Metaverso e o futuro do entretenimento

banner_posts

Tida como sendo o futuro da internet, o metaverso está impactando diretamente o futuro do entretenimento, proporcionando novas experiências e criando um ar de inovação.

Um exemplo disso aconteceu em novembro de 2020 quando o cantor Lil Nas X realizou um concerto virtual dentro da plataforma de jogos Roblox, atraindo mais de 30 milhões de visitantes. A Roblox está sendo uma das pioneiras quando se trata em metaverso, abrindo espaço para diversas empresas trazerem seus conteúdos para dentro da plataforma.

E não somente a Roblox, mas diversas outras empresas estão buscando explorar comercialmente o metaverso, atraindo a atenção de milhões de pessoas, seja com concertos virtuais ou eventos interativos.

O metaverso e o futuro do entretenimento andam de mãos dadas e temos tudo para ter novos tipos de experiências durante os próximos anos.

Metaverso o futuro do entretenimento e o impacto cultural

De acordo com a JP Morgan, todos os anos as pessoas gastam 54 bilhões de dólares em bens virtuais, mais do que a indústria musical.

Artistas da indústria musical estão realizando shows para milhões de pessoas dentro do metaverso de plataformas como Fortnite e Roblox, justamente por proporcionar uma nova experiência. 

Durante a pandemia do Covid-19, Travis Scott realizou uma transmissão no Fortnite e atraiu cerca de 27 milhões de pessoas. Isso mostra que as pessoas estão interessadas em experiências virtuais mais reais e divertidas, algo que o metaverso deseja proporcionar.

De acordo com a Meta, o metaverso tem que ser um ambiente virtual imersivo. Assim, as pessoas queiram estar e possam realizar suas tarefas como se estivessem vivendo.

E esse desejo de grandes empresas, como Meta e Microsoft, podem expandir a acessibilidade a grandes eventos, atraindo mais pessoas e imersão aos eventos realizados no metaverso.

Utilizando a realidade virtual

Os eventos realizados no metaverso do Roblox e Fortnite são apenas uma demonstração dessa nova realidade, porque apesar de não precisar utilizar equipamentos de realidade virtual, trouxeram uma real satisfação aos fãs.

Se tratando o metaverso de um conceito em desenvolvimento com visão de ser um ambiente virtual hiper-realista, 3D, imersivo e que sirva para “escapar da realidade”, o  novo passo para esses eventos é a utilização de equipamentos VR e AR, que vão proporcionar uma melhor imersão aos eventos e fazer jus ao conceito de metaverso.

A utilização desses equipamentos ainda não será adotada a largo passos, pois como disse Bill Gates, esses equipamentos ainda não são acessíveis para a maior parte da população. 

Então, um dos desafios desta indústria será fomentar o desenvolvimento de produtos acessíveis para que os fãs possam ter experiências mais reais dentro do metaverso e não sintam que estão assistindo a um show gravado no youtube.

Novas experiências no metaverso:

A indústria musical já está aproveitando esse novo momento proporcionado pelo metaverso, como falamos anteriormente, porém, não apenas essa indústria será impactada positivamente.

Esportes, concertos virtuais (não apenas shows), turismo e streaming estão entre áreas destacadas e que merecem atenção, o futuro do entretenimento está ligado com o metaverso.

Esportes

E se o futuro do entretenimento está ligado com o metaverso, podemos dizer que as transmissões esportivas e o desenvolvimento de jogos baseados em esportes reais também estão.

Com o desejo de experiências reais, novos jogos estão surgindo com a temática esportiva, mas não apenas isso, podemos imaginar que, em breve, poderemos acompanhar, através de equipamentos de Realidade Virtual, uma partida de futebol ou de outro esporte.

Podemos nos mover no metaverso em tempo real e explorar diversos outros eventos esportivos que estão acontecendo mundo afora. E podemos fazer isso com nossos amigos, ou encontrar novos amigos para dividir essas experiências.

Metaverso e o Concertos virtuais

Imagem de divulgação do Rock in Verse. Evento que será feito no Fortnite e tido como o futuro do entretenimento.
Imagem de divulgação do Rock in Verse. Evento que será feito no Fortnite.

Dessa forma, o Rock In Rio anunciou que irá realizar o Rock In Verse. Portanto, aos que não puderem estar presencialmente no evento, ocorrerá um evento no Fortnite com diversas atrações. O evento também trará algumas brincadeiras interativas.

Esses eventos abrem espaços para que concertos teatrais, performances artísticas e outros eventos virtuais, tudo sem limitação física.

Em suma, talvez seja interessante um escritor lançar seu livro no metaverso e ter o potencial de atrair mais pessoas do que o faria se lançasse fisicamente. O potencial é imenso. 

banner_posts

Metaverso e o futuro do entretenimento com as Cidades virtuais: incentivo ao turismo

O metaverso é uma aposta também para o turismo, porque ao proporcionar uma imersão e sentimentos ao usuário. Isso pode fazer com que novas pessoas conheçam cidades virtuais e embarquem em aventuras reais.

De fato, o governo Sul Coreano anunciou que iria investir no desenvolvimento da cidade de Seul dentro do metaverso. O prefeito de Seul irá investir cerca de 177 milhões de dólares para que isso ocorra.

Esse investimento não está ligado diretamente ao turismo, mas pode fazer com que as pessoas possam escolher Seul como destino para sua próxima viagem.

A Upland recriou o Rio de Janeiro dentro do seu metaverso, possibilitando que o usuário possa andar pelas ruas do estado e visitar pontos turísticos. Assim, ao fazer um tour virtual e imersivo, o usuário pode ser influenciado a visitar a cidade. 

E chegará um momento em que o usuário nem precisará sair do metaverso para agendar seu voo.

Metaverso e o futuro do entretenimento no Streaming e novas experiências

Rio de Janeiro está disponível na Upland.
Rio de Janeiro está disponível na Upland.

Dessa forma, talvez essa foi a primeira experiência de muitos com realidade aumentada, ou mista, foi ir ao cinema e usar o óculos 3D. A tecnologia de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista irá beneficiar a indústria do streaming no metaverso. 

Portanto, se o usuário quiser assistir a um filme, ele pode simplesmente colocar seu equipamento VR, escolher um filme e sentar no sofá. Talvez seja mais fácil assistir a uma partida de futebol com os amigos, basta se conectar com o VR e escolher a partida.

De fato, a Netflix, em parceria com a Decentraland, promoveu uma campanha para divulgar o filme Agente Oculto. Dentro da Decentraland, foi feito um desafio, onde os fãs poderiam participar de um labirinto e ter chances de ganhar itens NFTs.

Conforme as empresas avaliam suas necessidades e desenvolvem seus projetos, é certo que a área do streaming, e isso inclui transmissões de jogos, streamers, influences, transmissão de filmes e eventos midiáticos, entre outros.

Enfim, a única limitação para o metaverso será o pensamento humano e os desafios que as empresas precisam lidar, como a acessibilidade aos equipamentos de realidade virtual.

E uma maneira de participar dessa revolução é através de NFTs. Você pode aprender mais sobre o que é NFT lendo esse artigo: o que é NFT.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

Vera pardim

Nossa muito interessante, confesso, novidade pra mim e acho que pra muitos

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.