PECUÁRIA: As principais práticas no Brasil

banner_posts

A pecuária, como visto anteriormente, é uma atividade econômica que envolve qualquer tipo de manuseio animal.

Dessa forma, entendemos que é a criação de animais para comércio, de seu leite e carne, sendo um dos setores com maior relevância na economia brasileira.

Contudo, por consequência, existem muitos produtores nacionais que trabalham com aves, bovinos, suínos, entre outras espécies de natureza animal.

Sobretudo, existem vários tipos de pecuária que são praticados no país. Ainda mais, nesse artigo da Culte, saberemos quais os tipos de manuseios animais são desenvolvidos no Brasil.

Por fim, mais do que informar, queremos ajudar o pequeno produtor rural a alcançar seus objetivos.

Papel da pecuária brasileira no cenário econômico mundial

Dessa forma, por consequência de condições muito favoráveis, tanto do solo quanto do clima, o Brasil tem índices muito bons em relação a agricultura e pecuária. De fato, muitas atividades no campo são bem desenvolvidas por essas questões e com isso, o país tem uma forte tradição no setor.

Aproveitar corretamente essas condições tão favoráveis foi o que fez do Brasil um dos maiores produtores pecuários do mundo.

Inegavelmente, hoje a produção brasileira se destaca tanto na quantidade de cabeças de gado criadas, quanto na exportação de produtos oriundos da atividade pecuária.

O incentivo também vem do mercado interno porque a alimentação do brasileiro consiste em muitos produtos de origem animal como carne, leite e seus derivados.

Com tanta procura, não é por menos que a economia brasileira é dependente do agronegócio, tendo o nicho da pecuária como uma das maiores atividades ligadas ao setor.

A pecuária pode ser desenvolvida por todos os AGROS empreendedores. embora os grandes produtores façam investimentos altos, os pequenos produtores rurais também atuam como um ramo importante da economia brasileira, com resultados expressivos no mercado interno.

Leia Também: Agropecuária e sua Importância para a Economia Brasileira

Tipos de pecuária

Como visto anteriormente, a atividade pecuária diz respeito a todo tipo de manuseio de gado e outros animais como matérias-primas.

Estes abastecem as agroindústrias, como exemplo:

  • Carne para frigoríficos;
  • Couro e peles na indústria têxtil;
  • Leite para laticínios, entre outros.

Dentre as muitas fontes de renda derivadas da pecuária destaca-se a produção de animais para produção de carne, assim como leite e ovos.

1) Produção de carne

Primeiramente, a carne, por todo o seu potencial energético e alta demanda, exerce a principal função na produção agroindustrial.

Nesse ambiente, usa-se o termo gado de corte para se referir a produção de bovinos, suínos, bufalinos, ovinos, caprinos e galináceos ou aves em geral para a produção de carne.

2) Produção de leite

Em segundo lugar na ordem de prioridades da produção agropecuária se encontra a produção leiteira para a obtenção não só do leite, mas também de seus vários derivados, como exemplo queijo, manteiga, iogurte, entre outros.

Trabalha-se com derivados de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos.

3) Produção de ovos

Outra produção de grande relevância nacional.

A produção de ovos vem da criação de galináceos e aves em geral.

Leia também: Pecuária extensiva ou intensiva: Qual a diferença?

Conheça os tipos de pecuária praticados no país

  • Pecuária de corte – Criação principalmente de bovinos, mas também outros animais destinados à produção de carne.
  • Produção de leite – Criação de bovinos e outros animais destinados à produção de leite.
  • Pecuária de lã – Criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã.
  • Produção de ovos – Criação de galináceos com a finalidade de obter os ovos.
  • Pecuária de couro – Criação de gado para obtenção de couro.
  • Animais de montaria – Normalmente equinos, muares e asininos, usados para a locomoção.

Criações mais comuns

  • Bovinocultura – Criação de bovinos
  • Caprinocultura – Criação de cabras
  • Equinocultura – Criação de cavalos
  • Suinocultura – Criação de porcos
  • Avicultura – Criação de aves
  • Cunicultura – Criação de coelhos
  • Apicultura – Criação de abelhas
  • Piscicultura – Criação de peixes

Eficiência brasileira em pecuária

Nos últimos anos sobretudo, houve um aumento significativo na quantidade de cabeças de gado criadas no Brasil. Por conseguinte, também nos tornamos mais produtivos no setor.

O feito se deve ao conhecimento compartilhado em relação a adoção de tecnologias.
Afinal, alinhando esses conhecimentos e tecnologia agregada, os criadores usam menos espaço para alcançar os mesmos ou melhores resultados.

Com o desenvolvimento de estratégias para aumentar o cuidado com a saúde dos animais, houve muito avanço na área.

Como exemplo, as taxas de natalidade aumentaram, enquanto as de mortalidade diminuíram. Isso mostra uma evolução na vida útil do gado, já que está cada vez menos sendo acometido por doenças.

Projeções para o futuro

O Brasil é forte em agropecuária e assim se manterá. O país desponta como um dos maiores exportadores e no mercado interno há forte demanda para carne, leite e produtos derivados da produção animal.

Pois as vantagens que o solo e clima proporcionam para a criação de animais no país elevam o Brasil a uma potência no meio internacional.

Entre as regiões brasileiras, atualmente a produção pecuária de bovinos se desenvolve principalmente pelo Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Dessa forma, cabe ao Nordeste o predomínio sobre as criações de caprinos e muares. Os ovinos se concentram no Sul e Nordeste, sendo Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará são os principais produtores.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.