A transformação da moda com o metaverso

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O metaverso está transformando a indústria da moda, que vê no metaverso uma oportunidade de inovar e se conectar com os consumidores de maneira imersiva e criativa.

De fato, o metaverso é um termo que se refere a um ambiente virtual em que as pessoas podem interagir usando avatares que representam suas imagens digitais. Nesse espaço, é possível criar, comprar e vender objetos virtuais, como roupas, calçados e acessórios, que só existem na nuvem.

Saiba como está sendo a transformação da moda por meio do metaverso.

Transformando a moda com o metaverso

A moda, que sempre teve uma tendência de evoluir e alcançar novos lugares, dessa vez encontrou no metaverso um espaço adequado de transformação e criação. De fato, por meio do metaverso, as marcas estão realizando desfiles, oferecendo experiências imersivas únicas e personalizadas, apresentando suas coleções e muito mais.

O metaverso não apenas proporciona espaços virtuais para que as marcas criem e inovem, mas também aproxima as marcas de um público mais jovem e curioso. Com o metaverso, as marcas podem criar produtos digitais, mas que não permanecem apenas como produtos virtuais, pois podem ser entregues fisicamente. 

É uma nova forma de se comunicar, de engajar e fidelizar os clientes, mas os benefícios vão além. Os clientes e entusiastas de moda podem participar ativamente do processo de criação do metaverso e estar mais próximos das marcas do que estariam fisicamente. Afinal, o ambiente do metaverso é livre para todos.

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Em suma, algumas marcas já estão ativas no metaverso e explorando todas as possibilidades para transformar a moda por meio dele. De fato, em 2021, a Gucci lançou um tênis virtual que só pode ser usado em aplicativos e plataformas como o VRChat e o Roblox. 

A Adidas e a Nike também estão ativas no metaverso de maneira direta, criando seus próprios espaços e participando de plataformas com seus produtos, mas talvez uma das maiores atrações seja a Metaverse Fashion Week.

Metaverse Fashion Week

Um dos eventos mais atraentes para os amantes da moda e para as marcas é o Metaverse Fashion Week (MFW). O evento acontece na plataforma do metaverso Decentraland, um metaverso baseado em blockchain e gratuito. 

Organizado pela UNXD, o evento veio para a segunda edição e reuniu mais de 30 marcas de luxo, como a Paco Rabanne e a Forever 21.

Diferente da edição de 2022, o Metaverse Fashion Week desse ano aconteceu em cross-metaverse, ou seja, aconteceu em diferentes metaversos, numa tentativa de integrar o evento para novas plataformas. 

A responsável pelo desfile foi a brasileira Giovanna Casimiro, que falou sobre os desafios e as oportunidades do metaverso para a moda. Segundo ela, existe uma boa possibilidade para as marcas expandirem sua identidade para além do espaço físico, gerando uma interação mútua e criativa entre as marcas e os consumidores.

De fato, a Adidas estreou no Metaverse Fashion Week desse ano realizando um desfile de seis minutos. Os envolvidos no evento acreditam que os próximos anos trarão grandes avanços para o metaverso e para a moda.

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Como o metaverso interage com a moda

O metaverso traz uma linguagem própria de inovação e interação, sendo um ambiente totalmente necessário para a moda. No metaverso, as marcas podem realizar experimentos, inovações, criações e personalizar o conteúdo, antes de disponibilizar esse conteúdo para o público-alvo.

Por exemplo: uma marca pode criar um produto no metaverso e somente depois criar ele fisicamente, pois o metaverso permite um espaço de experimentos maior.

As marcas também estão compreendendo que o metaverso não é apenas um ambiente de testes ou simulações, mas um lugar acessível para diferentes públicos. Muitas marcas entendem o poder do metaverso e da blockchain como ferramentas de inovação. 

A Dolce & Gabbana arrecadou 23 milhões de dólares com a venda de NFTs (tokens não fungíveis), enquanto que, em 2021, a Nike causou um verdadeiro rebuliço no mercado de NFTs. Com suas coleções de moda disponibilizadas no metaverso, a Nike ganhou mais de 185 milhões de dólares, quase um bilhão de reais, somente com vendas de NFTs.

Dolce & Gabbana

O metaverso não está apenas transformando a moda, mas outros setores também estão encontrando no metaverso um ambiente propício de inovação e criação. Você pode ler mais sobre como o metaverso está mudando o mundo.

Saiba mais sobre o impacto do metaverso no mercado brasileiro por meio da criação do Agrispace, um ambiente do metaverso desenvolvido pela Culte.

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