ChatGPT do Google? Conheça o Bard

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O Google está liberando acesso ao Bard, sua ferramenta de inteligência artificial e que fará concorrência contra o ChatGPT. A empresa disponibilizou uma lista de espera para aqueles que desejam testar a ferramenta, mas apenas para pessoas que residem nos Estados Unidos ou no Reino Unido. 

Em comunicado, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que a tecnologia IA possui potencial para melhorar significativamente bilhões de vidas e por isso que há seis anos o Google está focando na área de inteligência artificial. 

Em 2017, a Google disponibilizou o modelo e pesquisa Transformer, que é a base para muitos aplicativos IA de hoje, como o ChatGPT. 

ChatGPT do Google? O que é o Bard

Prabhakar Raghavan, vice presidente do Google, apresentando o Bard em París para fazer concorrência contra o ChatGPT.
Prabhakar Raghavan, vice presidente do Google, apresentando o Bard em París.

O Bard é um chatbot programado para potencializar a capacidade de pesquisas e respostas da Web por meio de IA e alimentado pelo modelo LaMDA. 

O Bard é uma IA generativa, assim como o ChatGPT e o DALL-E, mas é uma maneira genérica de definir essa ferramenta. IA generativa se refere a inteligências artificiais que podem criar vídeos, imagens, textos e outros conteúdos, mas o foco do Bard não está apenas na criação de textos.

Em uma análise inicial e comparativa, críticos disseram que a ferramenta do Google consegue criar textos mais humanizados, enquanto que o ChatGPT é mais robótico.

Dessa forma, o Blog do Google diz que por meio do Bard, você poderá explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb para uma criança de 9 anos. O foco do Bard está em aprimorar o mecanismo de pesquisa do Google.

ChatGPT do Google, saiba quais vantagens do Google Bard

Ainda é incerto definir quais vantagens que o Google Bard possui, visto que o ChatGPT e outras ferramentas IA já estão no mercado, mas o Google quer que seus usuários utilizem o Bard para aprofundar a compreensão de tópicos complexos e na tomada de decisões. 

Por exemplo, quando apresentou o Bard em París, a empresa pediu ajuda ao chatbot para decidir qual carro comprar. De fato, o processo feito pelo Bard simplificou o processo de compra, retirando a necessidade de ir até um mecanismo de busca procurar informações sobre carros.

O Bard também apresenta uma vantagem em relação ao ChatGPT porque utiliza todas as informações da web para fornecer respostas. Atualmente, o ChatGPT é alimentado previamente e não possui acesso à internet.

Como acessar o Bard

Diferente do ChatGPT, o Bard ainda não está disponível publicamente, apenas pessoas que moram nos Estados Unidos ou no Reino Unido podem pedir para entrar na lista de espera disponibilizada pelo Google. Usuários que moram em outros países podem utilizar algum serviço de VPN como alternativa.

Portanto, para entrar na lista de espera, basta acessar o site bard.google.com, fazer login com sua conta do Google e aceitar os termos do serviço. 

De fato, o Google ainda não possui informações sobre quando o Bard será disponibilizado para outros países ou de maneira definitiva.

Qual valor para usar o Bard

Até o momento o Bard é uma ferramenta gratuita, mas isso pode mudar no futuro. O Bard será integrado ao mecanismo de pesquisa do Google para facilitar as pesquisas realizadas pelos usuários. 

Mesmo que tudo indique que a IA permaneça gratuita, vale lembrar que chatbots como o Bard e o ChatGPT possuem um alto custo de manutenção. Provavelmente o Google vai avaliar a necessidade de alguma assinatura premium, igual o ChatGPT.

Quais suas limitações

Neste primeiro momento, o Google vai está disponibilizando uma versão inicial do Bard mais leve e que requer menos poder computacional. De fato, essa versão foi feita para suportar um maior número de usuários simultâneos utilizando a ferramenta. 

Portanto, quando o Google apresentou essa versão, em 6 de fevereiro, o Bard apresentou algumas informações e respostas incorretas, causando desconfiança por parte da capacidade da IA.

Google vai lançar novas IA?

O Google está trabalhando no desenvolvimento de novos produtos baseados em inteligência artificial, mas a empresa ainda não possui informações sobre a data de lançamento desses produtos. 

Portanto, um dos produtos em que a empresa está trabalhando é o Imagen, um gerador de imagem IA. O Imagen é capaz de criar imagens de alta fidelidade por meio de comandos de texto, mas possui alguns problemas de desempenho e alguns riscos.

A empresa também possui um gerador de música AI, o MusicLM, que gera músicas com base em descrições de texto, instrumentos e vozes, mas ainda não está disponível para testes.

O Google também está de olho em outra tendência virtual: o metaverso. A empresa está focada na inteligência artificial, mas sabe que o metaverso pode aumentar as receitas de publicidade que estão caindo. Você pode ler mais sobre o metaverso por meio desse artigo: O que é Metaverso?

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