Metaverso e inteligência artificial: uma visão do futuro

banner_posts

A integração do metaverso e da inteligência artificial (IA) está trazendo uma série de resultados e tornando as experiências virtuais cada vez mais imersivas. A IA está avançando rapidamente no mundo e no metaverso não seria diferente.

No último artigo da nossa série sobre o metaverso, abordamos sobre o funcionamento do metaverso. Perdeu esse artigo? Leia ele agora:

Então, agora iremos explicar sobre como a inteligência artificial está ajudando nessa transformação e algumas das aplicações dela nos ambientes digitais.

Qual o conceito de metaverso

O conceito de metaverso surgiu em 1992, com o escritor americano Neal Stephenson, ao lançar o livro Snow Crash. No livro, Stephenson descreve o metaverso como uma maneira de escapar da realidade para um mundo digital similar ao nosso. 

Assim, atualmente, o metaverso tem como objetivo proporcionar novas experiências por meio de universos digitais hiper realistas, avatares e outras tecnologias, como a inteligência artificial. 

No metaverso, as pessoas podem interagir com outros usuários, explorar os mais diversos ambientes e até trabalhar ou estudar por meio deles. Com o crescimento da inteligência artificial, o metaverso ganhou um novo auxílio para impulsionar o seu crescimento, mas também vai tornar ele mais acessível para todos.

Metaverso e IA podem trabalhar juntas?

Quando o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial foram lançadas, muitas pessoas acreditaram que o metaverso seria deixado de lado. No entanto, a verdade é que a inteligência artificial não veio para tornar o metaverso obsoleto, mas para enriquecer e fortalecer o metaverso.

Muitas empresas estão abordando o potencial do metaverso e agora observam na inteligência artificial um meio para aumentar alcançar esse potencial. 

A IA e o metaverso podem trabalhar em conjunto, pois servem como complemento para diversas atividades, como iremos verificar abaixo.

Exemplos de IA no metaverso:

Criação de avatares realistas

Um dos pontos chaves para o metaverso é a utilização de avatares como uma representação pessoal dos usuários. Assim, a inteligência artificial está tornando os avatares mais realistas no metaverso.

A NVIDIA está trabalhando no Avatar Cloud Engine (ACE), um conjunto de soluções desenvolvidas para que as plataformas e os usuários consigam criar avatares mais reais de forma rápida. O ACE não apenas torna os avatares graficamente reais, mas também autônomos e animados.

NVIDIA ACE integrando metaverso e inteligência artificial
NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine (ACE).

O ACE utiliza outras ferramentas, como o Riva e o Audio2Face para criar animações faciais expressivas para os avatares, aumentando a realidade e interatividade deles.

Por outro lado, a Microsoft e outras empresas estão trabalhando para facilitar a criação de avatares realistas por parte dos usuários. Desse modo, a inteligência artificial está aumentando o potencial de criação do metaverso em relação aos avatares.

Geração de conteúdo

Esse poder de criação da inteligência artificial se estende para outras áreas do metaverso. Da mesma maneira que a IA está sendo utilizada para criar conteúdo na internet, ela será utilizada para criar conteúdo para o metaverso.

O potencial é ilimitado porque a inteligência artificial poderá auxiliar na criação de mapas e ambientes digitais para o metaverso, de objetos ou histórias, como missões e ferramentas de criação.

Utilizar IA para criar conteúdo não é algo recente, a Microsoft já experimentou isso com o Projeto Malmo, um MOD que torna a criação no Minecraft mais atraente e fácil. Entretanto, isso ocorreu em 2016 e, de lá para cá, a inteligência muito avançou e agora é capaz de expandir suas utilidades dentro de jogos e do metaverso.

Acessibilidade e comunicação

Um dos alicerces do metaverso é de que ele seja acessível para todas as pessoas. Por exemplo, alguns dos usos de inteligência artificial no metaverso: 

  1. Legendas e transcrições automáticas.
  2. Tradução em tempo real.
  3. Reconhecimento de voz.
  4. Descrição visual.
  5. Personalização baseada em IA (analisar dados e conteúdos para fornecer uma melhor experiência para o usuário).

Algumas ferramentas de acessibilidade já estão disponíveis em plataformas do metaverso, como as legendas ao vivo no Microsoft Teams.

Gêmeos digitais

Um avatar gerado por meio do Gêmeo Digital.

Uma tecnologia que está ganhando espaço junto com o metaverso e a inteligência artificial é o Digital Twin (Gêmeo Digital). Um gêmeo digital pode ser uma representação exata de um objeto ou um processo físico, mas no mundo digital.

Por exemplo, é possível replicar objetos, como parafusos ou carros, e processos, simular o funcionamento de fábricas ou veículos, mas obtendo um desempenho real do que ocorreria na realidade.

Com os gêmeos digitais e a inteligência artificial, se torna possível realizar representações mais precisas e poderosas, podendo criar avatares fotorrealistas, simular objetos físicos com alta precisão ou aprimorar os ambientes do metaverso. 

Então, os gêmeos digitais também podem ser utilizados para tornar o comércio no metaverso mais intuitivo, dando maior possibilidade para os usuários que poderão visualizar os produtos e ter uma experiência envolvente.

Desafios da inteligência artificial no metaverso

Por fim, existem muitos desafios que precisam de apoio e de novas soluções para que a inteligência artificial esteja completamente integrada nos ambientes digitais e também em outras áreas. 

Felizmente, os últimos avanços foram extremamente positivos para o metaverso e também para as ferramentas IA, que estão se tornando muito úteis para o dia a dia. 

Agrispace o metaverso do agro

O mercado do agro está em forte transformação, resultado de uma crescente digitalização no setor, onde mais soluções digitais estão sendo implantadas no agronegócio. 

Portanto, um metaverso em formação no agronegócio vem justamente para proporcionar essas soluções digitais e garantir que o agronegócio continue ligado com as tendências tecnológicas.

O Agrispace criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade

Agora que você já sabe sobre o que é metaverso, suas tecnologias e como a inteligência artificial pode ser utilizada no metaverso fique atento, pois iremos esclarecer mais sobre o metaverso no nosso próximo artigo dessa série.

Saiba mais sobre o Agrispace, a plataforma do agronegócio, e como a sua empresa pode estar no metaverso: clique aqui.

Perdeu algum dos outros artigos? 

Leia: Metaverso o que é?

Leia também: Como funciona o metaverso e para que serve,

Continue acompanhando e fique por dentro dessa tecnologia.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.