Saiba o que é DAO e como ela funciona

banner_posts

A primeira DAO

O termo DAO surgiu em 2013 para definir organizações autônomas descentralizadas, surgindo antes mesmo que a primeira NFT criada (2014). Entretanto, a primeira organização autonoma descentralizada só foi criada em 2016. A ‘The DAO’, primeira DAO criada, foi uma organização sem fins lucrativos que funcionava na blockchain Ethereum. 

A plataforma tinha como objetivo fornecer financiamento coletivo para projetos baseados em blockchain. Assim, a The DAO arrecadou mais de 34 milhões de dólares e outros 50 milhões de dólares na criptomoeda Ethereum, mas mesmo com o alto investimento recebido, alguns investidores divulgaram que haviam vulnerabilidades na plataforma. 

Antes que as falhas pudessem ser corrigidas, a The DAO sofreu um ataque explorando essas vulnerabilidades. Como resultado, o hacker conseguiu desviar mais de 50 milhões de dólares em criptomoedas.

O projeto da The DAO fracassou, mas a experiência serviu como um modelo do que as organizações descentralizadas devem fazer para evitar ataques e focar na segurança e na transparência. 

O que é DAO

DAO (Organização Autônoma Descentralizada) é uma organização descentralizada que opera por meio de regras definidas em contratos inteligentes e executadas dentro de uma blockchain.

Diferente de uma empresa comum, as DAOs possuem diversas vantagens em seu funcionamento, assim como algumas desvantagens. Por exemplo, a TheDAO já possuía conhecimento das vulnerabilidades que a plataforma possuía. A organização enviou as correções necessárias para uma votação, mas antes que fosse aprovado, o hacker explorou a vulnerabilidade.

Por outro lado, diversas organizações descentralizadas estão demonstrando bons resultados, como a Decentraland e a MakerDAO. 

Como funciona uma DAO

Uma organização autônoma descentralizada funciona por meio de contratos inteligentes, que são programas que funcionam automaticamente quando as regras definidas são alcançadas. 

Por definição, uma DAO é uma empresa, mas possui um funcionamento que traz autonomia e descentralização no funcionamento da organização. Por exemplo: Uma DAO que funciona como uma plataforma de financiamento coletivo quer financiar um projeto, então algumas ideias foram apresentadas. A DAO possui cem mil reais para financiar um projeto. Os membros irão votar nos projetos apresentados. Ao fim da votação, automaticamente o contrato inteligente irá enviar o valor para o projeto escolhido. 

É um exemplo simples, mas que simplifica o conceito de que não há um único responsável por tomar as decisões da organização, tornando o processo e desenvolvimento da DAO em algo descentralizado. O mesmo ocorre para diferentes decisões, como mudanças nas regras ou atualizações no projeto. 

O modelo DAO também é atrativo porque os membros que participam de votações podem receber recompensas por contribuírem com o projeto.

banner_posts

Não existe DAO sem comunicação

De fato, a parte importante do funcionamento de uma DAO é a comunicação que ocorre entre a plataforma e os membros participantes. Qualquer ideia pode-se colocar em votação em uma DAO, até mesmo ideias prejudiciais. Algumas plataformas, como a Decentraland, conseguem diminuir as votações ou projetos mal intencionados por meio de uma estrutura bem fundamentada. 

A Decentraland possui dois comitês que ajudam a manter o projeto funcionando corretamente. O primeiro comitê, chamado de DAO Committee, escolhido pela comunidade, serve para representar a comunidade. O segundo comitê é chamado de SAB, sendo como um comitê de segurança responsável por supervisionar o primeiro comitê, garantir a segurança da plataforma e verificar relatórios de vulnerabilidades e bugs. 

O comitê de segurança escolhido pelos desenvolvedores da plataforma, possui 5 especialistas em Solidity (linguagem de programação que a Decentraland utiliza).

A plataforma também mantém canais de comunicação, como servidores no Discord e um fórum aberto a discussões.

Características DAO

Em suma, existem algumas características que nos ajudam a entender o que é uma DAO e também o funcionamento delas. 

Uma característica marcante é que uma DAO sempre possui um token de governança. A Decentraland utiliza a criptomoeda MANA, enquanto que a MakerDAO possui a MKR. O token de governança funciona como se fosse uma ação da empresa, servindo para que os membros participem e recebam recompensas por meio dele.

Outra característica é o fato de que tudo ocorre de maneira pública. A atividade de uma DAO ocorre de maneira transparente, então os votos, fundos e projetos ficam visíveis para qualquer pessoa. 

Exemplos de DAO

Uniswap

A Uniswap é a maior DAO existente e também um dos maiores projetos de criptomoedas. A plataforma funciona como uma exchange descentralizada (DEX) e possui como criptomoeda nativa a UNI. 

Dessa forma, criada em 2018, a Uniswap ajudou no crescimento do mercado DeFI (finanças descentralizadas) e se tornou uma ferramenta importante para o setor.

ApeCoin

Em 2021, a Yuga Labs criou a coleção de NFTs mais valiosa do mundo, os Bored Ape Yacht Club (BAYC). A coleção ficou muito famosa no mundo quando artistas famosos, como Snoop Dogg, Neymar e Justin Bieber, compraram essas NFTs. 

Portanto, em um processo de crescimento, a Yuga Labs criou a ApeCoin DAO, uma organização separada da empresa para governar os produtos. Por meio da criptomoeda ApeCoin, os membros da DAO conseguem votar nos projetos do ecossistema.

A DAO também é responsável por projetos como a OtherSide, o metaverso da Yuga Labs.

Decentraland

A Decentraland é a DAO mais popular, visto que ela é responsável pelo primeiro metaverso descentralizado da web. A DAO da Decentraland desenvolvida para dar autonomia e liberdade para os usuários, permitindo que os membros possam controlar o desenvolvimento do metaverso da Decentraland. 

De fato, com o aumento da popularidade do metaverso, a Decentraland se tornou uma das DAO mais valiosas, alcançando a marca de 1,2 bilhão de dólares em capitalização. Empresas como Samsung, Adidas e Atari compraram terrenos no metaverso da Decentraland.

Um ponto de controvérsia sobre o funcionamento das DAO aconteceu na Decentraland, quando os membros tentaram adicionar a palavra “Hitler” à lista de nomes banidos, mas não conseguiram porque não houve votos suficientes para isso.

Venha ver o que a Culte está desenvolvendo, o Agrispace, o metaverso do agronegócio.

Em suma, com um amplo ecossistema, o Agrispace é um mundo virtual focado no agronegócio, permitindo que qualquer pessoa crie experiências imersivas em seu ambiente. Dessa maneira, esse espaço proporcionará que o agronegócio brasileiro esteja diretamente conectado com as novas tendências tecnológicas.

Portanto, sendo uma tendência em crescimento e desenvolvimento, o Agrispace unirá diversas ferramentas que beneficiará os agricultores e empresários do agronegócio para aumentar a produtividade e conectividade de seus negócios.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: 9 Tendências do Futuro no Mundo Virtual

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.