Como é feito o azeite de oliva? Saiba o processo

banner_posts

O cultivo de azeitona é uma prática comum em diversas regiões do mundo, onde o azeite de oliva é feito à sua própria maneira. São mais de mil variedades de azeitona, mas nem todas as azeitonas são produzidas para fazer azeite de oliva, pois algumas servem apenas para alimento ou apenas estética.

Então, quando estamos falando sobre o processo de produção do azeite de oliva, precisamos compreender que existem diferentes graus do azeite. Por exemplo: azeite comum, azeite virgem e extra virgem. Cada qual com seu método de produção. 

Vamos mergulhar melhor sobre como é feito o azeite de oliva?

O que é azeite de oliva

O azeite de oliva é o resultado do processamento do fruto da oliveira, a azeitona. Logo, para que seja definido como azeite de oliva, o produto não pode possuir nenhuma mistura com diferentes tipos de óleo vegetal.

O que não é azeite de oliva? Qualquer mistura entre o azeite de oliva e diferentes óleos vegetais, pois, quando misturados, passam a ser um óleo misto. Então, quando for comprar seu azeite de oliva, certifique-se que ele é um produto puro.

Cada azeite possui características únicas, que vão variar de acordo com o local da sua produção e cultivo, com o tipo de solo, o processamento do fruto, a temperatura, além do tempo de conservação das olivas.

Ou seja, tudo depende de como é feito o azeite de oliva.

Como é feito o azeite de oliva

O procedimento é o mesmo por milhares de anos. Você colhe as frutas no momento certo, esmaga elas até se tornar pasta e separa o líquido do sólido. Ou seja, o azeite de oliva é feito através de um processo que envolve a colheita, a moagem, a filtragem da fruta e, em seguida, a centrifugação, separação e filtração do óleo.

No passado, o método mais comum para obter o azeite de oliva era por meio da moagem de pedra e a prensagem fosca, mas métodos modernos surgiram para aumentar a produção e diminuir o trabalho realizado.

Por exemplo, um dos métodos modernos consiste em triturar as azeitonas com o maquinário, onde separamos a pasta por esteiras e empilhamos em uma prensa, onde a prensa espreme a pasta até que obtenha todo líquido (azeite) da pasta.

Leia também: O que é automação industrial? Um guia completo

Etapas de produção do azeite

1. Cultivo da fruta

De fato, para obter um azeite de oliva com maior qualidade, o primeiro passo é a colheita da fruta. Muitos fatores levados em consideração, pois vão influenciar diretamente na qualidade do produto. Alguns deles são: temperatura da região, tipo de solo, tempo de maturação da árvore, além do método de colheita.

2. Extração do azeite

Dessa forma, quando colhidas, o azeite passa pelo processo de trituração. Essa etapa consiste em separar os detritos e as oliveiras, onde o fruto passa pelo processo de tritura e moagem, surgindo uma pasta. Durante esse processo, o produto não pode passar da temperatura de 27 graus, pois pode alterar o produto, gerando em um azeite de qualidade inferior.

3. Centrifugação

Após triturar, o azeite passa pela etapa de centrifuga, onde a máquina ou o processo manual separa o óleo da água e de outras impurezas presentes. 

4. Filtragem

O azeite ainda precisa passar por um processo de filtragem, pois ainda pode ter outras impurezas presentes.

Em suma, após isso, o produto fica armazenado e entra no processo de decantação, uma outra etapa de filtragem. De fato, na decantação, feita em um tanque, o produto sólido permanece no fundo, sendo separado do azeite. Assim, após esses processos, o azeite vai ter um aspecto mais limpo e conservado.

5. Rotulagem e embalagem

Feito isso, o produto passa para rotulagem, que consiste em analisar os detalhes descritivos e quantitativos sobre o produto e, posteriormente, embalado para consumo. Essa etapa também requer cuidados para que o produto não perca qualidade e permaneça conservado.

Então, feito todas as etapas, o azeite de oliva está pronto para distribuição e consumo.

banner_posts

Benefícios do azeite de oliva

As azeitonas e o azeite de oliva estão presentes em quase todos os países do mundo, principalmente no mediterrâneo. Comer azeitonas ou utilizar azeite traz diversos benefícios para a saúde humana.

De fato, as vitaminas e antioxidantes encontrados nas azeitonas podem fornecer benefícios importantes para a saúde. Por exemplo, alguns estudos mostraram que as azeitonas podem proteger contra a osteoporose, em que os ossos se tornam frágeis e fracos.

Portanto, as azeitonas também são ricas em vitaminas que podem melhorar a saúde da pele e auxiliar o sistema imunológico.

Entre outros benefícios que o azeite de oliva ou as azeitonas trazem estão: redução de risco de doenças cardíacas, diminuição de células cancerígenas e do risco de cânceres, redução do risco de Alzheimer e outras doenças relacionadas ao cérebro, prevenção do diabetes tipo 2, além da redução da inflamação, pois possui ação anti oxidantes.

Qual o melhor azeite de oliva?

Caso você esteja em dúvida entre qual tipo de óleo utilizar, escolha o azeite extra virgem. 

Se você se interessou por esse assunto e deseja explorar mais sobre o mundo do azeite de oliva e de outros frutos, você encontrará mais artigos informativos e detalhados sobre esses temas em nosso blog.

Continue sua leitura e aprenda mais lendo nossos artigos.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Veja também: Dicas de Como Criar um Website com IA Gratuita para Impulsionar seu Negócio

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.