O que são contratos inteligentes

banner_posts

Contratos inteligentes, ou smart contracts, é uma tecnologia fundamental no desenvolvimento do mercado de criptomoedas e aplicativos descentralizados. 

O conceito, desenvolvido por Nick Szabo, garante segurança e privacidade nas transações e acordos, sem necessidade de intermediação, porque executa de maneira automática.

Então, através de blockchains, como a Ethereum, os contratos inteligentes assumiram papel de destaque na criação de aplicativos descentralizados (dApps) e hoje são fundamentais no desenvolvimento de NFTs, criptomoedas, Web3 e metaverso.

Contratos inteligentes: o que realmente são?

O que são contratos inteligentes? Contratos inteligentes são programas de computador armazenados no blockchain e permitem o desenvolvimento de dApps e NFTs.
Contrato inteligente: definido como programas de computador armazenados no blockchain e permitem o desenvolvimento de dApps e NFTs.

De acordo com a Ethereum, contratos inteligentes são programas de computador armazenados no blockchain que permitem converter contratos tradicionais em paralelos digitais. 

De fato, o conceito desenvolvido por Nick Szabo em 1994, definiu contratos inteligentes da seguinte maneira: “Um contrato inteligente é um protocolo de transação computadorizado que executa os termos de um contrato.”

“Os objetivos gerais do design de contrato inteligente são satisfazer condições contratuais comuns (como termos de pagamento, garantias, confidencialidade e até mesmo aplicação), minimizar exceções maliciosas e acidentais e minimizar a necessidade de intermediários confiáveis. Os objetivos econômicos relacionados incluem a redução de perdas por fraude, custos de arbitragem e execução e outros custos de transação.”

É possível dizer que o Bitcoin é precursor dessa tecnologia, visto que com o Bitcoin é possível efetuar transações sem a necessidade de intermediários. 

Mas foi a blockchain Ethereum quem introduziu essa tecnologia e a definição utilizada atualmente.

Como funcionam os contratos inteligentes

Contratos inteligentes eliminam intermediação e garantem total segurança.

Em suma, os contratos inteligentes funcionam de maneira lógica, superando o problema de confiança de contratos comuns. Dessa forma, os contratos inteligentes simples funcionam com códigos que executam automaticamente quando os termos do acordo são alcançados. 

Entretanto, contratos inteligentes, após publicados, não podem ser alterados ou excluídos. 

A maioria estão escritos na linguagem de programação Solidity, porque o Solidity é a linguagem de programação mais utilizada nesse quesito e suporta também códigos mais avançados do que os simples IF/THEN. 

Entretanto, eles não executam sua programação diretamente da blockchain Ethereum (a blockchain mais popular na criação de aplicativos descentralizados), mas pela Ethereum Virtual Machine, que é uma plataforma de software que executa suas funções junto com a blockchain Ethereum. 

Dessa forma, a grande maioria dos aplicativos descentralizados e contratos inteligentes estão disponíveis para revisão, isso significa que o código-fonte pode ser inspecionado por qualquer usuário, demonstrando segurança e privacidade.

Benefícios dos contratos inteligentes

Privacidade.

Protegem a privacidade das partes interessadas, por causa da descentralização e pelas transações ocorrerem via endereços criptográficos exclusivos, assim como outras redes também visam a utilização de contratos inteligentes para proteger a privacidade, como a Monero.

Segurança.

Eles não falham, então isso exclui a possibilidade de arquivo malicioso, usuário mal intencionado ou falha na execução do acordo.

Execução automática.

Executam automaticamente quando o termo do acordo é cumprido. 

Em suma, exemplo: um usuário colocou à venda um NFT por mil dólares, outro usuário está interessado, ele deseja comprar o NFT pelo valor fornecido. Quando executado, o vendedor recebe a quantia e o NFT sai da posse dele para a posse do comprador, sem possibilidade de que ocorra falha ou fraude.

Transparência.

Informações sobre os contratos inteligentes e aplicativos descentralizados aparecem na rede, então cada usuário pode visualizar essas informações antes de utilizar o aplicativo descentralizado.

Dessa forma, cada transação realizada na blockchain também fica registrada de modo público.

Remoção de intermediários.

Remove a necessidade de intermediários em negócios e acordos, porque eles executam de modo automático o acordo previsto para ambas as partes, eliminando a necessidade de terceiros.

De fato, um comprador pode comprar a casa diretamente do proprietário, sem precisar de corretor, utilizando essa tecnologia, de modo seguro e confiável.

Casos de uso de contratos inteligentes

Um aplicativo descentralizado não possui apenas um contrato inteligente. Existe uma limitação no tamanho dos contratos inteligentes, por isso os aplicativos descentralizados utilizam diversos contratos, cada um executando uma função ou acordo diferente.

Portanto, essa tecnologia também está sendo desenvolvida com cada vez mais modernidade, trazendo diferentes casos de uso, listamos alguns abaixo:

  • Stablecoins. Stablecoins são criptomoedas que utilizam contratos inteligentes para se manterem estáveis e pareadas com moedas reais, como o dólar.
  • Criação de NFTs. NFTs utilizam essa tecnologia para executar e definir características, além do padrão necessário para serem criados.
  • Aplicativos descentralizados. Os dApps são criados através dessa tecnologia e geralmente ficam armazenados na blockchain Ethereum.
  • Negociação de ativos físicos, como carros e casas. Estão sendo utilizados para a venda de imóveis e automóveis. No Brasil, a primeira venda utilizando essa tecnologia ocorreu em 2020.
  • Logística. Empresas estão utilizando a blockchain para rastrear e localizar produtos na cadeia de suprimentos.
  • Seguros. Seguros que utilizam essa tecnologia agem rapidamente e reduzem custos excessivos de seguros e apólices.
  • Serviços financeiros. Diferentes serviços financeiros, centralizados ou descentralizados, utilizam essa tecnologia para executar automaticamente como de inadimplência ou empréstimos.

banner_posts

Entretanto, é previsto que essa tecnologia possa influenciar o mundo de diferentes maneiras. O alicerce desse desenvolvimento está implantado, seja no desenvolvimento do metaverso ou de aplicativos descentralizados.

Por fim, cada vez mais empresas adotam a utilização dessa tecnologia para automatizar e desburocratizar seus serviços e na promoção da produtividade. Você pode desenvolver o metaverso da sua empresa junto com a Culte, para saber mais, basta acessar esse link.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.