10 exemplos de realidade aumentada na educação

banner_posts

Nessa publicação, trouxemos exemplos de realidade aumentada na educação. Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula ao redor do mundo.

Por exemplo, somente na educação, o mercado de realidade aumentada pode ultrapassar os 5,3 bilhões de dólares até 2023, trazendo mais oportunidades e acessibilidade para a educação.

Assim, a utilização do AR e VR no ensino e em treinamentos traz um aprendizado mais prático, seguro e eficaz, gerando maior colaboração entre os alunos, envolvimento e interesse. Em suma, listamos dez exemplos de AR e VR na educação através de aplicativos.  

1. Human Anatomy Atlas 2023

Human Anatomy Atlas traz consigo modelos 3D e simulações com realidade aumentada.
Human Anatomy Atlas traz consigo modelos 3D e simulações com AR para a educação.

O Human Anatomy Atlas oferece modelos 3D e simulações da anatomia humana, tanto masculina quanto feminina. O objetivo do aplicativo é ajudar estudantes e profissionais da saúde a entender como funciona o corpo humano. Assim, os usuários podem realizar dissecações virtuais, visualizar animações, explorar o funcionamento dos músculos, dentre outras coisas.

Portanto, o aplicativo está disponível na App Store e também na Play Store, sendo nesse pelo valor de 0,99 dólares.

2. Microsoft HoloLens Healthcare

Microsoft HoloLens 2. Reprodução Microsoft.
Microsoft HoloLens 2. Reprodução Microsoft.

O dispositivo de realidade mista HoloLens 2, desenvolvido pela Microsoft, pode ser utilizado para a capacitação de equipes médicas, porque aprimora o tratamento dos pacientes e reduz o tempo de espera.

Então, com o dispositivo, os estudantes podem aprender sobre o corpo humano utilizando a realidade mista. Se torna possível entender melhor os componentes humanos e aprender como tratar diferentes condições médicas. 

De fato, o dispositivo também possibilita a comunicação de profissionais da saúde com especialistas de maneira remota, o acesso a dados sobre o paciente e a consulta de informações médicas, como ressonância magnética em 3D e raios-x.

3. Google Arts and Culture Expeditions

Plataforma da Google reúne mais de 2 mil instituições para o ensino e também possui elementos AR e VR.
Plataforma da Google reúne mais de 2 mil instituições para o ensino e também possui elementos AR e VR.

O Google Arts & Culture reúne mais de 2 mil instituições culturais de 80 países. Através da plataforma é possível descobrir diversas histórias, como as sufragistas, artes cênicas, imagens do arquivo da NASA, etc. 

O aplicativo possui diversos elementos de realidade aumentada e vídeos e imagens 3D, permitindo uma maior imersão e interatividade com o usuário. Assim, o usuário pode realizar tour em realidade virtual, visitar museus do mundo inteiro, utilizar o Street View e ter mais conhecimento sobre a história e as artes.

Está disponível em versão web, Play Store e App Store.

4. Star Walk: Find Stars & Planets

Reprodução Apple Store. Star Walk utiliza realidade aumentada para identificar estrelas em tempo real.
Reprodução Apple Store. Star Walk utiliza realidade aumentada para identificar estrelas em tempo real.

Os usuários deste aplicativo AR podem ver e identificar constelações e estrelas em tempo real e aprender sobre fatos astronômicos interessantes e estatísticas diárias.

Com o Star Walk, os usuários conseguem visualizar e identificar constelações e estrelas em tempo real e aprender mais sobre a astronomia. 

O aplicativo traz consigo diversos recursos interessantes, como um mapa do céu com milhares de estrelas e constelações, rastreamento em tempo real de corpos celestes, visão do céu em realidade aumentada e uma extensa lista de informações sobre a astronomia. 

Está disponível em versão web, Play Store e App Store.

5. 3DBear

Reprodução 3DBear. Amostra de AR do aplicativo.
Reprodução 3DBear. Amostra de AR do aplicativo.

De fato, o 3DBear é um aplicativo móvel de realidade aumentada que permite que alunos criem mundos virtuais. Portanto, o foco do aplicativo é desenvolver um ensino mais ativo entre os alunos, com maior interatividade, criatividade e colaboração.

Porque, com os recursos desenvolvidos para a educação do 3DBEAR, é possível desenvolver uma sala de aula e transformar o ensino com planos para a aula, cenas AR e modelos 3D e criação de vídeos AR.

Está disponível na Play Store e App Store.

6. CoSpaces Edu

Ferramenta de criação da CoSpaces Edu.
Ferramenta de criação da CoSpaces Edu.

