Decentraland: O metaverso descentralizado

banner_posts

Portanto, quando o Facebook alterou seu nome para Meta, pesquisas sobre o metaverso explodiram, trazendo interesse e curiosidade para esse tema e o metaverso da Decentraland aproveitou isso tão bem quanto a Meta.

De fato, sendo o metaverso um conceito de realidade virtual 3D hiper realista, a Meta passou a investir bilhões para o desenvolvimento desse conceito, desejando centralizar essa ideia para si.

Mas a Decentraland demonstrou que é possível desenvolver um metaverso onde o usuário pode criar, interagir e possuir propriedades. Uma visão oposta ao metaverso da Meta.

O que é a Decentraland

Metaverso da decentraland

A Decentraland é uma plataforma que funciona como um mundo virtual, desenvolvida na blockchain Ethereum, sendo o primeiro mundo virtual totalmente descentralizado

Portanto, a Decentraland funciona como uma DAO (Organização autônoma descentralizada), que permite que os usuários controlem políticas da organização, estabeleçam regras e a maneira de como o mundo virtual vai ser organizado.

Basicamente, os usuários são proprietários da Decentraland e conseguem votar ações que a organização deve tomar.

Características do metaverso da Decentraland:

A Decentraland possui diversas características que a definem, além da DAO, pois, sendo um metaverso, você pode interagir com o ambiente de diversas maneiras. 

Em suma, é possível comprar ou vender terreno, criar, comercializar e rentabilizar conteúdos digitais e imóveis dentro da Decentraland. Isso significa que o usuário pode ter uma galeria de artes, um museu, pontos de encontros, praças, o que bem desejar. 

Isso é possível porque o metaverso da Decentraland funciona com NFTs e criptomoedas. 

LAND: espaço virtual no metaverso

Cada espaço virtual na Decentraland é uma LAND, que são espaços pequenos e representados como NFTs. 

Existem 90.600 espaços individuais na Decentraland. 

Dessa forma, qualquer usuário pode obter um terreno na Decentraland, que pode variar de tamanho. Quanto maior o tamanho, maior o valor do terreno. Isso torna possível que usuários construam pequenas vilas, estabelecimentos ou até mesmo cidades virtuais. 

Em março de 2021, a TerraZero, empresa de tecnologia, obteve 185 terrenos individuais da Decentraland por quase 3 milhões de dólares. Muitas empresas e pessoas buscam obter terrenos ou desenvolver negócios na Decentraland, porque podem, além dos terrenos, negociar objetos dentro do jogo. 

Mas muitos usuários reclamam do alto valor de obter um terreno, visto que esse valor varia entre os 4 mil aos 15 mil dólares.

MANA: o token do metaverso da Decentraland

A Decentraland possui uma criptomoeda oficial, a MANA. O token é utilizado para comprar terrenos virtuais (LAND), comprar NFTs, fazer pagamentos por serviços ou fazer parte do DAO.

Como dito anteriormente, no metaverso da Decentraland, terrenos e objetos podem ser obtidos por qualquer pessoa, o método mais comum é o pagamento através da criptomoeda MANA. 

DAO: a organização da Decentraland

Uma parte essencial da Decentraland é a DAO.

Portanto, um exemplo de como a DAO interage com o metaverso da Decentraland pode ser visto com o número de terrenos. 

O número de terrenos é escasso, isto é: existe uma oferta fixa de terrenos disponíveis, então a demanda tende a aumentar conforme o tempo, mas a DAO pode realizar votação para aumentar o número de terrenos.

A DAO consegue realizar diferentes votações para propor políticas, leilões de terrenos, permissões para NFTs e demais conteúdos que a comunidade acredite ser importante.

Dessa forma, as votações ocorrem em uma plataforma segura da Decentraland, sendo criadas pela SAB (Security Advisory Board), para reduzir o risco de fraude. 

Para fazer parte da DAO, basta ter MANA, NAME ou LAND. Quanto mais criptomoedas MANA, maior o valor. O mesmo funciona para NAME e LANDS. 

banner_posts

Decentraland: Metaverso descentralizado

Avatares no Decentraland

O metaverso da Decentraland funciona de maneira oposta ao metaverso em desenvolvimento da Meta (Facebook), visto que a Decentraland possui a ideia de que os dados dos usuários pertencem aos próprios usuários.

Em suma, o conceito de descentralização é o de repassar o poder de decisões e propriedade para os usuários e não manter centralizado nas grandes empresas e instituições. 

Assim, no mundo virtual da Decentraland, o usuário, além de possuir terrenos virtuais, NFTs e até poder tomar decisões na DAO, o usuário também é livre para criar jogos e outras estruturas interativas.

Desse modo, tudo que está disponível no mundo real, pode estar disponível no metaverso da Decentraland, obviamente com suas limitações. 

Para entrar no universo da Decentraland não é necessário comprar terrenos ou NFTs, basta entrar e explorar o metaverso como bem desejar.

Empresas na Decentraland

No entanto, a Decentraland já sediou eventos de moda, a Metaverse Fashion Week, que atraiu mais de cem mil pessoas, junto com a Dolce & Gabbana, além de eventos com a Coca-Cola e outras empresas.

Não é nada barato ter uma marca dentro do metaverso da Decentraland, visto que um pequeno terreno custa mais de 4 mil dólares. Mas as empresas estão cientes de que o metaverso, seja na Decentraland ou em outras plataformas, é uma maneira interessante de conectar o público. 

Algumas empresas na Decentraland são:

  • Samsung
  • CBS
  • Nike
  • Chanel
  • Atari
  • Sotheby’s

A lista de empresas é longa, fora os diversos eventos que ocorrem na plataforma. 

Mas muitas empresas exploram com cautela a maneira de como interagem com o metaverso da Decentraland. Essa cautela se dá por duas maneiras: alto custo dos terrenos e público alvo.

No Fashion Week

De fato, no Fashion Week, evento que ocorreu em agosto, a Decentraland registrou média de 25 mil pessoas por dia. Em suma, isso é um excelente número, se tratando de um evento no metaverso e que está ganhando forma também com outras empresas, como The Sand Box e Fortnite. 

Metaverse Fashion Week, evento que ocorreu na Decentraland.

É notório que o desenvolvimento da Decentraland é organizado e carrega um papel importante no metaverso, mas para se manter presente de maneira permanente no metaverso da Decentraland é preciso obter um terreno e, como dito anteriormente, os valores são altos. 

Desse modo, as empresas buscam outras soluções para não arcar com altos custos de exposição na Decentraland, como ir atrás de outras parcerias (Fortnite, Roblox, The Sand Box).

Por fim, uma alternativa na adoção dessa tecnologia e para entrar no metaverso seja desenvolver seu metaverso junto com a Culte. Para saber mais sobre, basta clicar aqui.

Leia mais sobre empresas no metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.