Saiba mais sobre os exemplos de metaverso

banner_posts

Aqui estão alguns exemplos de metaversos que têm recebido bastante atenção:

  • Roblox: Roblox;
  • Decentraland;
  • Fortnite;
  • Facebook Horizon;
  • Minecraft.

Esses são apenas alguns exemplos de metaversos existentes, mas é importante ressaltar que o conceito de metaverso ainda está evoluindo e há muitas outras plataformas e projetos em desenvolvimento que podem se tornar parte do metaverso no futuro.

Compreendendo o metaverso

Antes de visualizarmos alguns exemplos de metaverso, precisamos compreender o significado de metaverso e como ele pode ser aplicado para diferentes áreas.

De fato, o metaverso abrange uma grande definição e diferentes conceitos, passando pela realidade virtual até a blockchain e descentralização. Zuckerberg definiu o metaverso como “o futuro da internet comunicação social”, mas essa é apenas uma pequena parte do metaverso.

Portanto, aos poucos, o metaverso vem se constituindo como experiências que vão além das tradicionais. Dessa forma, no entretenimento, o metaverso consegue criar experiências imersivas e interativas para os usuários.

De fato, na indústria, o metaverso revoluciona as fábricas, automatiza os setores e aumenta a produtividade. No social, o metaverso quebra as barreiras do trabalho e da educação e cria ambientes saudáveis de aprendizado e trabalho. 

Assim, existem vários exemplos interessantes de metaversos que podemos utilizar, preparamos alguns deles para que você possa compreender o metaverso. 

Exemplos de metaverso: descentralizado

Um dos tipos de metaverso é o descentralizado, principalmente para os entusiastas de criptomoedas porque esse tipo de metaverso consegue criar ambientes de maior privacidade. No geral, metaversos descentralizados são baseados em blockchain. 

Veja alguns exemplos de metaverso descentralizados:

1) Decentraland

A Decentraland se intitula como o primeiro metaverso descentralizado. Surgida em 2020, a Decentraland inovou com a proposta de que os usuários poderiam comprar terrenos virtuais utilizando criptomoedas, fato que a tornou muito popular. Muitas empresas passaram a correr atrás de bons terrenos para se estabelecer no metaverso, o que tornou o Decentraland o maior exemplo de metaverso descentralizado.

Baseada em blockchain e com uma criptomoeda nativa na rede, a Decentraland é uma plataforma descentralizada, assim os usuários são donos de seus próprios terrenos, podem criar roupas e acessórios, estabelecer empresas e até jogos dentro da plataforma. 

A comunidade é a responsável por definir os rumos do metaverso, o que deve ser feito e quais regras devem ser criadas, ou seja, a Decentraland é uma DAO (organização autônoma descentralizada).

2) The Sandbox um exemplos de metaverso

O The Sandbox surgiu inicialmente como um jogo de celular, mas rapidamente a desenvolvedora criou uma versão para blockchain e deu início a esse metaverso. Apesar de ser um metaverso descentralizado, o The Sandbox possui um dono, a Animoca Brands, mas a plataforma é voltada para a comunidade e é baseada em blockchain. 

A plataforma conta com um editor capaz de criar NFTs (tokens não fungíveis), assim os usuários podem criar e animar seus próprios NFTs e vendê-los no mercado do jogo. Isso torna possível que a comunidade crie jogos, acessórios e outras experiências dentro da plataforma.

4) Upland

A Upland funciona de modo bastante similar a Decentraland, pois surgiu no mesmo ano e garante o direito de propriedade aos usuários. A Upland trabalhou para desenvolver uma economia que funciona de modo bastante parecido com a economia real, tornando a aventura dentro da plataforma o mais real possível.

5) Agrispace um exemplos de metaverso para o agronegócio.

Em desenvolvimento pela Culte, o Agrispace tem um ecossistema próprio para alimentar o metaverso no Brasil, principalmente para o agronegócio. O Agrisapce é um ambiente virtual com foco no agronegócio, mas que permite que qualquer pessoa crie experiências imersivas em seu ambiente. 

