Metaverso, qual o seu significado e como funciona?

banner_posts

Em 2021, o Facebook alterou seu nome para Meta, dando um novo significado a palavra metaverso e demonstrando qual seria o foco da empresa nos próximos anos. Dessa maneira, a empresa passou a gastar 10 bilhões de dólares anuais no desenvolvimento de seu próprio metaverso.

O metaverso é um ambiente digital em que os usuários podem criar avatares, personalizar seus espaços virtuais, realizar atividades e interagir com outros usuários. O objetivo é criar um mundo virtual imersivo, onde as pessoas possam se conectar, aprender, jogar e até mesmo trabalhar.

Muitas outras empresas embarcaram no projeto de desenvolver o metaverso e trazer um novo significado da palavra para o mundo.

Sendo uma tendência recente, muitas pessoas não estão familiarizadas com a palavra, mas esse artigo vai ajudar a entender melhor o que significa metaverso e qual a origem desse termo.

A origem do termo metaverso e seu significado

Arte conceitual de Izzy Medrano sobre Hiro, protagonista do livro Snow Crash.
Arte conceitual de Izzy Medrano sobre Hiro, protagonista do livro Snow Crash.

O termo metaverso surgiu no romance de ficção científica de 1992, Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. A palavra metaverso surgiu da união de “meta” com “universo”, tendo “meta” o significado de mais abrangente.

No livro, o termo é utilizado para designar um universo gerado por computação, conforme a seguinte descrição: 

“Hiro na verdade não está ali. Ele está em um universo gerado por computador que seu computador está desenhando em seus óculos e bombeando para dentro de seus fones de ouvido. Na gíria, este lugar imaginário é conhecido como o Metaverso. Hiro passa um bocado de tempo no Metaverso.”

O protagonista do livro, Hiro, é um entregador de pizzas no mundo real, mas no metaverso é um príncipe samurai, uma verdadeira lenda. No enredo, os Estados Unidos está fragmentado em cidades-estados governadas por corporações privadas e facções, uma delas é a CasaNostra, organização que Hiro trabalha como entregador.

No metaverso, uma ameaça surge, um vírus capaz de afetar pessoas tanto no metaverso quanto na vida real, então Hiro corre contra o tempo para salvar as pessoas de ambas as dimensões.

Linha do tempo: Acontecimentos mais importantes

  • 1938 – Antonin Artaud usa o termo Virtual Reality em uma coleção de ensaios, The Theater and its Double.
  • 1962 – Morton Heilig desenvolve o Sensorama, dispositivo capaz de exibir imagens em 3D junto com som estéreo, inclinação de corpo e sensações de vento e aromas. Um dos primeiros exemplos de realidade virtual.
  • 1989 – O cientista da computação inglês Tim Berners-Lee cria a World Wide Web.
  • 1992 – Neal Stephenson cria o termo Metaverso ao lançar o livro Snow Crash.
  • 2003 – Jogo que simula a vida real, Second Life, é lançado pela Linden Lab.
  • 2009 – Satoshi Nakamoto cunha o primeiro Bitcoin e lança a primeira blockchain.
  • 2011 – Lançamento do livro Jogador Nº 1 (Ready Player One), romance com temática futurista.
  • 2014 – Facebook compra a startup de realidade virtual Oculus por dois bilhões de dólares.
  • 2014 – Kevin McCoy e Anil Dash criam o Quantum, primeiro NFT.
  • 2016 – Fundada a The DAO, primeira organização autônoma e descentralizada na Ethereum operando com contratos inteligentes.
  • 2016 – Pokemón GO torna-se um fenômeno mundial, popularizando jogos de realidade aumentada.
  • 2021 – Facebook muda de nome para Meta, trazendo novo significado para o metaverso.
  • 2022 – É formado o The Metaverse Standards Forum, fórum com 35 membros fundadores e mais de 1.800 organizações ingressantes para promover padrões de interoperabilidade para o metaverso.
  • 2022 – Siemens e NVIDIA entram em parceria para desenvolver o metaverso industrial com base nos gêmeos digitais.
  • 2022 – Microsoft desenvolve o Microsoft Mesh, plataforma de colaboração e comunicação com foco nas empresas.

