Metaverso o que é? Uma explicação detalhada

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O que é metaverso? Em suma, essa tecnologia está causando impacto em diferentes áreas da sociedade e se tornou uma tendência nos últimos anos. Portanto, muitas oportunidades surgiram com o metaverso, que vão desde experiências imersivas a simulações realistas.

De fato, para te auxiliar a descobrir o metaverso, a Culte está iniciando uma série de artigos sobre o metaverso com uma linguagem fácil e tópicos interessantes, criados especialmente para você num total de 6 artigos!

Nos próximos artigos, iremos abordar diferentes tópicos sobre o metaverso, iremos explorar os conceitos e possibilidades do metaverso para que você possa ter uma visão clara sobre o que é o metaverso.

O que é metaverso

O metaverso é a experiência baseada em mundos virtuais 3D e persistentes, imersivos e interoperáveis, nos quais as pessoas interagem como avatares entre si.

Na prática, o metaverso é desenvolvido utilizando tecnologias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, blockchain, 3D e avatares, e até a inteligência artificial. O desenvolvimento dessa tendência varia de acordo com a experiência que ele visa proporcionar. 

Para alguns, o metaverso é uma evolução da internet porque será o lugar onde as pessoas poderão estudar, trabalhar e ter uma vida social através de avatares 3D. 

O ambiente virtual do metaverso é um espaço que estimula a criatividade, pois nele é possível criar novas experiências, mundos e jogos, socializar com outras pessoas e ter a possibilidade de ter propriedade dentro desses mundos virtuais. 

Uma breve história de como surgiu

O termo surgiu em 1992, quando o escritor Neal Stephenson cunhou o termo metaverso em seu livro Snow Crash. De fato, no livro Snow Crash, existe um lugar chamado “metaverso”, um ambiente simulado e online, acessado por meio de dispositivos de ‘realidade virtual’. 

Entretanto, por ser uma experiência complexa e abrangente, exemplos de metaversos foram surgindo ao passar dos anos, como o Second Life em 2003, um ambiente virtual 3D que visa simular a vida humana ou o Roblox em 2006. 

Second Life, a primeira experiência popular do metaverso.
Second Life, a primeira experiência popular de plataforma virtual.

Mas essas plataformas, na época, não buscavam e não tinham a capacidade tecnológica de aplicar esse conceito, que ainda não era amplamente conhecido. Com isso, o termo surgiu em 1992, mas as primeiras plataformas foram surgindo aos poucos, ganhando uma maior popularidade com o Second Life e, muitos anos depois, com o Facebook, mas falaremos sobre isso abaixo.

Características do metaverso

Como citamos anteriormente, o metaverso é uma experiência imersiva, baseada em mundos virtuais 3D, sendo persistente, imersivo e interoperável, no qual as pessoas podem interagir entre si por meio de avatares. 

Podemos compreender melhor esse significado verificando as três palavras mais importantes do conceito:

  • Persistentes: um universo que persiste, que não pode ser desligado, ou seja, quando o usuário sai, o universo permanece ali funcionando, diferente de um videogame.
  • Imersivos: criado para estimular os sentimentos e sentidos dos usuários.
  • Interoperáveis: com a capacidade de funcionar com outras plataformas, outras tecnologias, outras realidades. 

Dessa maneira, o metaverso está sendo desenvolvido e ganhando cada vez mais importância porque está causando uma grande transformação em todas as áreas da economia e da sociedade.

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As primeiras experiências imersivas

Muitas das plataformas que hoje chamamos de “plataformas do metaverso” surgiram antes que o termo fosse amplamente conhecido. Portanto, as primeiras experiências mais populares desta área são os seguintes jogos e plataformas:

  • Second Life.
  • Roblox.
  • Habbo Hotel.
  • VRChat.
  • World of Warcraft

O jogo Second Life é conhecido como o primeiro metaverso de sucesso, visto que outras plataformas tentaram antes, mas falharam. Criado pela Linden Lab, o Second Life visa simular a vida real, permitindo que pessoas possuam seus avatares e explorem as realidades daquele mundo virtual.

