Por que o nome metaverso? Entenda o termo

banner_posts

O nome metaverso não surgiu atoa, mas conseguiu definir com muita clareza e com um toque de futurismo o que nos aguardava. Hoje, o termo está presente em tantas áreas que fica difícil contar. 

Neste artigo, vamos explicar a origem do termo metaverso, seu significado, como ele está atualmente e o que o aguarda no futuro.

Origem do termo

Por que o nome metaverso
Ilustração. Metaverso.

Em 1992, o escritor Neal Stephenson lançou um livro chamado “Snow Crash”. No livro, o personagem principal, Hiro Protagonist, frequentemente utilizava um dispositivo de realidade virtual para acessar uma outra realidade, o metaverso. 

Foi desse modo que surgiu o nome metaverso, num livro escrito em 1992, usado para definir o ambiente virtual que existia ali, mas já trazendo alguns outros conceitos com ele, como “persistente” e “compartilhado”.

Quando você ler sobre persistente, não se preocupe, pois é algo bastante simples. Persistente é relacionado a experiências que persistem, mesmo que você não esteja ali. O metaverso permanece em funcionamento, pelo menos o do Hiro, mesmo que ele não estivesse lá. 

Na nossa realidade, as plataformas do metaverso fornecem experiências e guardam tudo isso, mesmo que o usuário não esteja lá, diferente, por exemplo, de um jogo. 

Significado de metaverso

Em si, o nome metaverso não está se referindo a uma nova tecnologia, mas se refere a um conceito sobre como nós utilizamos a tecnologia. No sentido da palavra, metaverso está mais para “além da realidade” ou “transceder experiências”.

Assim, o metaverso é um universo, um modo de pensar, composto por comunidades virtuais persistentes, desenvolvidas para fornecer experiências imersivas por meio de avatares e com uma economia virtual própria.

No livro Snow Crash, o metaverso era uma maneira de “fugir” da realidade, indo para uma nova realidade virtual. Diferente desse significado, o nosso metaverso não se trata de fugir, mas de criar novas maneiras de conexão e interação, quebrar barreiras que nos separam e de criar ferramentas úteis para a sociedade.

Consolidação atual

O metaverso está cada vez mais consolidado, mas levou anos até que ele passasse a ingressar diferentes setores da economia. 

De fato, talvez a empresa que mais divulgou o metaverso tenha sido a Meta, quando alterou o nome do grupo Facebook para Meta e passou a se denominar como “uma empresa de metaverso social”.

Então, é possível dividir a consolidação do metaverso em diferentes segmentos. Por exemplo: a Nvidia e Siemens trabalham com o desenvolvimento do metaverso para aplicá-lo no setor industrial. O metaverso industrial possui foco na integração de tecnologias na indústria, fábrica e logistica, tendo como base os gêmeos digitais. 

Em suma, já no lado social, a própria Culte e a Meta desenvolvem soluções para conectar marcas e empresas com as pessoas, tendo maior aplicação no marketing, ambientes virtuais para realização de eventos e até estudar ou trabalhar.

Porém, o metaverso também possui um lado no entretenimento, com grandes empresas e jogos buscando revolucionar a maneira que nos divertimos. Ou seja, o metaverso está presente em diferentes aspectos da sociedade e, conforme a tecnologia evolui, novas possibilidades surgem para o metaverso.

banner_posts

O metaverso no presente e no futuro

Como você leu, o nome metaverso está para um conceito que podemos usar em diferentes áreas e setores da economia, que vão desde o entretenimento até a indústria. 

Atualmente, as empresas estão trabalhando para desenvolver soluções que utilizam o metaverso como base. Essas soluções abrangem uma grande capacidade de transformação para a sociedade. Os casos de usos mais comuns são: logística, blockchain, marketing, eventos imersivos (reuniões, conferências, etc) e na indústria em si. 

Nos próximos anos, o metaverso estará ainda mais presente porque as pessoas estarão mais familiarizadas com as possibilidades de utilizá-lo. Algumas tecnologias, como gêmeos digitais e blockchain, estão em crescimento e em processo de adaptação para novas áreas. 

Assim, o metaverso possui um gigantesco potencial em toda a sociedade. A Culte está trabalhando para tornar o metaverso um ambiente produtivo para o agronegócio brasileiro por meio do Agrispace.

Saiba como sua empresa ou marca pode desfrutar das oportunidades que o metaverso está trazendo: clique aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.