Como o metaverso está impulsionando o turismo

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O metaverso pode ser definido como um ambiente virtual 3D e hiper realista, que visa trazer um alto grau de imersão para os usuários e a promessa desse conceito vai impulsionar o setor do turismo.

Nos jogos, experiências com realidade virtual e imersivas já estão cada vez mais presentes, mas é uma outra área que ganha a atenção do metaverso: o turismo.

Afetado nos últimos anos, o turismo busca reviver seu tempo de glória e o metaverso pode ser uma ferramenta de apoio para isso.

Impacto da pandemia de Covid-19 no turismo

Evento realizado no Fortnite com participação do rapper Travis Scott: eventos assim ampliam espaço para o metaverso e para o turismo.
Evento realizado no Fortnite com participação do rapper Travis Scott: eventos assim ampliam espaço para o metaverso.

O turismo mundial está se recuperando do grande impacto sofrido pela pandemia de covid-19. Apesar disso, a recuperação do turismo esbarra em alguns fatores, como a falta de confiança, ambiente economicamente ruim em alguns países pós pandemia e na retomada normal de voos. 

Em números, o turismo sofreu grande prejuízo, segundo a WTTC:

  • perda de quase 4,9 trilhões de dólares em 2020.
  • 62 milhões de empregos perdidos.
  • diminuição de 70% de gastos de visitantes internacionais

Em relatório da UNCTAD, mesmo com a recuperação, o turismo mundial sofreu prejuízo de até 2,4 trilhões de dólares, em 2021. Apenas no Brasil, o setor teve prejuízo de 21,5% no biênio.

Novos mecanismos e técnicas foram empregadas ao turismo para que ele pudesse retomar o crescimento e recuperar os empregos perdidos. Dessa maneira, o metaverso e outras tendências virtuais poderão impulsionar o turismo.

Como metaverso irá revolucionar o turismo

Metaverso vai beneficiar o turismo através de dispositivos VR.

A tendência para o metaverso é ser um ambiente virtual 3D e hiper realista, trazendo uma grande imersão para os usuários. Essa ideia atraiu um grande número de pessoas, principalmente durante a pandemia de covid-19. 

A cidade de Seul quer ser a pioneira nesse modelo de metaverso, anunciando o “Seoul Vision 2030”, um projeto que visa transformar a cidade e transformá-la em modelo mundial.

O projeto consiste em disponibilizar instalações e serviços públicos gradualmente no metaverso, levando também as principais atrações turísticas de Seul para uma zona turística virtual. 

A ideia também visa tornar Seul uma cidade inteligente e utilizar inteligência artificial para monitorar os esgotos, águas e outros recursos.

O investimento inicial está sendo de 2,8 bilhões de euros e o plano é tornar Seul “uma cidade de coexistência, um líder global, uma cidade segura e uma futura cidade emocional”.

Assim, os recursos tecnológicos do metaverso poderiam recriar áreas do turismo e outras atrações em um ambiente virtual imersivo, tornando possível que as pessoas visitassem aquele lugar de maneira real, mas totalmente digital.

Inspirando viagens através do metaverso

Empresas aéreas estão implantando dispositivos VR em seus voos.

Não é incomum uma pessoa entrar no Youtube e procurar vídeos sobre possíveis locais para visitar posteriormente, por isso as redes sociais estão repletas de vídeos em alta resolução e de pessoas caminhando pelas ruas da cidade.

Certamente o metaverso é uma evolução, mas como ele vai inspirar viagens e aquecer o turismo? Por definição, o turismo exige viagens físicas, assim, o metaverso não pode substituir a viagem física, mas pode criar o desejo de viajar.

Muitas pessoas buscam se familiarizar com o ambiente e o metaverso está surgindo como uma opção para que as pessoas conheçam e visitem aquele lugar sem precisar sair de casa. 

Algumas empresas tentam explorar esse potencial de inspirar viagens, como a Emirates que foi a pioneira no uso de tecnologia de realidade virtual em voos. O líder executivo da Disney, Chapek, disse que o metaverso é o “lugar perfeito para buscar nossos pilares estratégicos de excelência narrativa, inovação e foco no público”.

De fato, o metaverso é diferente do que assistir a um vídeo ou olhar uma imagem do local, junto com a realidade virtual e aumentada, desenvolvimento gráfico e outras técnicas, uma viagem no metaverso pode ativar as sensações da visão, audição, tato e até olfato. 

De fato, resorts, hotéis e outras propriedades podem oferecer passeios virtuais realistas, permitindo que os clientes conheçam as instalações. 

Isso gera uma experiência diferente e imersiva para o usuário, atiçando o desejo e expectativa de conhecer fisicamente aquele lugar. Assim, experiências de RV podem ajudar os hóspedes em potencial a fazer reservas e entender melhor as características de hotéis e resorts.

Transformação digital do metaverso e turismo

A ideia é inspirar o turismo através

Claro que o metaverso é uma ferramenta de apoio para o turismo, mas que ainda está em evolução. Em suma, com o passar do tempo, os ambientes se tornarão mais realistas, proporcionando experiências mais imersivas para os usuários.

Por enquanto, diversas áreas já aproveitam o embalo do metaverso, como concertos, museus e a indústria do entretenimento que utiliza as plataformas para a realização de eventos ao vivo. Um evento realizado no metaverso atraiu aproximadamente quinze milhões de pessoas para assistir ao rapper Travis Scott.

O cenário é positivo para o metaverso, porque com cada vez mais experiências positivas sendo incorporadas, ocorre uma maior perspectiva de crescimento.

Leia mais sobre o metaverso e suas tendências no agronegócio.

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