O que é agricultura inteligente

banner_posts

A agricultura inteligente surgiu com a necessidade de aumentar a produtividade das fazendas com a incorporação de elementos tecnológicos. 

O termo é recente e talvez muitos confundam com outros termos, como AgriTech ou agricultura de precisão. Então, mesmo que você não esteja familiarizado com essa tendência, não se preocupe. 

Em suma, nesta publicação, iremos discutir a respeito do que é a agricultura inteligente e como ela funciona.

O que é agricultura inteligente

Existe uma pequena confusão a respeito da agricultura inteligente com a agricultura de precisão ou com a Agritech. A AgriTech nada mais é do que a implantação da tecnologia na agricultura em geral. 

Por outro lado, a agricultura inteligente abrange a agricultura de precisão. O foco da agricultura inteligente é monitorar, coletar dados e utilizar esses dados para promover o manuseio do gado e da plantação de modo mais eficaz. 

Então, diferente das demais técnicas e tecnologias, a agricultura inteligente é a utilização da Internet das Coisas (IoT) e tecnologias avançadas, como aprendizado de máquina e Big Data, para aumentar a produtividade e diminuir os custos financeiros.

Dispositivos IoT, como sensores inteligentes, drones e estações meteorológicas são a base para a agricultura inteligente, mas existem outras tecnologias que dão suporte ao desenvolvimento do agro.

Como funciona a agricultura inteligente

A utilização de drones e outros dispositivos faz parte da agricultura inteligente.
Drone sendo utilizado na agricultura.

Sendo baseada na introdução da Internet das Coisas e na utilização de dados e informações para o aumento da produção, a agricultura inteligente traz consigo algumas tecnologias.

De fato, essas tecnologias funcionam de maneira interligada e a favor da produção, possuindo cada uma um papel de destaque na agricultura inteligente.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas possibilita a otimização e monitoramento das fazendas, principalmente com o uso de sensores inteligentes. Estações meteorológicas e outras ferramentas IoT também são utilizadas na tarefa de verificar a radiação solar, umidade geral, monitoramento do campo em tempo real, condições climáticas, progresso e saúde do gado e de plantações, etc.

Dispositivos IoT conseguem coletar informações em um nível infinitamente superior ao trabalho manual, concedendo uma uma visão geral da produção e o estado geral do negócio.

Big Data

Os dados coletados pela IoT na agricultura são armazenados na Big Data, tornando possível processar e analisar todas as informações. 

Com o auxílio dessa tecnologia é possível gerar previsões precisas, integrar e combinar as informações, planejar atividades a longo prazo e tornar o negócio mais eficiente. 

Blockchain

A tecnologia blockchain está ganhando espaço na agricultura inteligente e também em outras áreas da economia. Na agricultura inteligente, ela pode ser aplicada na logística, melhorando a rastreabilidade geral e também na segurança de dados.

Em suma, quando introduzida na agricultura inteligente, a blockchain permite o acompanhamento e rastreio de sementes, plantações, gado e também do produto final. Esse acompanhamento permite gerenciar melhor a cadeia de abastecimento e suprimento e também na garantia do produto. Assim, se algo acontecer, facilmente será possível identificar o lote do produto.

Então, por ser uma tecnologia inviolável, a blockchain está sendo utilizada na manutenção e proteção dos dados privados das propriedades rurais. Portanto, essa proteção assegura que somente agentes autorizados poderão ter acesso aos dados coletados pelos dispositivos inteligentes e também nas informações processadas pela Big Data.

Inteligência artificial

O aprendizado de máquina é um campo da inteligência artificial onde as máquinas analisam dados e informações e aprendem a identificar padrões e sugerir soluções. Como se uma máquina precisasse jogar xadrez apenas observando outras pessoas e, no fim, se tornasse imbatível.

Dessa forma, na agricultura, os dados coletados pelos dispositivos IoT e pela Big Data fornecem a base para o aprendizado de máquina aprender. 

Sensor IoT que pode ser utilizado junto com inteligência artificial na agricultura.
Sensor IoT que pode ser utilizado junto com inteligência artificial na agricultura.

Assim, a máquina trabalha no melhoramento genético, controle de pragas, doenças e ervas daninhas, identificação de problemas e no planejamento a longo prazo. De fato, o aprendizado de máquina também permite prever mudanças nos padrões climáticos e a melhor utilização dos recursos.

Dessa maneira, processos como irrigação e aplicação de pesticidas e fertilizantes podem ser aplicados com precisão cirúrgica. Em suma, técnicas preditivas se tornam bem sucedidas e a agricultura pode ser executada com robôs e dispositivos autônomos para colher e plantar com precisão.

Desafios da agricultura inteligente

Portanto, apesar da necessidade do aumento da produção para atender as demandas globais de alimentação, a agricultura inteligente enfrenta alguns desafios

1. Acesso à internet. No Brasil, mais de 70% das propriedades rurais não possuem acesso à internet. Sem internet, não é possível implantar a agricultura inteligente. 

2. Falta de conhecimento. É necessário maior investimento para ultrapassar essa barreira. A agricultura inteligente lida com recursos modernos e muitos agricultores não conseguem trabalhar com esses recursos.

3. Segurança de dados. A segurança das informações, dados e relatórios ainda é precária, principalmente a segurança dos dispositivos IoT. A implantação da blockchain pode trazer mais segurança.

4. Padronização tecnológica. Conforme a agricultura inteligente cresce, novas tecnologias e técnicas surgem, mas cada uma com diferentes padrões e diferentes tecnologias. Para que a agricultura inteligente consiga uma adoção massiva, a padronização das tecnologias é um grande desafio.

Dessa forma, diante de tais desafios, a agricultura inteligente segue crescendo, sendo estimado que cresça aproximadamente 10% em 2022, alcançando valor de mercado de 15,88 bilhões de dólares.

Por fim, aproveite e leia mais sobre os casos de uso da Internet das Coisas na Agricultura. 

Saiba também sobre o Agrispace, o espaço do agronegócio dentro do metaverso. 

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: 10 dApps que você precisa conhecer

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.