O metaverso na prática: Saiba mais

banner_posts

O metaverso, uma realidade virtual interconectada e imersiva, está transformando várias áreas da sociedade.

Este artigo explora sua integração com tecnologias como gêmeos digitais, blockchain, realidade aumentada e inteligência artificial, e como isso afeta setores como colaboração remota, indústria e marketing.

À medida que o metaverso se expande globalmente, empresas em todo o mundo estão aproveitando suas oportunidades únicas para impulsionar o progresso tecnológico e transformar nossa realidade.

O metaverso e suas tecnologias

Para ser capaz de transformar as diferentes áreas da sociedade, o metaverso não é uma tecnologia, mas um conceito que trabalha em união com outras tecnologias, ideias e propostas. 

Por exemplo: a tecnologia base do metaverso industrial é o gêmeo digital, enquanto que para os ambientes descentralizados é a blockchain. Isso significa que ele consegue trabalhar com diferentes tecnologias para que novas oportunidades possam surgir.

Desse modo, tecnologias como gêmeos digitais, blockchain, realidade aumentada, inteligência artificial, modelos 3D (ambientes e avatar) e até mesmo Internet das Coisas e 5G podem funcionar integrados nas plataformas virtuais.

Na prática, isso possibilita novos níveis de pesquisas e novas possibilidades para a internet, facilitando que o metaverso seja aplicado no social, no entretenimento, na indústria e no marketing, como veremos abaixo. 

Aplicação do metaverso

Ambientes virtuais

Fazenda no Agrispace
Fazenda no Agrispace

O metaverso permite uma extensa lista de aplicações para os ambientes virtuais. Os dois principais casos são para a colaboração remota e para a realização de eventos e conferências.

Colaboração remota: a colaboração remota é um benefício em tanto, pois permite que empresas proporcionem um lugar para que seus colaboradores desenvolvam suas atividades de modo produtivo e saudável. Além disso, quando integrado com as devidas ferramentas, o metaverso permite uma maior acessibilidade, treinamentos imersivos e maior reconhecimento da empresa.

Eventos, conferências e exposições: os ambientes do metaverso servem perfeitamente para reproduzir conferências, exposições, lançamento de produtos, feiras e eventos. Ou seja, as empresas podem lançar produtos, levar pessoas para conhecer a produção ou explorar as instalações da empresa sem a necessidade física, mas sem perder os detalhes.

Porém, os ambientes do metaverso não estão limitados a isso, pelo contrário. Cada vez mais empresas estão ingressando nos ambientes digitais, seja para o desenvolvimento de eventos interativos, como shows e concertos virtuais, ou para o turismo, educação e até a saúde e segurança.

Industrial

Ilustração de gêmeos digitais.

Um dos setores que mais está sendo beneficiado pelo avanço do metaverso é o setor industrial. Na indústria, ele é baseado principalmente na tecnologia de gêmeos digitais, já sendo utilizado por muitas empresas para recriar desde operações até pequenos componentes ou fábricas inteiras.

O metaverso na indústria traz consigo uma realidade poderosa, mas que consegue ser aplicada de diferentes maneiras, visando as diferentes realidades. Por exemplo, existem três bases bem estabelecidas para o industrial:

  • A primeira base lida com as pessoas, ou seja: realização de treinamentos e  colaboração remota através do metaverso.
  • A segunda base lida com dados: o metaverso industrial permite um avanço na questão de dados, simulação de cenários complexos, integração de dispositivos IoT, predição e manutenção preventiva.
  • A terceira base é o coração do metaverso industrial: por meio dos gêmeos digitais e outras tecnologias como IoT, blockchain e realidade virtual, é possível criar ambientes virtuais interconectados, imersivos e persistentes, onde as empresas podem aproveitar os melhores recursos para otimizar suas produções.

Por fim, temos dois exemplos simples de como esse conceito potencializa a indústria: a Renault e a Siemens já aplicam o modelo nas suas fábricas, potencializando toda a produção. 

Assim, o metaverso está sendo aplicado por empresas privadas ou companhias estatais para a nossa realidade.

Marketing

RTFKT
RTFKT: empresa da Nike que visa inovar no marketing.

Dessa forma, nos últimos anos, as empresas estão trabalhando para transformar suas ações de marketing em algo interessante para os usuários. Recentemente, a Epic Games aplicou o modelo de Criador de Conteúdo no Fortnite. A medida visa permitir que a comunidade receba pelo que colaboram para o sucesso do jogo. Youtube, TikTok, Twitter. É uma fórmula que só cresce. 

O metaverso, por outro lado, trabalha naturalmente ao lado dos criadores de conteúdo, das marcas e da comunidade. Por isso que ele está se transformando no maior aliado para empresas que buscam ter sucesso no marketing. 

Entre os benefícios para o marketing, alguns se destacam, como: 

  • Integração com NFTs;
  • Suporte para Criadores de Conteúdo;
  • Experiência otimizada e imersiva;
  • Incentivo à criatividade;
  • Maior envolvimento com a marca;
  • Melhor análise sobre o público-alvo.

Em suma, o marketing está sempre sendo transformado pelas novas tendências ou alterações no comportamento das pessoas, felizmente, o metaverso acompanha essas alterações. 

Dessa maneira, para que as empresas consigam lidar com essa tendência, elas precisam ter uma boa estratégia de marketing. Assim, elas conseguirão potencializar o metaverso e adaptar a aplicação para um modelo personalizado. Ou seja, as empresas podem lançar produtos, divulgar eventos dentro de plataformas virtuais ou colher dados do público-alvo.

Avanço asiático

Universidade de Tsinghua: local onde foi aberto um laboratório para o metaverso.
Universidade de Tsinghua: local onde foi aberto um laboratório para o metaverso.

É fato popular que as grandes empresas e muitos entusiastas do ocidente estão investindo no metaverso, mas algo que vem crescendo e ganhando maior relevância é o envolvimento asiático.

Visando o imenso potencial para a economia e sociedade, a China e o Japão, os dois principais países asiáticos interessados no metaverso, estão incentivando uma série de desenvolvimentos. 

De fato, a China lançou um centro de inovações para pesquisas de blockchain, uma universidade de engenharia do metaverso e uma plataforma de pesquisas. Já o Japão está desenvolvendo ambientes estudantis no metaverso. 

Seja na ásia ou na europa, o metaverso já possui seu lugar e agora está expandindo seu alcance com as novas transformações da internet, como a inteligência artificial. No Brasil, temos a Culte, que está desenvolvendo o Agrispace.

O Agrispace é uma plataforma do metaverso voltada para o agronegócio brasileiro e que está criando um lugar de colaboração especial para o agro.

Saiba como a sua empresa pode participar desse avanço: clique aqui

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.