Tipos de metaverso

Com o surgimento de novas plataformas e com um número maior de pessoas envolvidas, novos tipos surgiram, mas os dois principais tipos são: descentralizado e centralizado.

Descentralizado: Uma plataforma descentralizada funciona sem uma organização central, ou seja, é governada pelos seus próprios usuários. Dessa forma, isso significa que são os usuários que decidem as regras e qual o desenvolvimento do universo, além de também possuírem propriedade dentro do universo. Por exemplo: Decentraland.

Centralizado: Uma plataforma centralizada é aquela que possui uma empresa ou dono por trás e que toma todas as decisões sobre aquela plataforma. Por exemplo: Horizon Worlds e Fortnite. 

Algumas plataformas centralizadas estão promovendo a economia do criador, isto é, que os usuários possam participar da criação do ambiente e se envolver com a economia, recebendo recompensas em dinheiro pelo grau da participação dos demais usuários nos conteúdos criados. 

O metaverso do Facebook

Facebook alterou o nome para Meta, anunciando foco no metaverso.
Facebook alterou o nome para Meta, anunciando foco no metaverso.

Em 2021, a empresa Facebook anunciou que mudaria seu nome para Meta, se definindo como uma empresa do metaverso social. A mudança causou um profundo impacto e tornou o termo amplamente conhecido.

Assim, alguns meses depois da mudança do nome, o Facebook, que agora é Meta, anunciou o seu próprio metaverso: o Horizon Worlds. 

O Horizon Worlds é uma plataforma baseada na realidade virtual e desenvolvida para que os usuários explorem o seu lado social. Dentro da plataforma, existem vários jogos, mundos virtuais, eventos e atividades sociais. Por exemplo, é possível assistir a partidas da NBA dentro do Horizon Worlds.

A Meta fez investimentos significativos para o desenvolvimento do Horizon Worlds, pois também buscava tornar mais popular seus produtos de realidade virtual, principalmente o Meta Quest 2.

O metaverso da Culte

No Brasil, a Culte está desenvolvendo o Agrispace, uma plataforma do metaverso que está criando um espaço de comunicação para a comunidade brasileira e para o agronegócio.

Portanto, o Agrispace surgiu da necessidade de criar um espaço adequado no Brasil para o agronegócio e para os interessados no metaverso. Com o espaço proporcionado pelo Agrispace, os usuários e empresas podem ter ao seu alcance diversas ferramentas tecnológias em um único ambiente digital.

Então, por meio desse espaço virtual, diversas atividades poderão ser realizadas para criar um elo entre todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio.

Qual a importância dessa tendência hoje

Em maio, a Meta divulgou um documento chamado “entendendo o potencial econômico do metaverso“, com alguns relatórios analisando as tecnologias e as oportunidades do metaverso em diferentes países.

Nos Estados Unidos, a pesquisa diz que essa tendência pode trazer benefícios para a economia entre 400 a 760 bilhões de dólares anuais até 2035.

Atualmente, essa tecnologia está crescendo em todos os setores da economia e as empresas estão buscando aplicar esse potencial para gerar novas oportunidades de emprego e criar novos negócios. A Siemens e a NVIDIA lideram a corrida para o desenvolvimento de tecnologias do metaverso industrial, enquanto Meta e a Epic Games estão criando soluções para o entretenimento.

Como você leu, muitas empresas estão desenvolvendo ambientes digitais baseados nessa tecnologia porque acreditam no imenso potencial econômico e social do metaverso. Ainda existe muita coisa que você precisa saber sobre o metaverso.

Na próxima semana, iremos abordar o sobre como funciona e para que serve o metaverso.

Não perca, acompanhe conosco e fique por dentro das novidades dessa nova tecnologia.

Saiba mais sobre o Agrispace, a plataforma do metaverso feita para os brasileiros e para o agronegócio: Agrispace, o metaverso do agronegócio.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

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