios Fan Tokens e outros já estão se preparando para entrar nesse ecossistema. 

Dash

Dash é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto que segue o modelo de organização autônoma descentralizada. Portanto, ela é uma bifurcação da bitcoin e tem o objetivo de garantir a privacidade, velocidade de transação e anonimato.

BitDAO

BitDAO é uma organização autônoma descentralizada que busca apoiar construtores em projetos novos e existentes, incluindo DeFi, NFTs, DAOs e jogos. A BitDAO é uma das maiores e mais novas organizações autônomas do mundo o que significa que ninguém a controla e que visa apoiar os desenvolvedores com pesquisa, liquidez, bootstrapping e financiamento.

A missão principal do DAO é fornecer as ferramentas e recursos para que os construtores criem, participem e se beneficiem de uma plataforma segura, transparente, descentralizada e democrática. segundo Portal Cripto.

Vantagens e desvantagens do token de governança

Não podemos resumir os tokens de governanças apenas como chaves para votações, ou algo assim. Possuir tokens de governança é como ter uma participação no conselho de administração de uma empresa, mas essa participação seria bem pequena. 

Os tokens de governança trazem diversas vantagens consigo porque consegue construir comunidades mais ligadas e ativas ao projeto envolvido, e isso é extremamente importante no mundo das criptomoedas. 

Um benefício importante em ter tokens de governança são as recompensas geradas por participação. Portanto, a grande maioria das DAOs garantem boas recompensas aos membros ativos da comunidade, tornando esse investimento mais atrativo. 

Também é comum ver alguns benefícios, como acesso antecipado a novos produtos da DAO, ingresso para uma plataforma exclusiva, entre outras coisas. 

Mas os tokens de governança possuem alguns desafios, talvez os dois maiores desafios sejam: baleias e má governança.

No mundo das criptomoedas, as baleias são investidores que possuem uma grande porcentagem de uma determinada criptomoeda. Se as baleias possuírem uma quantia muito grande de tokens de governança, elas poderão influenciar o processo de votação a seu favor. Dessa forma quanto maior e mais descentralizado é uma DAO, menor a chance de possuir baleias ou problemas com isso.

O outro problema é a má governança. Usuários podem sugerir ou votar conforme seu desejo, nem sempre isso significa um problema, mas algumas vezes é. Algumas DAO possuem comitês para auxiliar o desenvolvimento da DAO e barrar ou intermediar votações má intencionadas. 

Saiba Mais

Saiba sobre a importância das criptomoedas no metaverso e compreenda melhor o desenvolvimento do metaverso. O metaverso oferece um grande potencial de investimento e aprendizado, clique aqui para entender melhor e saber como isso é possível.

Por fim, a Culte, está elaborando uma plataforma do metaverso com o objetivo de conceder ao agronegócio um espaço apropriado de desenvolvimento tecnológico e também como um espaço de colaboração.

Saiba mais sobre como sua empresa pode investir no metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.