Metaverso e os Gêmeos Digitais

banner_posts

Gêmeos digitais faz parte das novas tendências tecnológicas que estão mudando o mundo que conhecemos, principalmente quando integradas

Apesar dessa tecnologia ter mais valor dentro da área industrial e automotiva, será dentro do metaverso que ela vai exercer um papel fundamental, pois a integração dessa tecnologia com o metaverso vai criar ambientes digitais hiper realistas.

Vamos entender melhor o porquê essa tecnologia tem grande valor dentro do metaverso.

O que é um gêmeo digital

Gêmeos digitais no metaverso
Digital Twin é uma cópia digital exata de um objeto ou processo físico.

Um gêmeo virtual é uma réplica digital exata de um objeto ou processo físico criado através da Internet das Coisas e inteligência artificial.

Os gêmeos digitais são criados através de sensores inteligentes que, com o auxílio da inteligência artificial, criam uma cópia exata em ambiente virtual, para fins de simulação, feedback e outros recursos.

Desse modo, objetos pequenos como peças de carros ou cidades inteiras são recriadas digitalmente. Esse processo traz uma série de benefícios, que vão desde a redução de custos de produção até o aperfeiçoamento da produção de materiais.

Simulações realizadas utilizando gêmeos digitais são mais eficientes, visto que é recriado uma cópia do objeto. Assim, algumas empresas e marcas adotam essa tecnologia para realizar simulações e obter resultados mais realistas possíveis. 

Um exemplo de utilização de gêmeos digitais é na Fórmula 1. Equipes da F1 utilizam dessa tecnologia para simular montagens de carros, produções e corridas, visto que tudo isso é um processo caro.

Então, com a utilização de gêmeos digitais é possível reduzir o número de materiais utilizados, simular o funcionamento de cada peça e obter o melhor desempenho possível, sem precisar levar o carro fisicamente até a pista.

Gêmeos digitais e o metaverso

A utilização de gêmeos digitais no metaverso está em uma fase inicial, mas ela é bem vista por muitas empresas, visto que o metaverso poderá unificar diversas técnicas e tecnologias em um só ambiente. 

Não apenas por isso, com o metaverso será possível manter todo o processo funcionando em tempo real, assim será possível criar cidades inteiras ou fábricas e indústrias e compreender melhor como elas podem funcionar. 

O conceito de metaverso combina com a utilização de gêmeos digitais, porque o metaverso é um ambiente hiper realista digital, criado para ser uma fuga da realidade, então os gêmeos digitais podem recriar lugares reais em ambiente digital e trazer mais imersão para o metaverso.

Porém, para que o metaverso consiga incorporar elementos assim e a capacidade de reproduzir gêmeos digitais de cidades inteiras, ele precisa evoluir um pouco mais.

Mas experiências e previsões seguem sendo realizadas levando em consideração as tendências virtuais que em breve estarão totalmente acessíveis para o público geral.

Quais são os casos de gêmeos digitais no metaverso

Gêmeo digital de Amaravati, Índia, dentro da plataforma Smart World Pro da Cityzenith.

À medida que o mundo corre para um futuro digital, os gêmeos digitais ganham importância no cenário do metaverso, principalmente pela capacidade de proporcionar ambientes mais realistas. 

O metaverso promete revolucionar tudo ao ser uma rede de tamanho massivo de mundos virtuais 3D renderizados em tempo real. 

Os gêmeos digitais fazem parte dessa transformação, então, listamos alguns casos de usos de gêmeos digitais no metaverso.

1. Simulação e planejamento a longo prazo

Uma tendência em ascensão é a tecnologia preditiva, que utiliza inteligência artificial, aprendizado de máquina e a coleta de dados através de dispositivos IoT para simular futuros cenários e operações.

Predizer o futuro não é bem uma capacidade humana, mas quando utilizamos corretamente as ferramentas, temos possíveis cenários que nos proporcionam melhores escolhas.

Como os gêmeos digitais são réplicas de processos e objetos físicos, fica possível simular possíveis ambientes e cenários e criar um planejamento a longo prazo dessa realidade.

2. Locais de trabalho híbridos

Criar ambientes de trabalho dentro do metaverso é o objetivo de algumas empresas, incluindo a Microsoft, que desenvolveu o Microsoft Mesh para que isso pudesse acontecer.

O Mesh permite experiências pessoais e compartilhadas por meio de aplicativos de realidade mista e sem distinção de dispositivos. Isso significa que uma reunião de trabalho pode ser acessada por diversas pessoas utilizando dispositivos diferentes, como computadores e smartphones.

Gêmeos digitais podem simular o local de trabalho com alta realidade e transformar o ambiente ainda mais imersivo e prazeroso.

3. Cidades inteligentes e realistas

Sem sombra de dúvidas que a criação de cidades inteligentes dentro do metaverso é um sonho para muitas empresas e prefeituras.

Diversas plataformas estão recriando cidades no molde do metaverso, como a Upland que levou o Rio de Janeiro para sua plataforma. Porém, ainda é um processo inicial e graficamente distante da realidade.

Por isso a ideia de utilizar gêmeos digitais, pois com a utilização dessa tecnologia, podemos conectar cidades inteligentes ao metaverso de modo realista.

Vale lembrar que cidade inteligente é um conceito dado para cidades que utilizam sensores para coletar dados e conectar esses dados com dispositivos IoT e aprendizado de máquina.

4. Integração tecnológica dos Gêmeos digitais

Por fim, o metaverso vai ser o ambiente que poderá unificar diversas tecnologias e a integração de gêmeos digitais nas plataformas do metaverso poderá impulsionar essa integração.

Como os gêmeos digitais são criados através de dispositivos IoT, como sensores inteligentes, e também com inteligência artificial, abre-se um caminho para que possamos utilizar diversas tecnologias sem precisar sair do metaverso. 

Conclusão

Gêmeo digital de Shangai

O desenvolvimento do metaverso e a integração com diferentes tecnologias está ocorrendo, mas é preciso ter calma para que todas as funcionalidades se tornem acessíveis.

Ainda não há uma estimativa exata de quando todas as tecnologias estarão integradas, pois cada empresa possui um objetivo diferente ao investir no metaverso. Essa tecnologia também tem grande valor para o agronegócio.

Saiba mais sobre as tendências do mundo virtual.

A Culte está criando o Agrispace, onde criará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.

No Agrispace as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Leia também: Agronegócio e metaverso: 4 usabilidades

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Glossário do metaverso: Entendendo o metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.