Saiba tudo sobre o metaverso aqui

banner_posts

Conhecer tudo sobre o metaverso é importante, porque estamos diante de um mercado em plena ascensão e que está trazendo ideias positivas para todos os setores da economia mundial, trazendo novas soluções para as atividades cotidianas.

É possível dizer que o metaverso está em sua fase beta, onde muitos recursos estão sendo testados e desenvolvidos e é justamente nesse período que muitas oportunidades surgem.

Preparamos esse artigo para que você saiba mais sobre o metaverso e suas tecnologias.

O que significa metaverso?

Tudo sobre o metaverso: livro que trouxe o termo à tona.
Livro Snow Crash, escrito por Neal Stephenson e que deu origem ao termo metaverso.

O metaverso é um conceito que foi criado por Neal Stephenson, escritor, que publicou um romance famoso, Snow Crash. Metaverso é a união das palavras “meta”, que significa abrangente, com a palavra “universe”. 

No livro, Neal Stephenson chama de metaverso a interação hipotética da internet como um mundo virtual único, imersivo e acessível através de dispositivos de realidade virtual. No livro, lançado em 1992, o protagonista, Hiro, acessa o metaverso para escapar da realidade cruel que vive. 

Então Hiro na verdade não está ali. Ele está em um universo gerado por computador que seu computador está desenhando em seus óculos e bombeando para dentro de seus fones de ouvido. Na gíria, esse lugar imaginário é conhecido como o metaverso. Hiro passa um bocado de tempo no metaverso.”

Snow Crash, 1992, Neal Stephenson, página 5

Como será o metaverso?

Ninguém sabe como o metaverso será e como funcionará, porque tudo está em desenvolvimento inicial.  Se pensarmos em como será o metaverso daqui a alguns anos, então poderemos ter uma resposta. 

Os bilhões que estão sendo investidos por diferentes empresas focam apenas em um resultado futuro, mas isso não significa que o metaverso não está funcionando atualmente. De forma limitada, mas está. Assim como tudo na internet.

O metaverso será um conjunto de ambientes virtuais super realistas que buscarão trazer sentimentos reais – como felicidade, conexão, paz, alegria e diversão – para o lado virtual. 

Dessa maneira, o metaverso será um local imersivo, sendo, preferencialmente, acessado através de dispositivos de realidade estendida (virtual, aumentada, mista). 

É possível dizer que o metaverso será como sonhar. Quando estamos sonhando, normalmente não conseguimos distinguir o que é real ou falso, apenas embarcamos naquela aventura momentânea até que o corpo desperte, seja por uma queda repentina ou um sonho inconcluso após o alarme tocar.

Assim será o metaverso, coloque seu dispositivo virtual e comece a sonhar. Tire-o e acorde do sonho.

Haverá apenas um universo virtual ou vários?

Existirão vários universos digitais – escolha um e aproveite.

De modo curto: haverão muitos universos virtuais, cada um com seu propósito.

Cada metaverso será diferente, pois teremos diferentes tecnologias e é difícil unificar ou criar pontes entre tecnologias diferentes. Não apenas a tecnologia será diferente, mas as ideias também são diferentes.

O Facebook, assim como a Microsoft, desejam criar ambientes imersivos, onde as pessoas possam continuar conectadas.

Porém, eles esperam que seus produtos sejam utilizados pela maior parte das pessoas que utilizam o metaverso, fazendo com que o metaverso deles cresça de modo centralizado. Ou seja, que as principais decisões passem por eles e que eles consigam explorar melhor os dados dos usuários para aumentar a receita financeira.

De outro lado, existem ideias de metaversos descentralizados, que tentam expandir a ideia de que cada usuário terá sua parte, desenvolvendo o metaverso em tecnologia blockchain.

Então será difícil ter apenas um metaverso, pois as ideias e padrões utilizados diferem. 

Por que as empresas estão investindo nele?

Instagram serve como exemplo para o metaverso: foram anos em desenvolvimento até o estado atual.

Quando o Facebook comprou o Instagram, em 2012, o Instagram tinha sido fundado apenas dois anos antes e se resumia a um serviço de compartilhamento de fotos. 

O Instagram também não possuía um serviço de monetização ou publicidade, mesmo que fosse um dos aplicativos mais baixados para Iphone e tivesse acabado. Duas semanas antes de ser comprado pelo Facebook de lançar uma versão para o sistema Android ele era o mais baixado.

Hoje, o Instagram tem 1.4 bilhões de usuários ativos mensalmente. Ele é a quarta rede social mais popular do mundo e é uma ferramenta de marketing incrível, tendo receita estimada em 47 bilhões de dólares. 

Podemos utilizar esse exemplo para explicar o porquê as empresas estão investindo no metaverso.

O metaverso que está sendo desenvolvido é promissor e há muita expectativa para o seu crescimento. O mercado baseado está estimado em trilhões de dólares, porque engloba publicidade, e-commerce, Web3 e venda de dispositivos e computadores de realidade virtual.

As empresas, incluindo o próprio Facebook, estão investindo no metaverso porque acreditam no potencial financeiro desse mercado. Também há certo receio de que as pessoas parem de usar os serviços atuais para utilizar serviços no metaverso.

Quanto tempo para estar pronto?

Para o metaverso estar pronto igual o significado conceito pode demorar anos e anos, por diversos motivos:

  • Dispositivos de realidade virtual estão em desenvolvimento e muitos ainda possuem alto valor
  • Plataformas ainda não suportam um grande número de pessoas utilizando serviços em tempo real.
  • Estamos em processo de integração de serviços aos dispositivos de realidade estendida.
  • Realismo, imersão e sensação de desconexão ainda não causam tanto impacto 

Porém, há muito otimismo em relação a isso. Com o desenvolvimento dos universos virtuais, poderemos explorar nossas relações sociais e profissionais de novas maneiras.

As reuniões de trabalho já podem ser realizadas com tecnologias, como avatares e dispositivos de realidade virtual, aumentando a imersão e conexão, se tornando um método mais útil do que apenas olhar para a tela do celular enquanto acena com a cabeça.

Agrispace: O metaverso do agronegócio

O metaverso já é uma alternativa para diversos setores, como reuniões do trabalho, área educacional e de treinamentos para profissionais, jogos e outras atividades. 

Agrispace é um conceito que se refere ao uso de tecnologia para criar um ambiente virtual que simula atividades do agronegócio, um metaverso. É uma forma de conectar os setores agrícola e tecnológico, permitindo que os produtores agrícolas, empresas de tecnologia e outros participantes do agronegócio trabalhem juntos em um ambiente virtual compartilhado.

O Agrispace também pode ser usado para treinamento e educação. Os estudantes de agronomia e outras áreas relacionadas podem se beneficiar do ambiente de simulação para aprender sobre as melhores práticas agrícolas e experimentar diferentes cenários.

Além disso, o Agrispace pode ser usado para eventos virtuais, como feiras e conferências, onde os participantes podem se conectar e trocar informações sem a necessidade de se deslocar fisicamente.

Em resumo, o Agrispace é um conceito que envolve a criação de um ambiente virtual compartilhado para o agronegócio, permitindo que os participantes do setor trabalhem juntos, testem tecnologias e simulem práticas agrícolas em um ambiente seguro e colaborativo.

Por isso é importante estar atento a todas as oportunidades que surgem como o Agrispace.

Saiba mais sobre as tendências do mundo virtual.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.