Gamificação nas empresas: Como aplicar?

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Desenvolvida para criar um ambiente saudável e estimulante, a gamificação pode agir para desenvolver um local inovador e divertido nas empresas. O processo consiste em algo simples: aplicar elementos que estão presentes em jogos no dia a dia do trabalho.

De fato, quando aplicada corretamente, a gamificação traz diversos benefícios para os funcionários e para as empresas envolvidas. Preparamos algumas dicas para você aplicar a gamificação de modo eficaz na sua empresa.

O que é gamificação

Gamificação no ambiente de trabalho.
Gamificação no ambiente de trabalho.

A gamificação incorpora diversão e um elemento de competição na estratégia de trabalho das empresas. Por meio da conexão emocional e diversão, os funcionários estarão mais conectados com a empresa, pois estarão mais engajados nos processos produtivos, trazendo inspiração para os colaboradores.

Portanto, elementos de jogos estão sendo utilizados para educar, entreter e aumentar o engajamento de colaboradores, alunos e demais envolvidos nos processos onde a gamificação está presente. Os elementos são simples: pontuações, quadro de progresso, níveis e classificação.

O objetivo não é fazer um desafio para saber qual melhor colaborador, mas estimular a competição saudável por meio de processos divertidos e comuns.

Benefícios para as empresas

Para as empresas, a gamificação traz diversos benefícios, por exemplo: aumento da conexão do colaborador com a empresa, aumento da motivação, engajamento, ambiente de trabalho mais descontraído, feedbacks interativos e maior desenvolvimento dos colaboradores.

Segundo a SHRM, 25% dos funcionários acreditam que a gamificação torna o aprendizado e o desenvolvimento mais eficaz. Mas para que a gamificação tenha efeitos positivos, a empresa precisa adotar uma estratégia eficaz para integrar esse modelo de modo correto.

Aplicando a gamificação nas empresas

Antes de tudo, estabeleça regras.

Não existe uma regra de como aplicar a gamificação nas empresas, mas algumas dicas podem ajudar a sua empresa nesse processo.

1. Regras

Conforme você estabelece regras, compreendendo as necessidades da empresa, você terá uma estrutura adequada para que os colaboradores participem do processo de gamificação. As regras servem para que a competição permaneça saudável.

De fato, as empresas que participam, devem sempre prezar por regras aceitáveis para manter a gamificação funcionando de maneira responsável.

2. Recompensas

Para incentivar a participação de todos os colaboradores, defina quais recompensas eles receberão de acordo com cada progresso feito. O processo de gamificação age justamente ao dividir metas grandes em partes menores e recompensar os colaboradores a cada progresso realizado.

3. Metas

Estabeleça uma meta saudável e alcançável para que os envolvidos possam trabalhar atentamente para alcançá-la, mas você também pode fazer metas personalizadas para cada um dos colaboradores. 

Gamificação consiste na motivação. Com metas desafiadores, mas realistas, os colaboradores poderão receber um impulso na motivação.

4. Feedback

Por fim, lembre-se sempre de dar feedbacks contínuos, mostrando o progresso de cada colaborador, reconhecendo os avanços e direcionando cada um deles para o caminho adequado.

Sem um feedback regular, os colaboradores poderão perder a motivação adequada ou não compreender o propósito do processo de gamificação nas empresas. 

Ou seja: mantenha sempre a comunicação positiva em dia!

Branding por meio da gamificação

Se os funcionários terão como resultado um desempenho superior e melhor desenvolvimento no ambiente de trabalho, as empresas também podem contar com um grande benefício da gamificação: o Branding.

O Branding age justamente para tornar a marca ou empresa mais reconhecida e conhecida no mercado, atraindo os melhores colaboradores e aumentando a exposição da marca para o público-alvo.

Assim, o processo de gamificação não apenas impulsiona o ambiente de trabalho, mas também faz com que ele seja mais reconhecido e inovador. Existem outras tendências que também agem para aumentar o branding e exposição da marca, como o metaverso.

A Culte desenvolveu o Agrispace, uma plataforma do metaverso capaz de inovar no ambiente de trabalho e unir diferentes tecnologias em um só ambiente.

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