Mandioca: Conheça os benefícios

banner_posts

A mandioca está presente nos quatro cantos do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, ela é o aipim e no Nordeste é a macaxeira. Todos esses são termos diferentes para designar uma única espécie, que é a Manihot esculenta.

É um alimento difundido no Brasil inteiro, já que é relativamente barato e acessível por todo  país.

A região Nordeste se destaca como a maior consumidora de mandioca e derivados, correspondendo a 47% do total consumido no país.

Dados da Embrapa, mostram que a maior produção nacional da raiz vem do estado do Pará, com 20,55% de todo o ranking do país, seguido pelo Paraná com 14,79%, da Bahia com 10,09% e do Maranhão com 6,38%.

Ela traz inúmeros benefícios para a saúde devido a seu grande valor nutricional e formas diferentes de consumo. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje.

Quais são os benefícios da mandioca? 

O que poucas pessoas sabem, é que uns dos benefícios da raiz é a presença de potássio, um mineral muito importante para o organismo, principalmente para regular os batimentos cardíacos e a contração muscular do músculo do coração. 

Além disso, esse mineral ainda ajuda a excretar o excesso de sódio e água do organismo, fazendo com que você urine mais, e libere a retenção de líquido. 

Assim, a mandioca atua no sistema cardiovascular e tem função diurética. 

A mandioca também é fonte de vitamina C, essa vitamina está relacionada à questão antioxidante, evitando o aparecimento de doenças crônico-degenerativas precocemente.

A ação antioxidante aumenta a produção de glóbulos brancos, impedindo a proliferação das células cancerosas, bem como tem o efeito que contribui para o fortalecimento do sistema imune.

A vitamina C ainda estimula a produção de colágeno, fazendo com que a pele ganhe mais elasticidade e o cabelo fique mais bonito. Por outro lado, essa vitamina também melhora o funcionamento das articulações.

A planta também é altamente energética, sendo constantemente indicada para quem está em busca de ganho de massa magra e hipertrofia (vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos).

Leia também: Criação de abelhas: Descubra como trabalhar com apicultura

Grávidas podem comer mandioca?

Como a mandioca também possui ácido fólico, ela acaba também sendo interessante para grávidas e tentantes, ou seja, mulheres que estão tentando engravidar. 

Isso porque o ácido fólico está relacionado ao correto fechamento do tubo neural do bebe, que é uma parte muito importante que ocorre no primeiro trimestre da gestação.

Por tanto, se você já está pensando em engravidar, acrescentar a mandioca no seu dia a dia é uma ótima opção para que seus estoques de ácido fólico já estejam corretos.

Mais e mais nutrientes

A mandioca também é rica em polifenóis saponinas, tendo uma função anti-inflamatória e analgésica especialmente importante para quem tem artrite, artrite reumatoide. 

Então para quem sofre com esses problemas nas articulações, a mandioca pode ajudar a melhorar a dor e aumentar a flexibilidade e hidratação das articulações.

Ela ainda melhora a digestão, graças ao seu amido resistente que alimenta as bactérias benéficas da nossa flora intestinal, melhorando também o funcionamento do intestino e diminuindo as inflamações desse órgão.

Além disso, é rica em fibras, zinco, cobre, manganês e magnésio. A presença desses minerais regula o funcionamento dos órgãos e glândulas, equilibrando os níveis de colesterol. 

Da mesma forma, beneficia os portadores de diabetes, isso devido ao alto teor de amido resistente mencionado anteriormente. Que contribui para o aumento da sensação de saciedade e controle do apetite. 

Fatores importantes para quem está diabético, pois auxilia a maneira que a glicose cai na corrente sanguínea, fazendo com que seja de forma linear, sem picos altos de glicemia. 

Outro benefício é a quantidade de fósforo que existe na composição nutricional da mandioca e que ajuda a combater o cansaço e a fadiga.

E ainda tem cálcio que participa da contração muscular e mantém os ossos fortes.

E finalmente, a mandioca também melhora o humor pois eleva os níveis de serotonina, responsável pelo prazer, bem-estar e controle do estresse. 

Ufa!

Leia também: Apiário: Descubra como cuidar e qual o manejo correto

É verdade que mandioca engorda?

A mandioca está frequentemente relacionada ao aumento de peso. Contudo, nenhum alimento isolado é capaz de fazer com que uma pessoa engorde ou emagreça.

Alô galera fitness! A mandioca é um carboidrato muito bom para incluir na dieta.

De fato, a raiz é um ótimo alimento. Em apenas 100g de mandioca encontrasse aproximadamente 160 calorias. 

Ela também é naturalmente sem glúten, ou seja, se você tem alergia ao glúten, doença celíaca, a mandioca é uma ótima opção.

Assim, pode deixar o medo de consumir mandioca para trás, pois ela só trata números elevados na balança, quando consumida em grandes quantidades e fazendo parte de uma dieta rica em outros alimentos altamente calóricos.

Uma boa opção é substituir outros carboidratos, como arroz, macarrão, batata pela raiz e em uma média de 150g por dia. 

Leia também: Qual é a tributação de uma cooperativa?

Formas de consumo 

Em primeiro lugar, a raiz não deve ser comida crua, porque contém quantidade tóxicas de glicósidos cianogénicos e estes podem ser reduzidos para níveis bem menores ao cozinhar. 

É um alimento extremamente versátil, ou seja, pode ser consumida de várias maneiras. 

O jeito mais fácil e tradicional de consumir a mandioca é na versão cozida. 

Basta descascá-la e cozinhar por alguns minutos com um fio de azeite.

Nesse ponto, você pode incorporar a mandioca a carnes e temperos, chegando à famosa vaca atolada.

Outra opção é amassar a mandioca bem cozida e usá-la em pratos como o escondidinho, por exemplo, tanto de frango quanto de carne. 

Ou ainda fazer um purê de mandioca, uma substituição ao purê de batatas.

Para o café da manhã, ou lanches você pode optar em fazer o bolo de massa de mandioca, que leva basicamente como ingredientes: leite de coco, ovos, açúcar, manteiga e mandioca.

Por fim, para engrossar caldos e sopas, você deve fazer uso da farinha de mandioca.

Entretanto, é recomendado que não se coma mandioca frita, prefira as versões assadas ou cozidas que são mais saudáveis. 

E acaba se tornando um ingrediente muito versátil para se incluir em massas de tortas, pães, engrossar sopas e caldos, conseguindo assim substituir facilmente alimentos que contêm glúten, como a farinha de trigo, por exemplo.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Melão: Como cultivar no semiárido brasileiro

Comentários

Railson Costa

Excelente matéria. Tirou muitas dúvidas

Neusa

Uma delícia

Beda zulema yegros franco

Ainda bem que amo comer mandioca todos os dias na refeição. Muito obrigada!!!! Excelente reportagem.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.