O que sua empresa precisa fazer para entrar no metaverso?

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Nos primeiros cinco meses de 2022, as empresas investiram mais de 120 bilhões de dólares no desenvolvimento tecnológico e na infraestrutura do metaverso. De acordo com a McKinsey, empresa de consultoria empresarial.

Portanto, todas as áreas estão prevendo um impacto positivo por causa do metaverso, seja com o turismo virtual, venda de equipamentos de realidade virtual, indústria do entretenimento ou jogos realistas.

Dessa forma, nenhuma empresa quer perder o potencial financeiro que o metaverso é capaz de proporcionar. O metaverso é o futuro da internet e da economia mundial.

O metaverso é uma versão futura da internet, um mecanismo para melhorar o mundo físico. Assim, o metaverso é o mundo virtual simulado e hiper-realista. Nenhuma empresa quer ignorar isso e a sua também não deve.

Por que é importante preparar sua empresa para o metaverso

Em relatório, o banco de investimentos Citi informou que o metaverso pode atrair cerca de 5 bilhões de usuários, sendo 1 bilhão de pessoas utilizando dispositivos de realidade virtual. O relatório também informa que o metaverso representa um potencial de até 13 trilhões de dólares até 2030.

“Acreditamos que o Metaverso é a próxima geração da internet – combinando o mundo físico e digital de maneira persistente e imersiva – e não puramente um mundo de realidade virtual”. 

Um metaverso baseado em dispositivos móveis, computadores, videogames e equipamentos VR podem resultar em um ecossistema muito grande, gerando oportunidades significativas.

É difícil prever com exatidão todas as oportunidades que o metaverso vai proporcionar, mas é fato que todas as empresas estão se preparando para estarem no metaverso e explorarem esse potencial.

Oportunidades de negócio

Sua empresa no metaverso: assim como a Nike utilizou a Roblox, você pode trazer sua empresa para o metaverso utilizando outras plataformas.
Roblox e Nike possuem uma parceria e criaram a Nikeland.

Nestes últimos anos, diversas tecnologias, plataformas e previsões ficaram mais populares, como criptomoedas, NFTs e plataformas de jogos. 

A plataforma de jogos Roblox teve crescimento de 108% na receita e alcançou 45 milhões de usuários médios por dia, aumento de 55%, em 2021. Plataformas como a Roblox se tornaram uma referência para o metaverso que está em desenvolvimento e mobilizaram diversas empresas de diversas áreas.

A Nike desenvolveu a Nikeland, em parceria com a Roblox, com o objetivo de conectar fãs da marca em um espaço virtual esportivo. A adidas não ficou para trás e já possui planos para desenvolver a ‘AdiVerse’, mas em outra plataforma, na The SandBox. Prada, Gucci, Louis Vuitton e diversas outras marcas de moda estão investindo no metaverso.

Todas as áreas estão se movimentando rumo ao metaverso, empresas como Disney, Netflix, Meta, Microsoft, Rock in Rio e muitas outras, apostam no metaverso como uma próxima fonte de renda. 

Preparando seu negócio para o metaverso

Não apenas empresas globais precisam se preparar para o metaverso, mas todas as empresas. A boa notícia quanto a isso é que todas as empresas podem desfrutar do metaverso, basta criatividade.

De acordo com o relatório da JPMorgan, todos os anos são movimentados cerca de 54 bilhões de dólares em bens virtuais. A tendência é que todas as empresas façam parte do metaverso, porque o futuro do comércio eletrônico é o metacommerce.

O metacommerce é o comércio que ocorre dentro do metaverso, como venda de avatares, terrenos, acessórios e outros produtos. 

O metaverso aprofundará essa relação entre o consumidor e as empresas, sendo necessário que as empresas possam se preparar corretamente para explorar ao máximo o potencial do metaverso.

Fortalecer a marca

O primeiro passo de preparação para o metaverso é fortalecer a marca da sua empresa aumentando a presença dela online. É importante criar uma boa estratégia de promoção de marca.

O processo de fortalecer a marca passa por simples passos, como: 

  • Aumentar a presença em redes sociais
  • Disponibilizar mais informações sobre a empresa
  • Atualizar o site da empresa e manter ele moderno
  • Proporcionar experiências aos usuários e clientes
  • Treinar funcionários para compreenderem sobre o metaverso

Manter uma forte presença online é essencial para não perder nenhuma oportunidade que está sendo gerada com o metaverso. Porém, não se pode deixar a qualidade de lado.

Foco no público alvo

O processo de fortalecer a presença digital é interligado com o foco no público adequado. O público adequado para sua empresa no metaverso é o mesmo público que você possui agora.

O metaverso não deve mudar os serviços e produtos que a sua empresa possui, pelo contrário, o metaverso irá popularizar esses serviços, caso você foque no público correto.

Se seu público alvo é o agronegócio, não adianta criar um anúncio no Instagram para adolescentes, muito provavelmente não funcionará. 

Dessa forma, foque nas necessidades e direcione seu marketing no público ideal, garantindo uma boa experiência, seja online ou presencialmente.

Escolhendo a plataforma adequada

A Wendy’s lançou a Wendyverse na Horizon Worlds criando laços com o metaverso.

A maioria das empresas que não estão desenvolvendo seu próprio metaverso, mas estão investindo em diferentes plataformas para divulgarem seus produtos e serviços.

Portanto, a Coca Cola lançou a Byte, um refrigerante de edição limitada, que foi criado exclusivamente para o jogo Fortnite. De fato, a Balenciaga também realizou parceria com o Fortnite e passou a vender acessórios para os avatares dos jogadores.

Existem dezenas de plataformas que fazem parte do desenvolvimento do metaverso, por isso é essencial escolher a plataforma adequada para popularizar sua empresa. 

Dessa forma, um exemplo disso é a Wendy’s. De fato, a rede de fast food desenvolveu a Wendyverse, na Horizon Worlds, plataforma desenvolvida pela Oculus. Dessa forma, o usuário é recompensado ao fazer pedidos na Wendyverse. 

A Horizon Worlds possui cerca de 300 mil jogadores mensais, diferente dos 40 milhões de jogadores ativos na Roblox. Porém, os públicos são diferentes. Dessa forma, a Roblox é uma mania entre crianças, a Horizon Worlds já possui um público mais adulto e propício a fazer pedidos de hambúrgueres na Wendyverse. 

É preciso escolher bem a plataforma de acordo com a atividade e região da sua empresa. 

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