O CoSpaces Edu é um aplicativo popular para a educação de crianças e adolescentes com realidade virtual e aumentada, pois permite criar elementos 3D, animações e explorar elas em realidade virtual ou aumentada.

Dessa forma, os professores conseguem gerenciar as turmas e criar maior colaboração entre os alunos em tempo real. Em suma, traz também passeios imersivos, histórias narrativas, exposições e simulações 3D, apenas um exemplo de como a realidade aumentada e virtual da CoSpaces Edu pode ser utilizada na educação.

Está disponível em versão web, Play Store e App Store.

7. Avantis World

Ilustração do parque Avanti's World.
Ilustração do parque Avanti’s World.

Lançado como o primeiro parque temático educacional de realidade virtual, o Avantis World inova na maneira de ensinar, porque explora experiências educacionais em VR e AR.

O Avantis traz consigo experiências na área de geografia, ciências, história e também de literatura e alfabetização. Assim, os alunos podem explorar de modo independente um ambiente controlado pelo professor por meio do ClassVR.

Está disponível em versão web e dispositivos móveis, mas é necessário realizar inscrição e pagamento. De fato, o valor mínimo é de 99 dólares por ano.

8. ClassVR

Crianças utilizando o dispositivo VR da ClassVR.
Crianças utilizando o dispositivo VR da ClassVR.

O ClassVR é uma plataforma para professores com o objetivo de melhorar o envolvimento dos alunos e introduzir a realidade virtual na sala de aula. Assim, a plataforma fornece conteúdo educacional em realidade virtual e aumentada e também trabalha com um fone de ouvido de realidade virtual.

O foco da plataforma com a utilização do dispositivo e do conteúdo VR é reter o conhecimento, aprender de maneira interativa e melhorar o aproveitamento dos alunos, sendo um ótimo exemplo de como a realidade aumentada pode ser usada na educação.

As experiências são positivas, mas é necessário realizar orçamento para ter acesso ao dispositivo e plataforma do ClassVR.

9. Mondly AR

A Mondly traz consigo o ensino de idiomas com o uso de AR e VR.
A Mondly traz consigo o ensino de idiomas com o uso de AR e VR.

Dessa forma, a Mondly pertence ao grupo de educação Person, o mesmo proprietário da Wizard. O foco da Mondly é o ensino de idiomas de maneira online e a qualquer hora, mas a diferença é justamente a utilização de AR e VR.

A plataforma fornece a opção de aprender com realidade aumentada ou realidade virtual, sendo assim a primeira experiência de aprendizado de idiomas com chatbot e reconhecimento de fala no mundo. Portanto, a realidade aumentada da Mondly permite utilizar o celular para aprender um novo idioma explorando e interagindo com experiências virtuais.

Então, a ideia é trazer mais interatividade e inovar no ensino e aprendizado de novos idiomas, tornando a experiência mais divertida. 

A plataforma fornece opção gratuita, assim como planos mensais e anuais.

10. SkyView®

SkyView utiliza realidade aumentada para ensinar sobre estrelas e constelações.
SkyView utiliza realidade aumentada para ensinar sobre estrelas e constelações.

O SkyView permite encontrar e identificar estrelas e constelações com a tela do celular, seja de dia ou de noite. Utilizando a realidade aumentada, o aplicativo permite explorar os céus e traz consigo recursos interessantes.

Dessa forma, com o aplicativo é possível utilizar o modo offline, possui compatibilidade com binóculos Space Navigator, telescópios e lunetas, planejar eventos celestes e realizar viagens no tempo, vendo o céu em diferentes ocasiões.

Está disponível no Play Store e App Store.

AR e VR levam a educação a um nível diferente

Por fim, experiências com as realidades virtual e aumentada trazem maior impacto na educação e estão ganhando papel de liderança na edtech, também chamada de tecnologia educacional.

Assim, a incorporação dessas tecnologias auxilia no desenvolvimento do aluno, ajudando-os a alcançar melhores resultados com imersão e maior compreensão dos assuntos. Portanto, incorporação que também pode ser feita para treinamentos e a qualquer nível de ensino.

Porém, não apenas na educação a realidade aumentada e realidade virtual estão impactando o mundo, mas também no metaverso. Leia sobre o que é metaverso e saiba mais sobre essa tendência.

Saiba mais sobre o Agrispace, o metaverso do agronegócio elaborado e desenvolvido pela Culte.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Conheça o que são os óculos inteligentes

Conheça as tendências do mundo virtual

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.