10 dApps que você precisa conhecer

banner_posts

Aplicativos descentralizados ou dApps desempenham um papel importante para o mercado de criptomoedas. De fato, os maiores dApps são voltados às finanças descentralizadas e corretoras, como a 1nch e a Curve. 

Mas o que são dApps? Basicamente, existem três requisitos para um aplicativo ser considerado um aplicativo descentralizado:

  • O dApp deve ser totalmente autônomo e de código aberto, sem controle central e orientado pela comunidade.
  • Os dados e registros devem estar protegidos, criptografados e armazenados em uma blockchain pública e descentralizada.
  • Deve possuir um token (criptomoeda) que deve ser utilizado para acessar o aplicativo e recompensar os participantes.

Então, dApps são aplicativos digitais que são executados em uma rede blockchain. Em suma, os dApps não possuem um controle central e possuem recursos de segurança, privacidade e código aberto.

Abaixo, separamos uma lista de aplicativos dApps para você conhecer e aprimorar seu conhecimento a respeito de aplicativos descentralizados.

10 dApps que você precisa conhecer

1. dApps OpenSea

Poucos não conhecem a OpenSea, mas caso você não conheça, essa plataforma vai te surpreender. 

Dessa forma, a plataforma ficou bastante conhecida durante 2021, considerado o ano dos NFTs. No período, a OpenSea atingiu um recorde no volume de vendas, alcançado valor de 20 bilhões de dólares. 

Por que conhecer a OpenSea? Portanto, a OpenSea teve início em 2017, sendo o primeiro marketplace para NFTs criado. Atualmente é a maior plataforma do mercado NFT. 

Nela, você pode encontrar mais de 80 milhões de NFTs, que vão desde fotografias e músicas até NFTs do metaverso e itens colecionáveis.

2. MakerDAO dApps

O MakerDAO é um dos dApps DeFI (finanças descentralizadas) mais importantes. Construído na Ethereum, o MakerDAO permite empréstimos sem a necessidade de intermediários. 

A organização gerencia a DAI, a quarta maior criptomoeda estável. A DAI utiliza um mecanismo inteligente para conter a extrema volatilidade do mercado. Dessa forma, somente na plataforma, a DAI tem 2% do suprimento total de ETH bloqueados.

Conhecer o ecossistema da MakerDAO e as informações sobre a DAI, ajuda a entender mais sobre as finanças descentralizadas e dar um passo a mais no mercado de criptomoedas.

3. Augur

A Augur permite que os usuários criem mercados de previsão. Então, com a Augur, os usuários podem criar casas de apostas, mercados de previsão, outros dApps baseados no Augur e até mercados parecidos com opções binárias. 

Por ser descentralizada e criada com código aberto, a Augur concedeu um salto para os aplicativos descentralizados. Isso acontece porque a Augur apenas desenvolve o código de maneira aberta, permitindo que os usuários o utilizem da maneira que achar conveniente. 

Assim, os desenvolvedores não podem controlar, censurar ou modificar ações realizadas com o protocolo da Augur.

4. Steemit

Desenvolvida em 2016, a Steemit é uma plataforma de mídia social descentralizada. A plataforma recompensa os usuários através da criptomoeda STEEM. 

Então quando os usuários votam em publicações e comentários e fazem curadoria ao encontrar novos conteúdos, eles recebem pagamentos. Em suma, a proposta desse dApp é justamente de ser um local descentralizado onde os usuários ganhem dinheiro pelo conteúdo gerado, diferente das demais mídias que ficam com todo o lucro.

5. Hive.blog

Com proposta semelhante a da Steemit, o Hive.blog pertence a um grande ecossistema criado pela Hive. Entretanto, não confunda o hive.blog com o Hive Social, rede social que quer ser a alternativa do Twitter.

O hive.blog possui mais de 500 mil visitas mensais, operando como uma DAO e recompensando os usuários que recebem votos pelas publicações feitas. 

Tanto o Hive.blog quanto o Steemit são dApps que querem estruturar a Web3 para esse formato de recompensar os usuários e participantes pelos conteúdos criados.

6. Resonate

O Resonate é uma rede social descentralizada, mas que tem como proposta permitir que os usuários tenham experiências sociais baseadas em inteligência artificial.

A rede social traz ferramentas de recompensas para os usuários, permitindo que eles recebam criptomoedas pela criação de conteúdo. NFTs fazem parte da plataforma, além de um feed de notícias e mecanismos de descentralização.

7. PeakD

Se você conhece o Reddit, então você vai estar muito familiarizado com a PeakD. 

A proposta da PeakD é igual a da Steemit e a Hive.blog, mas essa rede social consegue sobressair sobre as demais por ter um design mais limpo e bonito, pela rapidez e por funcionar como um agregador de comunidades. 

Assim, cada usuário pode criar sua comunidade, fazer publicações, postar vídeos pelo PeakD.tv. A PeakD seria uma substituta perfeita para o Reddit.

8. Splinterlands

Saindo da temática de redes sociais e indo para os jogos, certamente você precisa conhecer a Splinterlands.

Há doze meses, a Splinterlands registrou mais de 200 mil usuários diários ativos e era o jogo blockchain mais popular. A Splinterlands é um jogo de cartas colecionáveis (NFTs), parecido com Pokémon e Magic: The Gathering. 

A proposta de jogar e ganhar criptomoedas atraiu muitos, e apesar da queda do mercado de criptomoedas, o jogo ainda mantém mais de 100 mil usuários conectados. Um número muito bom. 

9. Socios

Todo fã de futebol conhece a Socios, ou quase todos. Então, o garoto propaganda da Socios é nada mais nada menos que Lionel Messi. Esse aplicativo descentralizado criou inúmeros fan tokens para clubes de futebol, como o Flamengo e também para o Corinthians, e também para demais categorias esportivas. 

Portanto, com os fans tokens, os fãs podem votar em decisões que podem ser tomadas pelos clubes, participar do dia a dia e receber outras recompensas, além do fator especulativo.

10. BitTorrent

Por fim, temos o BitTorrent. Esse aplicativo não nasceu como um dApp, mas ao longo do tempo e com diversas mudanças se tornou um.

Justin Sun, famoso nome do mercado de criptomoedas, comprou o BitTorrent por 140 milhões de dólares e, após isso, adicionou ferramentas de descentralização e tokenização na plataforma.

Atualmente, o BitTorrent possui ferramentas para recompensar usuários em BTT (token nativo da plataforma) que aloquem banda larga para a plataforma. De fato, o BitTorrent também possui uma versão premium que pode ser comprada por BTT.

O futuro dos dApps

Através de pessoas como Justin Sun, os dApps estão ganhando relevância.
Através de pessoas como Justin Sun, os dApps estão ganhando relevância.

No futuro, é possível que os dApps se tornem ainda mais populares e amplamente utilizados em uma variedade de setores, incluindo finanças, saúde, educação e muito mais. Portanto, pode-se esperar que os dApps se tornem mais fáceis de usar e acessíveis ao público em geral, possibilitando a utilização de tecnologias descentralizadas em uma ampla variedade de contextos.

Além disso, os dApps também podem incluir a integração de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e a realidade aumentada, tornando os aplicativos ainda mais úteis e interessantes para os usuários.

Então, é seguro assumir que os dApps continuarão a desempenhar um papel importante no mundo da tecnologia e da inovação.

Leia sobre o Agrispace, o espaço do metaverso que está desenvolvendo o agronegócio. Saiba como sua empresa pode investir no metaverso, basta clicar aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: 9 alternativas ao ChatGPT (gratuitas e pagas).

O metaverso está avançando na China

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.