Qual a relação do futebol e do metaverso?

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O metaverso está transformando muitas áreas e a indústria do entretenimento não está ficando de fora, nem o futebol. Não é de agora que o futebol e o metaverso se relacionam. 

A própria FIFA, antes da copa do mundo, lançou o Fifa World, um ambiente digital que permitia a interação de usuários em espaços sociais, além de recompensas e outros benefícios.

Neste artigo, preparamos três tipos de experiências no metaverso que estão sendo utilizadas por outros esportes, mas que podem ser aplicadas no futebol.

Experiências do metaverso no futebol

A combinação do metaverso com o futebol é extremamente positiva para esse esporte porque consegue criar um ambiente dinâmico e mais interativo entre as equipes e os seus torcedores.

A indústria esportiva está em constante mudança, mas essa mudança ganhou um novo aliado: a Web3 e o metaverso. No futebol, a mudança é nítida. Ligas que nunca antes vistas, ganharam maior espaço com as transmissões na internet. Os torcedores se conectaram com maior força com suas equipes do coração.

Tivemos a transmissão de uma copa do mundo de maneira acessível na internet para todo mundo assistir, mas apesar de todas as mudanças positivas, estamos num período exigente em relação ao entretenimento e é justamente o metaverso que pode ajudar o futebol a continuar nessa mudança.

Interação com os fan tokens

Os fan tokens são uma evolução do programa de sócio torcedor porque combinam o amor dos torcedores com benefícios super interessantes. Vale lembrar que os fan tokens não são criptomoedas, mas pertencem a mesma tecnologia das criptomoedas, a blockchain.

É possível utilizar os fan tokens para unir os clubes aos torcedores de diversas maneiras. Por exemplo: o Vasco possui um fan token que proporciona aos compradores uma fatia do mecanismo de solidariedade da FIFA.

Ou seja, um jogador da base do Vasco é negociado ou vendido, uma quantia desse mecanismo vai direto para os detentores do fan token.

Os fan tokens podem ser uma fonte de renda adicional para os clubes e uma maneira de que os clubes tenham uma maior interação com a Web3 e com o metaverso.

Conteúdo dinâmico do metaverso no futebol

Recentemente, o São Paulo Futebol Clube firmou parceria com a CBI, uma empresa especialista em Web3 e metaverso. A parceria consiste em integrar o São Paulo ao Alphaverse, um metaverso baseado no futebol.

O Real Betis, equipe espanhola, também faz parte do Alphaverse. De fato, a iniciativa vai garantir valores financeiros para as equipes, além de uma parte dos ganhos comerciais, e experiências no metaverso para os torcedores que poderão receber benefícios na vida real, como camisas e ingressos, e versões virtuais de estádios.

O Barcelona e o Flamengo também estão de olho na criação de conteúdo dinâmico, firmando parcerias e estúdios para tornar isso possível.

A equipe espanhola possui o Barça Studios, em parceria com a Socios, para a criação de novas formas de conteúdo para a internet e para a Web3. Em suma, já o Flamengo possui parceria com a MoonPay, empresa líder em Web3, e tem como foco promover soluções e iniciativas inovadoras.

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Novas formas de imersão

De fato, durante a Copa do Mundo de 2022, os torcedores presentes nos estádios poderiam utilizar o aplicativo da FIFA para terem acesso a estatísticas e outras informações em tempo real. Embora criar aplicativos como o da FIFA seja caro, com a ajuda dos gêmeos digitais combinados com a inteligência artificial, o metaverso pode tornar mecanismos como esse mais acessíveis. 

Em suma, um outro exemplo de conteúdo dinâmico que ocorre com o metaverso é na Horizon Worlds. Portanto, o metaverso da Meta, o Horizon Worlds transmite partidas da NBA para os seus usuários. Só esse ano, são mais de 50 jogos da NBA em realidade virtual, e 5 com imersão de 180 graus. 

Outra medida é a do Brooklyn Nets, franquia da NBA que está testando a transmissão dos jogos em realidade virtual, veja o vídeo abaixo:

Essa medida pode ser aplicada ao futebol futuramente, mudando a maneira que assistimos as partidas e tornando o conteúdo muito mais dinâmico e interessante.

Além do VR

Existem muitas outras experiências que podem ganhar espaço no mundo dos esportes e no futebol com a ajuda do metaverso. Implantar algumas mudanças no futebol pode custar muito mais caro que em outros esportes, então, as medidas podem levar um tempo superior para aparecerem no futebol.

No artigo, falamos sobre algumas experiências utilizando a realidade virtual como base, mas se engana quem pensa que apenas essa tecnologia pode ser utilizada no metaverso. A EuroLiga, maior competição de basquete da Europa, tem o seu próprio metaverso.

No metaverso da EuroLiga, os torcedores podem ganhar tokens, interagir com amigos e outros torcedores. Também é possível criar e personalizar um avatar 3D e assistir as partidas de basquete que ocorrem na liga.

Por fim, aos poucos, o metaverso está se tornando uma realidade acessível para os esportes e se tornando um exemplo de como o futebol pode continuar evoluindo. No Brasil, o metaverso também está avançando com o Agrispace. 

Com um amplo ecossistema, o Agrispace é um mundo virtual focado no agronegócio, permitindo que qualquer pessoa crie experiências imersivas em seu ambiente. Dessa maneira, esse espaço proporcionará que o agronegócio brasileiro esteja diretamente conectado com as novas tendências tecnológicas.

Saiba mais sobre o Agrispace, o metaverso do agronegócio brasileiro, elaborado pela Culte. Clique aqui para saber como investir no metaverso.

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