Digital twin: o que é um gêmeo digital

banner_posts

A tecnologia de gêmeo digital (Digital Twin) é um dos temas mais pesquisados na internet junto com o metaverso, mas essas duas tecnologias estão unidas.

A Siemens e a Nvidia estão trabalhando em conjunto para construir um metaverso baseado em gêmeos digitais no que estão chamando de “próxima evolução da automação industrial”. 

De fato, a parceria consiste em unir a Omniverse e a Siemens Xcelerator, que permitirá que pequenas e grandes empresas desenvolvam gêmeos digitais realistas e em tempo real dentro do metaverso em desenvolvimento na parceria.

Em suma, essa tecnologia também fornecerá a base para o desenvolvimento de metaversos mais realistas para os usuários comuns.

O que é um gêmeo digital?

Gêmeo digital (digital twin) são réplicas digitais exatas de objetos ou processos físicos.

Um gêmeo virtual é uma réplica digital exata de um objeto ou processo físico criado através de IoT, sensores e inteligência artificial.

Os gêmeos digitais são criados através de sensores inteligentes que coletam todos os dados sobre o objeto. No ambiente digital, são criadas cópias perfeitas dos objetos físicos, sendo possível replicar desde pequenas peças até grandes cidades e todas as suas funcionalidades.

Portanto, essa criação é possível através da Internet das Coisas (IoT), que conecta os sensores inteligentes e dispositivos conectados aos objetos físicos, repassando todas as informações aos bancos de dados, criando uma comunicação entre todos eles. 

Assim, com a combinação de inteligência artificial e IoT, junto aos sensores, se torna possível criar gêmeos digitais, criando cópias de objetos físicos em um ambiente digital.

Gêmeo digital vs. simulação

Na prática, muitos confundem a tecnologia de gêmeos digitais com a tecnologia de simulação, já que ambas são simulações baseada em modelos virtuais, mas existem diferenças entre as duas.

Normalmente as simulações são realizadas por designers ou equipes de engenharia para realizar testes de segurança ou realizar ajustes em produtos, formando cenários hipotéticos. 

Os gêmeos digitais, diferentes das simulações, formam um cenário fiel ao real, porque são réplicas dos objetos físicos em um ambiente virtual. Desse modo, quando uma alteração é efetuada em um gêmeo digital, você pode prever com maior exatidão como ela irá funcionar e em tempo real.

Um exemplo que podemos utilizar são os carros autônomos. É possível simular o desempenho que um carro autônomo vai ter, mas o resultado não será totalmente preciso. Porém, se utilizado um gêmeo digital, é possível simular com exatidão o desempenho do carro autônomo e obter com exatidão a performance, possíveis problemas e demais detalhes.

Esse é um dos motivos pelo qual as empresas estão utilizando gêmeos digitais, pois desejam obter melhor resultado e diminuir custos de desenvolvimento dos produtos.

Por que as empresas estão apostando em gêmeos digitais

Equipes da F1 utilizam gêmeos digitais para obter melhores resultados e reduzir custos.
Equipes da F1 utilizam gêmeos digitais para obter melhores resultados e reduzir custos.

Os gêmeos digitais estão contribuindo com diversas empresas ao redor do mundo e um exemplo bem sucedido está na área da Fórmula 1, pois as equipes da Fórmula 1 estão utilizando essa tecnologia para obter melhores resultados na performance de seus carros e pilotos.

Porque sabemos que a F1 é um dos esportes mais caros do mundo e necessita de muita preparação em todos os seus setores. Cada carro custa, em média, R$ 75 milhões e contém mais de três mil peças, então a tecnologia de gêmeos digitais se torna extremamente útil. 

Cada peça de um carro é importante para o desempenho final, um erro pode ser fatal, assim essa tecnologia permite que as equipes de F1 possam modelar o design e simular com precisão os diferentes componentes.

Junto com a técnica de aprendizado de máquina e IoT, os gêmeos digitais simulam com precisão desde a construção do carro até o seu desempenho e resultado em pista.

Assim, os gêmeos digitais trazem diversos benefícios para as empresas, alguns deles são:

  • Planejamento a longo prazo
  • Redução de custos
  • Melhoria da logística da produção
  • Diminuição dos erros de produção e correção de falhas
  • Otimização de processos e objetos
  • Maior segurança em todas as etapas

Cada vez mais empresas são atraídas por esses benefícios, visto que é possível utilizar gêmeos digitais para todas as áreas e necessidades. 

Então as empresas apostam em gêmeos digitais para obter benefícios, otimizar todas as etapas de funcionamento, desde o armazenamento até a logística, e gerenciando com precisão a produção através de modelos 3D. 

Essa é a base para o metaverso e um futuro industrial automatizado.

banner_posts

Gêmeo digital: a base do metaverso

Do lado esquerdo: Siemens Process Simulate. Do lado direito: Nvidia Omniverse unido ao Siemens Simulate para reproduzir um gêmeo digital hiper realista e fiel.
Do lado esquerdo: Siemens Process Simulate. Do lado direito: Nvidia Omniverse unido ao Siemens Simulate para reproduzir um gêmeo digital hiper realista e fiel.

“Os gêmeos digitais fotorrealistas e baseados em física incorporados no metaverso industrial oferecem um enorme potencial para transformar nossas economias e indústrias, fornecendo um mundo virtual onde as pessoas podem interagir e colaborar para resolver problemas do mundo real.” Disse Roland Busch, presidente da Siemens AG.

Em suma a Siemens se uniu em parceria com a Nvidia para transformar o metaverso e a indústria com a tecnologia de gêmeos digitais. Tanto a Siemens quanto a Nvidia trabalham para potencializar o uso de gêmeos digitais e um dos meios é o metaverso

Essas empresas buscam levar a tecnologia de gêmeos digitais para o metaverso, porque entendem que assim os ambientes virtuais se tornarão em verdadeiras cópias do mundo real. 

A Siemens e a Nvidia desejam criar um metaverso imersivo e em tempo real com o uso da tecnologia de gêmeos digitais.

De fato, a tecnologia de gêmeos digitais fornecerá a base para o desenvolvimento do metaverso e transformará a economia mundial que conhecemos. Essa transformação, conhecida como indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial, engloba também a Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina e nuvem.

Apesar de promissor, metaversos baseados nessa tecnologia de gêmeos digitais para o público comum levará mais tempo, visto que o realismo necessitará de equipamentos mais robustos e acessíveis para o público geral.

Por fim, uma das áreas que o metaverso irá beneficiar é o agronegócio e você pode conectar a sua empresa ao metaverso. Para conectar sua empresa ao metaverso, clique aqui.

Saiba mais sobre o metaverso: como o metaverso se aplica ao agronegócio.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.