O que saber antes de investir em criptomoedas

banner_posts

Com tantas histórias de sucesso, investir em criptomoedas é um assunto que está chamando cada vez mais a atenção de novas pessoas. Criptomoedas como o Bitcoin e a Ethereum lideram a lista de investimentos, mas novas moedas e propostas surgiram nos últimos anos.

Se aventurar nesse mercado pode trazer resultados positivos e abrir um novo leque de conhecimento, mas saiba que investir em criptomoedas não é uma tarefa tão simples quanto parece e requer muita atenção e cuidado. 

Preparamos uma lista de dicas do que você deve saber antes de investir em criptomoedas. São dicas curtas, mas diretas e que vão te ajudar a entender melhor o cenário de criptomoedas.

Informações sobre criptomoedas

El Salvador: primeiro país a oficializar o Bitcoin como moeda. País investiu no Bitcoin como moeda oficial.
El Salvador: primeiro país a oficializar o Bitcoin como moeda.

De fato, antes das dicas para investir em criptomoedas, você precisa saber algumas informações sobre criptomoedas. Dessa forma, saiba que criptomoedas são produtos baseados em blockchain, uma espécie de livro-razão, que armazena as informações das criptomoedas em ordem cronológica. Portanto, as blockchains utilizam criptografia para manter a segurança das transações.

Uma das principais características das criptomoedas é a descentralização. Por exemplo, o Bitcoin foi criado para garantir transações financeiras sem a necessidade de intermediação ou controle de empresas e do governo. Por mais que o governo não possa controlar as criptomoedas, eles ainda podem fazer exigências às empresas ou pessoas que controlam ou criaram criptomoedas. 

Em muitos países, criptomoedas estão banidas, mas existe uma tendência para que elas sejam regulamentadas e aceitas como ativos financeiros. Em suma, um caso disso é El Salvador que já aceita o Bitcoin como moeda oficial.

As principais criptomoedas do mercado são: Bitcoin, Ethereum, BNB, Tether (USDT), mas existem milhares de criptomoedas que possuem diferentes propósitos. Você pode ler mais a respeito das criptomoedas e da blockchain lendo este artigo: O que é Blockchain?

O que saber antes de investir em criptomoedas

1. Saiba que o mercado de criptomoedas é volátil

O mercado de criptomoedas é altamente volátil, ou seja, os preços podem oscilar rapidamente em um curto período de tempo. Por exemplo, em cinco anos, as ações da Coca-Cola tiveram um ganho de 100% do valor.

De fato, nesse mesmo período, o Bitcoin saiu de aproximadamente 4 mil dólares para mais de 40 mil dólares, atingindo uma máxima de 68 mil dólares. Outras criptomoedas atingiram ganhos ainda superiores. 

Mas do mesmo modo que muitas criptomoedas proporcionaram ganhos impressionantes, outras proporcionaram prejuízos gigantescos. 

Antes de investir em criptomoedas, é fundamental entender que o valor das criptomoedas pode oscilar bastante em pouco tempo. Isso ocorre por ser um novo mercado com muitas ideias surgindo, pouca regulamentação e entusiasmo excessivo. Com um pouco de cautela e preparação, você vai conseguir lidar com a variação de preços.

2. Cuidado ao investir em apenas uma criptomoeda ou em muitas

Um erro comum de investidores iniciantes é investir todo seu dinheiro em uma única criptomoeda ou investir em várias criptomoedas, buscando ter lucro financeiro rápido. 

Investir em uma única criptomoeda, às vezes, não é uma estratégia eficaz. O interessante é ter um portfólio diversificado em até três criptomoedas, de modo que você consiga acompanhá-las e minimizar os riscos de investir em apenas uma. 

Caso você invista em mais do que três criptomoedas, talvez você não consiga acompanhar todas elas e possa perder informações importantes neste período de tempo.

3. Antes de investir em criptomoedas, faça sua própria pesquisa.

Para qualquer tipo de investimento, realizar pesquisas sobre o ativo que você deseja investir é uma tarefa fundamental. Antes de investir em uma criptomoeda, busque compreender os fundamentos dela, o que ela busca solucionar e outros detalhes. Você pode começar lendo a whitepaper, um documento que mostra as informações da criptomoeda e sobre o projeto dela. 

Ler a whitepaper é um passo importante, mas não se esqueça de acompanhar as notícias, o roteiro do projeto e a equipe responsável por ele. Como citado anteriormente, o mercado de criptomoedas é volátil, então entender melhor as informações de um projeto e também do mercado vai te ajudar a evitar frustrações. 

banner_posts

4. Não invista dinheiro da sua reserva de emergência.

O título já basta para entendermos que nunca devemos investir dinheiro que guardamos para alguma emergência ou para utilizarmos no dia a dia. Manter as finanças em ordem é importante, antes de começar a investir em criptomoedas. 

Dessa forma, caso você esteja investindo um dinheiro que não pode perder ou vai que deveria ser utilizado em outros lugares, como pagar contas, você terá maior dificuldade e estabilidade emocional para lidar com as decisões de investimento. Então, tenha calma e invista no momento correto.

5. Não busque lucrar a curto prazo!

Claro que devemos esperar um retorno positivo em todo investimento, afinal de contas, investimos para isso. Existem muitas histórias de sucesso e inacreditáveis no mundo das criptomoedas, como pessoas que enriqueceram de um dia para o outro, mas você não deve basear seu investimento em histórias que aconteceram com outras pessoas.

Mantenha os pés no chão e entenda sobre cada projeto que você está investindo. Alguns projetos trabalham para desenvolver soluções para o futuro, enquanto outros possuem um roteiro mais imediato. 

6. Mantenha sua palavra-chave em segurança.

Alguns investidores e entusiastas utilizam carteiras de criptomoedas e realizam seus investimentos através de corretoras descentralizadas. 

Portanto, ao criar uma conta em uma carteira de criptomoedas, ela disponibiliza uma palavra-chave de segurança. Com ela, você pode acessar sua carteira e seus recursos em outros dispositivos. Em suma, caso você perca ela, não conseguirá mais acessar aquela carteira e os recursos que estão guardados. 

Dessa forma, nunca compartilhe sua palavra-chave com outras pessoas. Portanto, guarde ela em um lugar seguro, cuidado ao deixá-la escrita em lugares de fácil acesso. 

Sendo assim, você já está no caminho para investir em criptomoedas. Agora resta encontrar bons projetos para estudar e fazer sua própria avaliação. Que tal começar pelo Agrispace?

Por fim, o Agrispace é uma plataforma do metaverso focada no agronegócio e que está sendo desenvolvida pela Culte.

Uma ótima maneira de investir é através do Agrispace, a plataforma do metaverso da Culte. Elaborada para garantir espaço de aprendizado e desenvolvimento tecnológico para o agronegócio brasileiro, o Agrispace é uma ótima maneira de entrar na tendência do metaverso.

Saiba como investir no metaverso, clique aqui.

Leia mais sobre a Agrispace. Podemos te ajudar a investir no metaverso, saiba mais.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.