O que esperar do metaverso em 2023?

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Em 2023, estaremos no segundo ano desde que Bill Gates disse que em dois ou três anos estaríamos utilizando o metaverso para nos comunicarmos com outras pessoas.

A notícia mais recente é a do lançamento da Pico Worlds, plataforma do metaverso da Byte Dance, proprietária do TikTok, que fará concorrência contra a Horizon Worlds. Com o mercado aquecido e com previsão de alta, temos que prestar atenção para algumas áreas do metaverso.

Então, listamos 4 motivos para ficar de olho no metaverso em 2023.

Web3 e descentralização

Smartphone da Solana, o Saga, será lançado em 2023, impulsionando a web3 e o metaverso.
CEO da Solana, Anatoly Yakovenko, apresentando o SAGA. Reprodução: Youtube.

Em 2023, podemos esperar que a Web3 continue evoluindo, ganhando novas ferramentas e abrindo espaço para aplicativos e plataformas descentralizadas.

Em especial, a Web3 possui 3 pontos que devemos ficar de olho:

  • Desenvolvimento de dispositivos Web3
  • Ferramentas e soluções para desenvolvedores
  • Integração de criptomoedas e NFTs

A Solana Labs anunciou o desenvolvimento de um dispositivo smartphone projetado para a Web3, chamado de Saga. O dispositivo chamou atenção pelo valor elevado para os requisitos e também por focar em soluções baseada em blockchain, como a utilização do Solana Pay e aplicações desenvolvidas na rede Solana, além de criptomoedas e NFTs.

Em junho, a Solana também anunciou a Solana Mobile Stack, um kit de ferramentas de software de código aberto para Android para desenvolvedores criarem aplicativos móveis na rede Solana. 

De fato, uma outra solução para desenvolvedores é o Blockchain-as-a-service (BaaS), que traz soluções em nuvem para criar, hospedar e gerenciar aplicativos e funções em blockchain. A Amazon desenvolveu o Amazon Managed Blockchain, um serviço BaaS que permite a criação e gerenciamento de redes blockchain escaláveis.

Por fim, uma maior integração de NFTs e criptomoedas no metaverso também pode ocorrer em 2023, a começar pelo Twitter. A rede social foi comprada por Elon Musk, entusiasta de criptomoedas. Elon Musk é dono da empresa Tesla, que fabrica carros elétricos e que já aceita o pagamento de produtos através de criptomoedas, especificamente da dogecoin.

Com a compra do Twitter, certamente Musk pensará em integrar NFTs e a utilização de criptomoedas na rede social. A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, também participou do processo de compra do Twitter contribuindo com uma pequena quantia. 

Maior acessibilidade em dispositivos VR

Em sua nota de fim de ano, em 2021, Bill Gates disse acreditar que o mundo passaria de “grades de imagens de câmeras 2D” e passaria para o metaverso, “um espaço 3D com avatares digitais”. 

Estamos caminhando para o segundo ano dessa previsão e, segundo Gates, o fato das pessoas não possuírem dispositivos de realidade virtual atrasaria a adoção do metaverso. 

Em 2023, novos dispositivos de realidade virtual e demais realidades serão lançados, alguns com valores superiores, como o Projeto Cambria, Meta Quest Pro, Pimax Crystal e o suposto Apple Glass. 

Os novos lançamentos abrem portas para dispositivos mais acessíveis, visto que novas empresas entraram no mercado de realidade virtual.

Avatares do metaverso mais desenvolvidos em 2023

Tecnologia de avatares para o metaverso ficará mais desenvolvida em 2023.
Codec Avatars 2.0: tecnologia de avatares sendo desenvolvida pela Meta.

Dessa forma, quando o Instagram lançou os avatares 3D, muitos usuários compartilharam da sensação de estarem criando buddy poke, que eram bonecos virtuais da antiga rede social Orkut.

De fato a sensação de criar um avatar no Instagram pode gerar nostalgia em alguns usuários pela semelhança de criar um buddy poke, mas essa tecnologia vai além disso.

Portanto, um avatar é uma representação visual de um usuário. Espera-se que o processo de criação de avatares se torne mais realista com as novas tecnologias que serão integradas.

A NVIDIA lançou em 2022 o Avatar Cloud Engine (ACE), que faz parte de seu Omniverse (metaverso da NVIDIA). O ACE é uma ferramenta de software que permitirá a criação de avatares mais realistas e inteligentes e que poderá suportar a tecnologia de gêmeos digitais.

Enquanto isso, a Lumirithmic desenvolveu uma tecnologia de captura de rosto 3D de baixo custo que utiliza inteligência artificial, permitindo renderizações ultrarrealistas. A Microsoft tem projeto similar.

Portanto, a Meta tem um projeto ambicioso acerca da utilização de avatares e que, talvez, não demonstre no próximo ano. Os avatares de codec são avatares extremamente realistas e de corpo inteiro. 

Assim, esperamos que alguns avanços venham à tona para a criação de avatares, possibilitando a criação de avatares mais realistas para as redes sociais e para o metaverso em 2023.

Expansão dos eventos ao vivo

Dana White, presidente do UFC. Em vídeo, Dana falou sobre o jogo Thrill Of The Fight VR.

Certamente as plataformas do metaverso estão ganhando adeptos dos eventos ao vivo, principalmente porque essa área foi atingida em cheio pela pandemia de covid-19.

Alguns eventos e shows aconteceram em diversas plataformas como Fortnite, Decentraland e Roblox, mas o ano de 2023 promete ir além.

Dessa forma, o UFC Fight Pass anunciou que vai realizar eventos ao vivo e sob demanda no Horizon Worlds, plataforma do metaverso da Meta. Assim, usuários poderão assistir a eventos do MMA direto de dispositivos de realidade virtual em uma experiência totalmente imersiva e com visão panorâmica de 180 graus.

Assista um pouco da luta:

Além disso, a Byte Dance, empresa dona do TikTok, anunciou que lançará em 2023 a Pico Worlds, plataforma do metaverso concorrente da Horizon Worlds. Informou também que possui parceria com a Discovery para realizar streaming de vídeos. 

É cedo para dizer que as plataformas do metaverso podem substituir transmissões ao vivo ou até mesmo aparelhos de televisão, mas uma coisa é certa, elas vão tornar os eventos mais interessantes.

Metaverso em 2023

Agriverso, o metaverso do agronegócio.
Agriverso, o metaverso do agronegócio

Vale a pena ficar de olho nas áreas citadas, visto que o metaverso vive uma verdadeira corrida e o mercado está aquecido. A Meta já anunciou que investirá entre 10 e 15 milhões de dólares em 2023, enquanto a Apple se prepara para lançar seu dispositivo de realidade virtual.

Desse modo, o lançamento de novas ferramentas e plataformas apenas reforçou a questão de que o metaverso está cada vez mais consolidado entre as empresas e usuários. A Statista calcula que a receita do metaverso em 2022 será de 47 bilhões de dólares, alcançando 678 bilhões de dólares em 2030.

E, segundo a Wildbytes, dentro de cinco anos, cerca de 70% das grandes marcas estarão presentes no metaverso. Sothebys, Nike, Adidas, HSBC, Disney e muitas outras empresas já estão presentes em plataformas do metaverso.

De fato, a mais nova novidade do metaverso é o Agriverso, o metaverso do agronegócio, desenvolvido pela Culte. Saiba mais sobre, basta clicar aqui.

Por fim, saiba mais sobre: tendências do mundo virtual

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

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