Custeio Agropecuário: Como ter acesso ao crédito

O Custeio Agropecuário pode ser essencial na saúde financeira do seu negócio. O Custeio Agropecuário vem, com o propósito de, uma linha de crédito para ajudar nas despesas de produções agrícolas e pecuárias. Assim, você pode financiar insumos para sua produção, como sementes, adubo, ração, vacinas, etc., compra de novos equipamentos e possibilitar as atividades do ciclo da safra. 

Em outras palavras, o Custeio Agropecuário é um crédito voltado para garantir que a produção rural aconteça sem interrupções. O crédito de Custeio Agropecuário é destinado aos produtores rurais, sendo pessoas físicas ou jurídicas, cooperativas, pescadores, armadores de pesca e aquicultores, desde que sejam associados a cooperativas.

As condições do financiamentos de Custeio Agropecuário mudam de acordo com a identificação do produtor rural:

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços, e em que podemos lhe ajudar em seu projeto. Aqui na Culte, mais do que conteúdos informativos, temos crédito pessoal disponível com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores a cultivar e a vender mais. Dessa forma, entre em nosso site e veja os nossos serviços financeiros disponíveis para lhe auxiliar.

My default image

Enquadramento de crédito

1 – Custeio PRONAF

De fato, agricultores familiares ou produtores rurais com Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP ativa registrada na Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) pode adquirir o Custeio Agropecuário. No momento em que: 

  • Façam parte do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou permissionário de áreas públicas; 
  • Desde que residam na propriedade ou próximo; 
  • Não detenham área superior a 4 módulos fiscais; 
  • Ao menos metade da renda bruta familiar deve ser originada da agropecuária e não pode passar de R$ 415.000,00 (quatrocentos e quinze mil reais) em um ano; 
  • Assim como, trabalho familiar predominante no campo.

Leia também: Financiamento Rural: Seu valor para o agronegócio

2 – Custeio PRONAMP

Dessa forma, aos proprietários rurais, posseiros, arrendatários ou parceiros com renda bruta anual de até R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

3 – Custeio Demais Produtores

Por fim, aos produtores rurais, pessoa física ou jurídica, que não se enquadram nem no PRONAF, nem no PRONAMP.

Leia também: PRONAF e sua Importância para o Brasil

Prazos determinados

Atualmente, os prazos variam de acordo com a cultura da produção e são determinados pelo Sicredi da seguinte maneira:

1 – Custeio Agrícola

  • 3 (três) anos para as culturas de açafrão e palmeira real (palmito);
  • 2 (dois) anos para as culturas bienais;
  • 14 (quatorze) meses para culturas permanentes;
  • 1 (um) ano para as demais culturas.

2 – Custeio Pecuário

  • Até 6 (seis) meses, no financiamento para aquisição de bovinos e bubalinos para engorda em regime de confinamento;
  • Até 2 (dois) anos quando o financiamento envolver a aquisição de bovinos e bubalinos. Desde que feito para recria e engorda em regime extensivo e o crédito abranger as duas finalidades na mesma operação;
  • Até 1 (um) ano nos demais financiamentos.

My default image

Em resumo, a linha de crédito de Custeio Agropecuário é uma possibilidade financeira focada em garantir que a safra saia de acordo com o planejado. Assim, a produção rural se mantém ativa e os produtos chegam às mesas dos consumidores.

Confira mais informações sobre as modalidades de custeio agropecuário.

Por fim, a Culte é uma plataforma financeira feita para o agro empreendedor vender mais. Com o crédito por antecipação, você pode trocar suas notas fiscais por dinheiro antes da venda da safra. Ou seja, você tem acesso ao valor para garantir o fim ou planejar a próxima produção. Faça seu cadastro!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.