O que é metaverso

Reprodução Microsoft. Tecnologia de holograma da Microsoft embutida no HoloLens.
Reprodução Microsoft. Tecnologia de holograma da Microsoft embutida no HoloLens.

Em Snow Crash, o metaverso é uma maneira de fugir da realidade distópica em que os personagens vivem e se refugiar na realidade digital onde podem ser pessoas diferentes.

Não tão diferente disso, as empresas trazem o metaverso como uma maneira de tornar os eventos da vida mais interessantes, principalmente digitalmente. Então, atividades cotidianas, como estudar online ou se reunir com colegas de trabalho, que por muitas vezes podem soar entediantes, podem se tornar experiências imersivas com o metaverso.

O termo “metaverso” refere-se a um universo virtual persistente e tridimensional, que pode ser acessado através da internet, onde as pessoas podem criar, explorar e interagir com um mundo digital. O metaverso é uma evolução da Web 3.0 e é considerado por muitos como a próxima grande fase da internet.

O metaverso também traz consigo a ideia de utilizar dispositivos imersivos, como óculos e fones de ouvido de realidade virtual. Mas esses dispositivos ainda não estão acessíveis para a maior parte da população. Conforme as empresas desenvolvem suas tecnologias, estima-se que os dispositivos VR e AR fiquem mais acessíveis.

Assim, o significado atual do metaverso é uma série de ambientes digitais hiper realistas 3D e compartilhados, onde as pessoas podem se reunir para realizar tarefas cotidianas ou apenas explorar o universo ao seu redor.

Tipos de metaverso

O metaverso desenvolvido pelas empresas, tem cada um a sua peculiaridade, pois as ideias em andamento proporcionam diferentes experiências, que podemos categorizar como metaverso industrial e metaverso social.

Essa categorização abrange não apenas o metaverso, mas também os dispositivos de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista que estão em desenvolvimento.

Metaverso industrial

Reprodução Siemens: gêmeo digital ilustra o que será o metaverso industrial.
Reprodução Siemens: gêmeo digital ilustra o que será o metaverso industrial.

Com foco no trabalho e na indústria, o metaverso industrial é um novo passo para a economia mundial. Desse modo, segundo a Siemens: “O Metaverso Industrial é um mundo que está sempre ligado. Onde máquinas e fábricas reais, prédios e cidades, redes e sistemas de transporte são espelhados no mundo virtual.”

O metaverso possibilita a união de diversas tecnologias em um único ambiente digital. Isso é importante porque em ambiente digital, os problemas podem ser “encontrados, analisados e corrigidos rapidamente” até mesmo antes de surgirem no mundo real, por isso o significado de metaverso industrial.

Algumas tecnologias que formam o metaverso industrial são:

Dessa forma, muitas empresas estão empenhadas no desenvolvimento do metaverso industrial. Portanto, a Siemens e a Nvidia possuem parceria para levar a tecnologia de gêmeos digitais a um nível superior e desenvolver o metaverso em conjunto. De fato, a própria Nvidia já desenvolve o Omniverse, plataforma aberta de colaboração de design 3D e simulação de gêmeos digitais.

Em suma, a Microsoft também trabalha nesse modelo, tendo desenvolvido o HoloLens 2, dispositivo holográfico de realidade mista para empresas e utilização industrial. O dispositivo tem três versões: empresarial, industrial e o Trimble, que vem integrado com capacete de segurança para operários. O valor vai de 3.500 dólares a 5.199 dólares.

