Metaverso no Agronegócio: entenda essa tendência

banner_posts

O Fórum Econômico Mundial (Sigla em inglês: WEF) classificou a agricultura 4.0 como prioridade na lista de tecnologias estratégicas para a economia nos próximos anos. A necessidade de aumentar a produção de alimentos no mundo levou a essa crescente preocupação pela transformação da agricultura global.

Há algum tempo, a agricultura era classificada como “agricultura 3.0”, visto que o termo “agricultura 4.0” surgiu recentemente. 

Na “3.0” que a automação e a coleta de dados tiveram início no agronegócio, mas foi através da agricultura 4.0 que tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Big Data, dentre outras, passaram a ocupar um lugar de destaque no agronegócio.

De fato, esse crescente processo de transformação agora está ganhando força com novos conceitos, como a agricultura digital, a agricultura 5.0 e a aplicação do metaverso no agronegócio. 

Portanto, neste artigo, você poderá explorar sobre esses novos conceitos e sobre o papel do metaverso no agronegócio.

Uma crescente evolução no agronegócio

metaverso agronegócio
Ilustração.

Como citado anteriormente, o agronegócio está num processo constante de transformação. Conforme novas tecnologias surgem, ou conforme seja viável aplicar as velhas tecnologias no agronegócio, acontece um pequeno progresso nessa área. 

Atualmente, as empresas do agronegócio estão correndo para aplicar o conceito de agricultura digital, visto a necessidade de digitalização das fazendas e operações. 

Então, a necessidade de aplicação desses conceitos também ocorre pela crescente obrigatoriedade de uma busca sustentável. Também eficaz da produção e das fazendas, fazendo com que as empresas invistam cada vez mais em tecnologias úteis no dia a dia. 

Vejamos três conceitos que estão crescendo no agronegócio.

banner_posts

Agricultura digital

Em suma, a agricultura digital é o uso de tecnologias digitais, como a internet, dispositivos móveis, inteligência artificial, aplicativos digitais, ferramentas de análise de dados. Tudo isso para melhorar a produtividade e eficiência de toda cadeia de produção do agronegócio.

Dessa forma, basicamente, aplicado por meio de sistemas e ferramentas digitais que permitem a previsão do tempo, sistemas de orientação via GPS, mapeamento de produtividade e a automação de tarefas.

Agricultura 4.0

De fato, a agricultura 4.0 representa uma evolução na agricultura de precisão, utilizando análises detalhadas de dados por meio de tecnologias avançadas. Ou seja, o agronegócio está buscando estabelecer esta fase, do mesmo modo que o metaverso.

Em suma, quando falamos em tecnologia, esse conceito incorpora IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Robótica para otimizar as operações ao longo da cadeia produtiva, transformando as práticas agrícolas.

De fato, essas tecnologias buscam oferecer suporte abrangente aos agricultores, facilitando a tomada de decisões e a gestão da cadeia de suprimentos. 

O objetivo é impulsionar a sustentabilidade econômica, ambiental e social, melhorando a lucratividade agrícola. 

Agricultura 5.0

De fato, a Agricultura 5.0 marca uma revolução na interação entre tecnologia e agricultura, superando os avanços da Agricultura 4.0. 

Em suma, essa abordagem inovadora incorpora a inteligência artificial de maneira mais proeminente, utilizando algoritmos avançados para análise preditiva e adaptação dinâmica às condições agrícolas. 

A interconexão de sistemas e dispositivos é aprimorada, ampliando a automação e a eficiência operacional. A Agricultura 5.0 visa não apenas à otimização das práticas agrícolas, mas também à coleta e interpretação de dados em tempo real para uma tomada de decisão instantânea. 

O metaverso no agronegócio

metaverso agronegócio
Ilustração.

Inicialmente, as empresas trataram o metaverso como algo de cunho social, sendo desenvolvido para desenvolver experiências imersivas para as redes sociais, principalmente por meio de dispositivos VR. 

Entretanto, com o tempo, o conceito de metaverso ganhou força em outras áreas como no agronegócio, na indústria e no setor de entretenimento. Leia nosso artigo completo sobre o metaverso: O que é metaverso?

