Indústria 4.0: benefícios e desafios

banner_posts

A Indústria 4.0 traz uma série de benefícios para indústrias de economias emergentes, como a brasileira, que precisam recuperar os impactos da pandemia de COVID19 e aumentar o número de postos trabalho.

Em 2021, a indústria brasileira cresceu 4,9%, mas abaixo da média global, que foi de 9,4%. Assim, a implantação da Indústria 4.0 pode ser uma aliada no crescimento industrial brasileiro. De fato, é previsto que o valor de mercado dessa indústria alcance a marca de 377 bilhões de dólares até 2029 e que a implantação dela na indústria aumente a produtividade em até 30%.

Mas vamos por partes, o que é a indústria 4.0 e quais sãos os benefícios e desafios que ela enfrenta?

O que é Indústria 4.0

Indústria 4.0 traz benefícios para todos os setores da economia global
Indústria 4.0 traz benefícios para todos os setores da economia global

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é caracterizada pela implantação de uma série de novas tecnologias combinadas com a automação industrial em prol da efetividade e produtividade.

Por assim dizer, a Indústria 4.0 é um conceito que representa a integração de novas tecnologias em busca da automação industrial e fábricas inteligentes.

Em suma, algumas das tecnologias que representam esse conceito são: Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina, Computação em Nuvem e Robótica.

Listamos abaixo alguns dos benefícios e desafios da Indústria 4.0. 

Benefícios da Indústria 4.0

Robótica aumenta a produtividade e reduz custos operacionais

Aumento de produtividade na Indústria 4.0

Segundo a Forbes em 2020, em pesquisa realizada com líderes da indústria, a implantação da Indústria 4.0 vai aumentar a produtividade em 88% e a lucratividade em 74%. 

Outras pesquisas são mais conservadoras, estimando um aumento por volta de 30% na produtividade, ainda assim um grande estímulo. 

De acordo com a Boston Consulting Group, em matéria publicada em 2015, apenas na Alemanha a Indústria 4.0 aumentará a produtividade de todos os setores de manufatura em até 150 bilhões de euros.

Redução de custos na Indústria 4.0

Implantar soluções tecnológicas da Indústria 4.0 faz com que as empresas experimentem uma série de resultados positivos no que se diz respeito à redução de custos.

As mudanças elas não ocorrem de um dia para o outro, mas tecnologias como aprendizado de máquina levam a compreender melhor os padrões e corrigir esses erros, com o mínimo de intervenção humana. 

Segundo estimativa da McKinsey, ocorre redução de até 50% na ociosidade das máquinas e 20% na manutenção do estoque.

Maior qualidade e melhor experiência do cliente na Indústria 4.0

Uma das piores experiências que um cliente pode ter ao comprar um produto é nunca chegar a recebê-lo. Não apenas pessoas podem sofrer com isso, mas também empresas.

Uma cadeia de suprimentos automatizados e rastreamento automatizado ajudam as empresas e indústrias a manter sempre o funcionamento de modo a nunca faltar estoque.

Fábricas inteligentes também conseguem desenvolver produtos superiores e solucionar defeitos recorrentes, aumentando a qualidade do serviço prestado. 

Dessa forma, também é possível gerar sistemas de atendimento, como chatbots inteligentes, para lidar com consultas e reclamações, conseguindo captar melhor essas informações e desenvolver, através de aprendizado de máquina, melhores soluções.

Vantagem competitiva

As tecnologias da Indústria 4.0 vieram para agregar em todos os setores econômicos, tornando as empresas mais competitivas e produtivas.

De fato, um exemplo de vantagem competitiva que a Indústria 4.0 exerce sobre as empresas é através da tecnologia preditiva, como a manutenção preditiva ou análise preditiva. 

Portanto, a manutenção preditiva tem como objetivo antecipar acontecimentos, encontrando problemas e solucionando-os com o mínimo de intervenção humana. 

Uma máquina vai parar? Sem problemas, o sistema já está programado para resolver esse problema antes que um humano fosse capaz de encontrá-lo.

Desafios para a Indústria 4.0

Existem diversos desafios para que a Quarta Revolução Industrial ocorra de modo completo, pois não é uma decisão que ocorre de uma noite para o dia.

Mas a necessidade de crescimento impulsiona cada vez mais as empresas para buscar soluções. Listamos alguns desafios para a Indústria 4.0.

Alto custo de implantação

A indústria 4.0 está crescendo e cada vez mais empresas buscam solucionar problemas através dela em busca de melhor produtividade e retorno de investimento.

A Boston Consulting Group informou que seria necessário investir cerca de 250 bilhões de euros nos próximos dez anos para implantar essa indústria. 

Mas a tarefa não é apenas financeira, mas também um esforço por parte dos líderes e acionistas. 

É fato que essa revolução está demonstrando ser útil e trazendo resultados positivos, então é uma questão de tempo até que todos adotem esse modelo. 

Perdas de emprego por causa da automação


Medo de perder emprego por causa da automação desacelera o crescimento da indústria 4.0
Medo de perder emprego por causa da automação desacelera o crescimento da indústria 4.0

Quando falamos em automação de processos industriais e utilização de máquinas autônomas, muitos acreditam que tudo isso vai gerar desemprego. 

Historicamente, a evolução tecnológica não aumentou os índices de desemprego, pelo contrário, pois os principais índices de 2000 para cá mostraram que o desemprego caiu junto com o aumento de produtividade.

Entretanto, o receio está no fato de que a indústria 4.0 tem um potencial maior em automatizar vários setores econômicos e industriais, trocando a mão de obra humana por robôs e outras máquinas. Isso nos leva a um outro ponto.

Mão de obra qualificada 

Talvez o medo de ficar desempregado por causa da implantação da indústria 4.0 esteja no fato de que não existe mão de obra qualificada o suficiente para operar os diversos meios tecnológicos.

A demanda por engenheiros de aprendizado de máquina, engenheiros em Cloud Computing e demais cientistas de dados está com um crescimento avassalador, mas faltam profissionais na área.

Isso é um desafio para o mercado da Indústria 4.0 que impede a implantação por completo, assim como aumenta o desemprego na área.

Questões de privacidade e regulamentação

Como conceito, a Indústria 4.0 lida com diversas tecnologias, como aprendizado de máquina e Internet das Coisas e essas tecnologias ainda não estão totalmente regulamentadas e sofrem com problemas de privacidade e segurança.

A Internet das Coisas (IoT) conecta os objetos físicos em dispositivos inteligentes que passam a se comunicar com outros dispositivos e pessoas através da Internet. 

O problema é que muitas vezes esses dispositivos são vulneráveis a ataques maliciosos, porque não possuem segurança integrada. Um ataque mal intencionado pode afetar toda uma produção ou expor dados privados da empresa. 

Com a evolução desses dispositivos e plataformas IoT, cada vez teremos menos problemas de segurança ou vazamento de dados.

Ilustração de Fábrica Inteligente
Ilustração de Fábrica Inteligente

Esperamos que os conceitos e técnicas dessa quarta revolução possam ser integrados o mais rapidamente na indústria global para trazer um maior crescimento e prosperidade, assim como também as empresas capacitem seus funcionários para utilização dessas novas tecnologias.

Uma das tecnologias da Indústria 4.0 é a Internet das Coisas, leia nosso artigo sobre Agricultura e Internet das Coisas.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Top 5 melhores aplicativos de criptomoedas

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.