Metaverso social

Mark Zuckerberg apresentando seu metaverso social

Mark Zuckerberg apresentando seu metaverso social

Dessa forma, o metaverso social tem como foco criar ambientes sociais e formar sociedades cooperativas e interativas.

Segundo a Meta: “O metaverso é a próxima evolução na conexão social e o sucessor da internet móvel. O metaverso ajudará você a se conectar com as pessoas quando não estiver fisicamente no mesmo lugar e nos aproximará ainda mais dessa sensação de estarmos juntos pessoalmente.”

Em suma, o metaverso social possui plataformas que dão significado a essa ideia, possibilitando que os jogadores interajam entre si e que possam criar novos mundos, como a Horizon Worlds, Decentraland, Pico Worlds, etc.

Portanto, empresas investem pesado para proporcionar maior imersão e interatividade através de dispositivos VR e AR. De fato, a Horizon Worlds foi projetada para ser acessada através dos óculos VR da Meta, o Quest 2 e o Rift S. Já para o universo em desenvolvimento Pico Worlds, o dispositivo será o Pico 4

Porém, dispositivos VR ainda são opcionais para acessar plataformas sociais, como a Roblox ou Decentraland.

Dessa forma, o metaverso social além de ter a tendência de desenvolver experiências imersivas e impulsionar a sociabilidade entre os jogadores, também é desenvolvido pelos próprios usuários e companhias.

Como faço para investir no metaverso?

O metaverso traz diversas oportunidades de investimentos, visto que é um mercado emergente e com muita demanda. De fato, muitas empresas estão reunidas para o desenvolvimento de diferentes universos, visando preencher toda a demanda que os usuários exigirão.

Assim, muitas pessoas compram NFTs ou criptomoedas de organizações autônomas descentralizadas (DAO) para participar das decisões tomadas pela organização.

De fato, alguns metaversos centralizados, como o Horizon Worlds ou Omniverse, permitem o desenvolvimento de conteúdo compartilhado e atraem a atenção de desenvolvedores.

Com um amplo ecossistema, a Culte está criando o Agrispace é um mundo virtual focado no agronegócio, permitindo que qualquer pessoa crie experiências imersivas em seu ambiente. Dessa maneira, esse espaço proporcionará que o agronegócio brasileiro esteja diretamente conectado com as novas tendências tecnológicas.

Portanto, sendo uma tendência em crescimento e desenvolvimento, o Agrispace unirá diversas ferramentas que beneficiará os agricultores e empresários do agronegócio.

Leia o nosso artigo sobre o Agrispace, o metaverso do agronegócio e saiba como aproveitar essa oportunidade. Clique aqui para mais informações.

Saiba como trazer a sua empresa para o metaverso.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

Alexandre

Parabéns pela iniciativa de abrir a possibilidade de ampliar esse conhecimento

Roberto Lyra

Agora, aos 72 anos, tomei noções da tecnologia avançada após anos de atividade em banco. Viva a tecnologia!

Joana Maria Jorge da Silva

Grata pela oportunidade de ampliar esse conhecimento sobre o Agrispace

Nestor Truite

Admiravel mundo novo. Nada será como antes. O uso fa inteligencia humana será a partir de outro patamar.

Fernando

Como é “Admirável o mundo”. Pessoas praticando boas ações!!!

MARIA DA CONCEIÇÃO MACHADO LOURENÇO

Obrigada pela matéria.

Borto

Interessante, mas assustador! Será que teremos possibilidades de alguma iniciativa própria sem a interferência de uma IA no futuro? Seremos cobaias de máquinas?

Luiz Carlos Gomez Fló

Ainda estou tentando entender !
Entrei neste tema porque procurava acesso a palestras dos mais variados assuntos

João Guilherme martinati

Como irá funcionar o metaverso na gestão hospitalar?

Cristine Sutil

Ola João, É ainda recente, mas o metaverso certamente irá criar novas formas de lidar com questões como planejamento de cirurgias e até o ensino da medicina”

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.