Dessa forma, unindo diversas ferramentas tecnológicas em um só local, o Agrispace vai beneficiar agricultores, empresários e demais usuários do agronegócio. Um dos benefícios do Agrispace como metaverso brasileiro é garantir um ambiente de comunicação e colaboração para a comunidade.

Exemplos de metaverso: centralizado

Diferente dos exemplos acima, os ambientes digitais centralizados são produtos ou de propriedade privada, como o Fortnite, que é da Epic Games. Assim, o usuário não possui propriedade dentro do jogo, mas pode participar da economia ou criar experiências.

1) Fortnite

Em 2022, a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, atraiu investimentos de 2 bilhões de dólares para explorar o desenvolvimento do metaverso. A Sony e a Lego são duas das principais parceiras da Epic Games e pretendem desenvolver novas experiências para o metaverso, explorando essa conexão entre os mundos físico e digital.

O Fortnite surgiu como um jogo eletrônico, mas com o passar do tempo, trouxe novas experiências para o jogo. O jogo se tornou uma plataforma, permitindo diversos jogos em um só ambiente. Durante a pandemia, a plataforma sediou diversos shows e eventos.

Recentemente, o Fornite anunciou seu programa do metaverso para criadores de conteúdo e usuários, servindo como exemplo para outras empresas. De fato, a plataforma anunciou um editor que poderá ser usado pelos usuários para criar experiências com os demais jogadores. Também anunciou o UEFN (economia do criador) onde os usuários poderão ser pagos pelo engajamento no conteúdo que eles publicarem.

2) Horizon Worlds

O Horizon Worlds é uma plataforma do metaverso baseada na realidade virtual. Na plataforma, os usuários podem criar experiências ou novos mundos virtuais e compartilhá-las com os demais usuários. 

A plataforma também é sede de diversos eventos e transmite jogos da NBA e até mesmo lutas do UFC, tudo isso sem custos para os usuários. Com foco no social, o Horizon Worlds disponibiliza salas de reuniões virtuais e outras ferramentas de interação para o trabalho, mas a plataforma é mais conhecida pelos seus jogos.

3) Zepeto

A Zepeto é um outro exemplo de metaverso, mas que diferente da Horizon Worlds ou do Fornite, funciona como um aplicativo móvel. Ou seja, os usuários podem baixar o aplicativo em seus smartphones e acessar as experiências da Zepeto.

Baseado em tecnologia 3D, os usuários podem criar seus avatares e visitar mundos virtuais, sejam eles de bate-papo ou de jogos, mas gerados por outros usuários. 

banner_posts

A evolução do metaverso

Em suma, a evolução do metaverso está ocorrendo rapidamente, impulsionada pelo avanço da tecnologia e pelo interesse crescente de empresas e usuários. Aqui estão algumas tendências e direções em que o metaverso está se desenvolvendo:

  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada;
  • Integração com blockchain;
  • Interoperabilidade;
  • Personalização e criação de conteúdo;
  • Aplicações em diversos setores;
  • Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

Essas são apenas algumas das direções em que o metaverso está evoluindo. À medida que a tecnologia avança e mais empresas e usuários adotam essa abordagem, é provável que vejamos ainda mais inovações e novas aplicações surgindo no contexto do metaverso.

O metaverso está se expandindo para além do entretenimento e entrando em diversos setores, como educação, saúde, turismo, imóveis e muito mais. As aplicações do metaverso nesses setores visam oferecer experiências imersivas, simulações e oportunidades de interação e colaboração.

Dessa forma a Culte está criando o Agrispace, ou espaço agrícola em tradução livre, que é um termo que se refere ao espaço virtual onde ocorrem atividades agrícolas e rurais. Um metaverso do Agronegócio Brasileiro.

O Agrispace veio para conectar o agronegócio brasileiro, impulsionando e garantindo mais espaço para a comunicação.

Por fim, quer saber mais sobre o AGRISPACE, a plataforma do agronegócio no metaverso que vai criar um ambiente de aprendizado para agricultores de todo o país.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: O que são valores mobiliários? Entenda a CVM.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.