No agronegócio, as expectativas para a aplicação do metaverso são interessantes. Diversas empresas já estão desenvolvendo experiências imersivas para solucionar alguns desafios, como é o caso da SLC Agrícola.

SLC Agrícola

Anualmente, a empresa realiza um dia de demonstrações e apresentações chamado de Farm Day. O foco desse dia é apresentar informações importantes para os investidores e acionistas, demonstrar o funcionamento das operações das fazendas e ensinar sobre o agronegócio.

Por ser realizado presencialmente numa das fazendas do grupo, um dos desafios era justamente a limitação da participação dos interessados. Então, em parceria com a Culte, surgiu o Farm Day que apresenta esse universo do agronegócio no Metaverso.

A Culte desenvolveu a plataforma do metaverso Agrispace, que replicou a fazenda escolhida pela SLC para a realização do farm day e levou as demonstrações e eventos diretamente para o metaverso. 

Essa medida permite que o conhecimento seja passado para um maior número de pessoas, permitindo que pessoas de todo o mundo participem do Farm Day. Assim, os usuários podem ter acesso a diversas áreas da SLC, tours pela fazenda, aprender sobre o funcionamento da operação da marca e também participar de experiências imersivas, como de uma colheita.

Projeção do metaverso no agronegócio

Farm Day da SLC agrícola no Agrispace

A experiência desenvolvida para a SLC Agrícola é apenas uma das medidas que o metaverso permite para as empresas do agronegócio. 

Assim, um dos pontos positivos do metaverso é que ele se relaciona diretamente com os demais conceitos que estão sendo aplicados no agronegócio, podendo desenvolver soluções para diferentes desafios. 

O Agrispace foi aplicado para replicar o Farm Day, mas também pode ser aplicado para a realização de feiras onlines, onde pessoas e empresas podem comprar e vender produtos de maneira totalmente digital. 

Portanto, uma outra prática em crescendo desde a pandemia está na realização do trabalho em “home office” e nos cursos de capacitação online, que podem funcionar dentro de uma plataforma do metaverso.

Um só ambiente

Quando projetamos o futuro do agronegócio, o metaverso ganha um certo destaque, pois uma das funcionalidades desse conceito está na sua relação com as tecnologias emergentes. De fato, as tecnologias emergentes são as tecnologias que ainda estão em crescimento ou começando a ganhar força entre a população, como a inteligência artificial, realidade virtual, blockchain e Internet das Coisas.

O metaverso possui a capacidade de ser o “lar” para diferentes tecnologias funcionarem, permitindo que as empresas consigam operar ou desenvolver suas atividades diretamente do metaverso, diferente do que é feito atualmente.

Assim, o metaverso permite que as empresas do agronegócio unifiquem tecnologias num só ambiente.

banner_posts

Simulação realista e avançada

O Agrispace replicou a Fazenda Pamplona, da SLC Agrícola. Assim, os usuários podem acessar a fazenda digitalmente e conhecer como ela é fisicamente. Porém, existe um futuro ainda mais promissor relacionado ao metaverso.

Dessa forma, tido como o “coração” do metaverso está a tecnologia de gêmeos digitais. Algumas empresas e categorias, como a Fórmula 1, já estão utilizando a tecnologia dos gêmeos digitais para replicar operações, fábricas e peças.

O objetivo dos gêmeos digitais no agronegócio é replicar desde os pormenores de uma fazenda até a pós-produção. Ou seja: simular uma fazenda para conseguir prever problemas, aumentar a produtividade, verificar a qualidade dos produtos e verificar a distribuição em larga escala.

Isso está acontecendo e tende a crescer cada vez mais. Sua empresa pode desenvolver soluções no metaverso para os desafios que possui atualmente, saiba mais clicando aqui.

Acesse o Farm Day da SLC Agrícola e veja como uma das maiores empresas do agronegócio mundial está utilizando o metaverso.

Sua empresa pode seguir os mesmos passos da SLC Agrícola? Quer saber como? Conte conosco, clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.