Near Protocol: pequeno guia sobre essa criptomoeda

banner_posts

O Near Protocol tem atraído bastante atenção no mundo das criptomoedas. Como um público e capaz de contratos inteligentes blockchain, o Near Protocol promete ser uma plataforma de computação em nuvem operada pela comunidade. 

O token nativo do Near Protocol é o NEAR, que alimenta sua blockchain e todos os aplicativos que o utilizam. Então, é importante lembrar que o Near é uma criptomoeda, mas que opera em uma blockchain própria e oferece diversos outros recursos.

Assim, exploraremos o que é o Near Protocol, sua tecnologia, o token NEAR e as vantagens que o Near Protocol oferece.

Near Protocol
Ilustração. Logo Near.

O que é Near Protocol?

Near Protocol é um blockchain público capaz de contratos inteligentes que visa atuar como uma plataforma de computação em nuvem operada pela comunidade. 

Projetado para oferecer aos desenvolvedores de aplicativos descentralizados (dApps), o Near possui um ambiente amigável para a criação de projetos escaláveis. Por exemplo, a Mintbase, foi desenvolvida por meio do Near.

Fundada por Alex Skidanov e Illia Polosukhin, a Near estreou em 2020. Desenvolvida pelo NEAR Collective, uma comunidade global de pesquisadores e desenvolvedores, a Near é uma blockchain de primeira camada, que valida e finaliza transações em sua própria blockchain.

Portanto, o Near Protocol é focado em criar uma plataforma amigável para desenvolvedores e usuários. Para acomodar essa missão, o Near incorporou recursos como nomes de contas legíveis por humanos, em vez de apenas endereços de carteira criptográficos, e a capacidade de novos usuários interagirem com dApps e contratos inteligentes sem necessidade de uma carteira.

A tecnologia do Near Protocol

O Near Protocol implementou o modelo de sharding, um processo de fragmentação de sua infraestrutura. Portanto, o processo ocorre para particionar os dados da rede e seus nós em diferentes segmentos, distribuindo a carga de trabalho e aumentando a velocidade de execução das transações. Assim, a tecnologia de fragmentação implementada pelo Near Protocol recebe o nome de Nightshade.

Além disso, o Near usa um sistema de prova de participação (PoS) para atingir o consenso entre os nós da rede. Dessa forma, com o PoS, os nós que virar validadores de transações devem apostar os tokens NEAR para entrar na disputa e participar como validadores.

Veja também: Como acessar o Gemini no Android e iOS?

O Token NEAR

Em suma, o token NEAR é o combustível para o Near Protocol e todos os aplicativos que o utilizam, utilizado para pagar taxas de transação e como garantia para armazenar dados no blockchain. Além disso, os tokens NEAR podem ser apostados por detentores de tokens que participam na obtenção do consenso da rede como validadores de transações.

O Near possui fornecimento total de 1 bilhão de unidades, e parte das taxas pagas com o token vão para uma carteira “morta”, ou seja, queimadas como forma de manter a escassez do ativo.

Vantagens do Near Protocol

A Near Protocol oferece várias vantagens, incluindo:

  • Interoperabilidade: O Near oferece soluções interoperáveis, por exemplo, como a integração entre blockchains através da ponte Rainbow Bridge e da Máquina Virtual Ethereum (EVM) Aurora.
  • Performance da rede: Com a implementação do Nightshade, diferentes frações das transações são executadas em paralelo, conferindo mais velocidade ao seu processamento.
  • Financiamentos: Em 2021, a Near Protocol anunciou um fundo de US$800 milhões para financiar o desenvolvimento do ecossistema Near.
  • Escalabilidade e sustentabilidade: O Near usa o mecanismo de Prova de Participação (PoS) para validação das transações, assim, conseguindo economizar energia elétrica e computacional.

Mas vale lembrar que o Near possui uma fundação chamada Near Foundation, que funciona como uma organização sem fins lucrativos. Ou seja, uma das vantagens do Near está justamente na manutenção e desenvolvimentos do ecossistema ofertados pela fundação e nas atualizações que acontecem no protocolo.

banner_posts

Conclusão

O Near Protocol está se destacando como uma plataforma promissora para contratos inteligentes pois conta com uma tecnologia inovadora. Dessa forma, o Near é capaz de oferecer uma plataforma amigável para desenvolvedores e usuários, além de ter uma boa performance de rede. 

De fato, o token NEAR, como combustível para a plataforma, também tem um potencial significativo. Portanto, o Near Protocol é definitivamente uma plataforma a ser observada no mundo das criptomoedas.

Em suma, a plataformas como o Near fornecem um belo desenvolvimento a iniciativas descentralizadas e ao crescimento da Web3 que, como sabemos, auxilia na formação do metaverso. Leia nosso artigo sobre o tema: Metaverso e Web3, como funcionam juntos?

Saiba como a sua empresa pode aproveitar os benefícios do metaverso, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também:O que é Gemini? Tudo sobre a IA do Google

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.