A importância das criptomoedas no metaverso

banner_posts

O metaverso está em desenvolvimento e todas as previsões são positivas para o futuro dele, mas uma questão vem à tona em meio a esse desenvolvimento, qual a importância das criptomoedas no metaverso?

As criptomoedas possuem uma sinergia incrível com o metaverso, visto que o metaverso é uma série de ambientes virtuais hiper realistas com a visão de fugir do mundo real. 

E o que melhor seria “escapar” do mundo real para um ambiente virtual e utilizar uma alternativa ao dinheiro real? 

O fato é que o metaverso irá beneficiar as criptomoedas, assim como as criptomoedas podem ser fundamentais para o metaverso.

O metaverso beneficiará as criptomoedas

Microsoft Mesh: plataforma do metaverso da Microsoft.
Microsoft Mesh: plataforma do metaverso da Microsoft

Dessa forma, o desenvolvimento do metaverso e da Web3 vai beneficiar as criptomoedas de diferentes maneiras. Para ter noção, a Web3 é uma nova versão da internet que está em desenvolvimento, baseada na tecnologia blockchain, a mesma tecnologia das criptomoedas. 

De fato, muitas plataformas para o metaverso também fazem uso da tecnologia blockchain, o que pode ajudar na adoção de criptomoedas. 

A MoonPay, empresa de infraestrutura Web3, anunciou parceria com o Flamengo, auxiliando na adoção de tokens não fungíveis (NFTs).

As criptomoedas fazem parte dessas experiências, visto que muitas plataformas e redes da Web3 necessitam da utilização de criptomoedas para o seu funcionamento.

Não apenas isso, com o desenvolvimento do metaverso e da Web3, o uso de criptomoedas pode se tornar algo normal, cotidiano, ajudando a desmistificar as criptomoedas.

A importância das criptomoedas no metaverso

Criptomoedas no metaverso irão funcionar como ferramenta global de transações financeiras.
Criptomoedas fazem parte do desenvolvimento do metaverso.

O metaverso precisará de um sistema global de pagamentos e negociações e as criptomoedas estão prontas para exercer essa função.

Talvez por isso a Meta tentou desenvolver sua própria criptomoeda e mesmo que a ideia não tenha ido adiante, diversas plataformas e instituições bancárias, como Paypal e Nubank, adotaram criptomoedas nas suas operações e fundos.

Vários motivos fizeram com que essas organizações e instituições integrassem criptomoedas nas suas operações. Isso demonstra os benefícios das criptomoedas para o metaverso. 

  • elas estão prontas para fornecer a base de pagamentos para o metaverso
  • permitem pagamentos e transferências pagando pouca ou nenhuma taxa
  • pagamentos instantâneos para qualquer pessoa e para qualquer lugar
  • privacidade e segurança em transações
  • a tecnologia blockchain permite a criação de novas criptomoedas que podem suprir diferentes metaversos

Os protocolos de criptomoedas estão se adaptando e se aprimorando, com novas tecnologias surgindo para que a integração com o metaverso seja completa.

Problemas como o gasto de energia estão sendo solucionados e as criptomoedas tendem agora a ficar mais ecológicas ao longo do tempo, potencializando a utilização de criptomoedas.

Usos de criptomoedas no metaverso

Existem diversas maneiras de utilizar criptomoedas no ambiente do metaverso, as mais comuns serão:

Para comprar NFTs, terrenos virtuais e ter propriedade e participação em DAO’s.

NFTs

Com uma breve e rápida pesquisa no google, é possível perceber que a todo momento as empresas lançam NFTs, mesmo que muitos acreditem que NFTs sejam apenas algo momentâneo.

NFTs (tokens não fungíveis) figuram em algo importante, talvez até mais que criptomoedas, para o metaverso. A Meta desistiu, por enquanto, de desenvolver sua própria criptomoeda para focar na integração de NFTs ao seu metaverso e ao Instagram.

Os NFTs estarão disponíveis nos mais diversos metaversos e a maneira mais comum de comprar eles vai ser através das criptomoedas.

Terrenos Virtuais

Portanto, uma proposta por empresas e organizações do metaverso é a possibilidade de adquirir terrenos virtuais através de criptomoedas, como fez a Metaverse Group que comprou um terreno dentro da Decentraland por aproximadamente 13 milhões de reais.

Nos metaversos descentralizados, terrenos virtuais funcionam como uma verdadeira propriedade, onde o proprietário pode construir e desenvolver ali o que bem desejar. 

Não apenas isso, o proprietário do terreno virtual pode construir uma galeria de arte, por exemplo, e cobrar a entrada ou assinatura dos usuários que desejam ali entrar.

Propriedade e participação

Um passo importantíssimo para diversos metaversos e para criptomoedas são as DAO’s.

Uma DAO é uma organização autônoma descentralizada, que utiliza tecnologia blockchain e contratos inteligentes para funcionar sem um dono em si. 

A Decentraland é uma DAO e todos os usuários que possuírem uma certa quantia de criptomoedas nativa da Decentraland (MANA) e terrenos virtuais (NFTs) podem participar de decisões a respeito da organização. Mais de 70 empresas estão na Decentraland, incluindo Heineken, Nike, Itaú e Vans.

De modo resumido, você obtém um valor X da criptomoeda nativa de uma DAO e recebe 1 voto, podendo aumentar os votos de acordo com a quantidade de criptomoedas que você possui. Então, você pode votar em decisões a respeito da organização e seus produtos.

Vai existir uma única criptomoeda para todo metaverso?

Ilustração: Decentraland utiliza criptomoeda MANA. MOEDA nativa da plataforma.
Ilustração: Decentraland utiliza criptomoeda MANA.

Não. Seria quase impossível ter uma única moeda para todo o metaverso, até porque teremos muitos metaversos e ambientes digitais.

O Bitcoin poderia ser utilizado em diferentes metaversos e até para ser integrado como modelo de pagamento em todo o mundo, mas ainda faltam ferramentas para solucionar a barreira da escalabilidade do Bitcoin.

Essa escalabilidade se refere a limitação que o Bitcoin possui para efetuar um grande número de transações, porque enquanto a Visa realiza cerca de 1.700 transações por segundo, o Bitcoin pode realizar quase 5 transações por segundo. 

O que seria insuficiente para que o Bitcoin fosse utilizado como moeda de pagamento global no metaverso. 

Provavelmente cada metaverso descentralizado possuirá sua própria moeda nativa, enquanto as companhias centralizadas utilizarão moedas digitais, as CBDC.

Desse modo, as criptomoedas são uma parte importante do metaverso descentralizado e baseado em blockchain, assim como podem oferecer toda a base de pagamentos que o metaverso precisa para funcionar.

Saiba como trazer sua empresa para o metaverso através do Agriverso, basta clicar aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.