PaLM 2: a IA do Google contra o GPT-4

banner_posts

O GPT-4 e os demais modelos de linguagem grande não estão sozinhos na disputa pelo poder das IA generativas, pois o Google está expandido o PaLM 2, seu modelo gerado para ser eficiente e multitarefas.

Quando lançado, o ChatGPT se tornou um dos aplicativos com maior ascensão do mercado, atingindo rapidamente a marca de 100 milhões de usuários ativos. Rapidamente, a Microsoft utilizou-se do GPT-4 para implementar IA em seus próprios produtos. Desse modo, a empresa integrou o “ChatGPT” ao Bing, principal concorrente de buscas do Google.

Assim, o Google passou a ter maior atenção para a área e disponibilizou o PaLM 2, seguido pelo Bard. Leia mais sobre esse modelo e quais as diferenças dele para o GPT-4, modelo da OpenAI.

O que é PaLM 2 e como funciona?

PALM 2: LLM altamente eficiente e poderoso do Google.
PaLM 2, LLM altamente eficiente e poderoso do Google.

O Google quer disputar cada espaço disponível no avanço dos grande modelo de linguagem (LLM), ou em inglês Large Language Model. Em 2023, a empresa disponibilizou o PaLM 2, um modelo LLM com grande capacidade de realizar diferentes tarefas, raciocínio avançado, treinado em mais de 100 idiomas e desenvolvido como o LLM mais eficiente do mercado.

Segundo o Google, o PaLM, primeiro modelo LLM da série, possui cerca de 540 bilhões de parâmetros (medida utilizada para a quantidade de dados dos LLM). No entanto, o PaLM 2 é um modelo muito menor que a primeira versão, mas também é mais eficiente e ágil que os demais LLMs do mercado. 

A empresa disse que o modelo utiliza uma técnica chamada de compute-optimal scaling que se refere à alocação eficiente de recursos computacionais, melhorando o desempenho e diminuindo os custos de processamento. Assim, o PaLM 2 consegue produzir melhores resultados com menos dados de treinamento

Diferentes modelos

O modelo está projetado em diferentes capacidades, justamente para torná-lo adaptável para diferentes utilidades. O Google informou que os modelos são os seguintes, do menor modelo em capacidade para o maior: Gecko, Otter, Bison e Unicorn.

O modelo Gecko é extremamente leve e eficiente, isso abre novas portas para desenvolvedores, pois podem utilizar esse modelo para casos de uso direcionado para smartphones e outros dispositivos. Mesmo desconectado da internet, o Gecko modelo pode processar 20 tokens por segundo, cerca de 16 palavras por segundo, em smartphones.

Recentemente, a Meta disponibilizou o Llama 2, um LLM de código-aberto, mas também “dividiu” o LLM em diferentes modelos, do mesmo modo que o PaLM 2. Ou seja, podemos esperar cada vez mais modelos de IA ajustados para diferentes características e usos.

Med-Palm

Apresentação do Google sobre o Med-Palm 2.
Apresentação do Google sobre o Med-Palm 2.

Uma das funcionalidades interessantes do PaLM 2 está no ajuste para a criação de modelos específicos. Por exemplo, o Google desenvolveu o Med-PaLM, um LLM ajustado para médicos que recebeu uma certificação de nível “especialista” no exame de licenciamento médico dos Estados Unidos. 

Posteriormente, o Google adicionou novas funcionalidades ao Med-PaLM, buscando torná-lo mais útil para médicos e hospitais. Agora, o Med-PaLM consegue analisar imagens como raios-X e mamografias e obter conclusões. Isso auxilia no apoio médico para os pacientes e também para áreas remotas de todo o mundo. 

Tem também o Sec-Palm, um outro modelo especializado, mas diferente do Med-Palm, esse modelo atua como uma versão de análise de segurança cibernética criada para detectar ameaças maliciosas rapidamente.

Diferença entre o PaLM 2 e o GPT-4

Na incessante busca por aprimorar a compreensão da linguagem natural, podemos comparar dois gigantes da área: PaLM 2 e o GPT-4. Respectivamente, esses modelos de linguagem estão trazendo diversas inovações para a área, mas ainda funcionam de modo bastante parecido.

A principal diferença entre os dois modelos é que o PaLM 2 é projetado para ser mais eficiente em termos de recursos do que o GPT-4. Isso significa que dispositivos não tão potentes conseguem utilizar recursos do modelo do Google com maior facilidade e agilidade, diferente do GPT-4. 

No entanto, o GPT-4 da OpenAI não fica atrás. Em suma, sua chegada trouxe uma série de melhorias notáveis para a área da inteligência artificial. O GPT-4 consegue executar uma variedade incrível de tarefas, mas, diferente do PaLM 2, o acesso ao melhor modelo está disponível apenas mediante a pagamento.

O GPT-4 suporta aproximadamente 50 idiomas, enquanto que o PaLM 2 suporta cerca de 100 idiomas. De um modo geral, o GPT-4 está à frente do PaLM 2, mas ambos são úteis para aplicações do dia a dia.

Bard

Desenvolvido pelo Google para concorrer contra o ChatGPT, o Bard está utilizando o PaLM 2 para realizar suas funções. A ferramenta está disponível em mais de quarenta idiomas e pode ser acessada gratuitamente no Brasil.

De fato, o Bard consegue gerar texto semelhante ao texto humano, respondendo amplas perguntas e podendo desenvolver uma série variada de atividades. Futuramente, o Google espera expandir o uso do PaLM 2 para novas ferramentas e serviços da empresa.

Portanto, além dos modelos de linguagem grande, uma outra inovação tecnológica que está ganhando espaço na sociedade é o metaverso. Por meio da IA, o metaverso está avançando rapidamente em diferentes espaços da economia. 

Por fim a Culte está trabalhando para tornar o metaverso disponível para o agronegócio brasileiro por meio do Agrispace.

Saiba como a sua empresa pode participar dos avanços do metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.