Você sabe o que é fotorrealismo?

banner_posts

Talvez você esteja em dúvida sobre o que é o fotorrealismo. De fato, o fotorrealismo tem sido um grande movimento artístico desde o final dos anos 60, e sua influência ainda pode ser vista hoje. 

O fotorrealismo tem tudo a ver com a criação de obras de arte que se parecem exatamente com uma fotografia, com imagens impressionantemente realistas que captam a atenção do espectador. Portanto, no fotorrealismo, os artistas se esforçam para criar pinturas que se pareçam com fotografias.

Em suma, neste artigo, vamos explorar as origens do fotorrealismo, como ele evoluiu para o uso em gêmeos digitais e como o fotorrealismo está mudando o metaverso.

Origens do fotorrealismo

Louis K. Meisel e sua esposa, Susan Meisel no final dos anos 1970. Louis criou o termo fotorrealismo.
Louis K. Meisel e sua esposa, Susan Meisel no final dos anos 1970.

O movimento fotorrealismo começou no final dos anos 60 quando Louis K. Meisel criou o termo “fotorrealismo” para descrever pinturas que se assemelhavam a fotografias. A ideia por trás deste estilo de arte era capturar a realidade com a maior precisão possível, com o objetivo de criar imagens que fossem semelhantes a fotografias.

Os artistas fotorealistas procuravam criar obras fiéis às imagens fotográficas. Dessa forma, no início dos anos 70, o movimento do fotorrealismo começou a declinar devido a mudanças nas tendências artísticas populares e avanços tecnológicos na fotografia e na produção de vídeo.

Os pintores fotorrealistas acharam cada vez mais difícil competir com estas novas tecnologias e seu trabalho gradualmente perdeu valor de mercado. Embora a popularidade do fotorrealismo tenha diminuído e fluído ao longo do tempo, sua influência ainda hoje pode ser vista na arte digital, mundos virtuais, impressão 3D e muito mais.

Principais características

Obra de Raphaella Spence – Roma, 2021.

A técnica do fotorrealismo requer um nível incrivelmente alto de habilidade e atenção aos detalhes.

Os artistas do fotorrealismo criam seus trabalhos copiando cuidadosamente cada detalhe da fotografia de referência. É um estilo que recria com precisão a luz, sombras, reflexos e texturas de uma imagem original com tinta.

O fotorrealismo muitas vezes inclui elementos de múltiplas fotografias de referência a fim de obter a representação mais precisa possível. Portanto, estas são apenas algumas das principais características que diferenciam o fotorrealismo de outros estilos de arte e o tornam tão único e cativante.

Gêmeos digitais e fotorealismo

Humano digital (avatar) criado pela Nvidia com técnicas de fotorrealismo.
Humano digital (avatar) criado pela Nvidia com técnicas de fotorrealismo.

Os gêmeos digitais são representações digitais de objetos ou sistemas físicos, e estão se tornando cada vez mais populares nos últimos anos. Leia mais sobre os gêmeos digitais.

De fato, o fotorrealismo pode ser usado para criar gêmeos digitais que se parecem e se comportam como seus pares físicos. Em suma, isto significa que modelos virtuais de produtos, máquinas e até sistemas inteiros podem ser criados para fins de monitoramento, simulação e análise.

Espera-se que o uso de gêmeos digitais aumente nos próximos anos, à medida que a tecnologia avança e mais organizações adotam essa tecnologia. 

Dessa forma, os gêmeos digitais permitem às empresas rastrear métricas de desempenho em tempo real, simular mudanças antes de serem implantadas em larga escala, comparar modelos uns com os outros de modo rápido e obter insights. Isto pode resultar em uma melhor tomada de decisão para as empresas que procuram melhorar suas operações ou desenvolver novos produtos.

A tecnologia de gêmeos digitais também oferece uma oportunidade para que o fotorrealismo seja utilizado em uma variedade de cenários. Com o fotorrealismo integrado aos gêmeos digitais, é possível criar animações ou simulações com uma aparência realista. Assim como criar mundos virtuais em 3D com objetos que se pareçam com seus pares do mundo real. 

A tecnologia de gêmeos digitais tem o potencial de revolucionar a maneira como as empresas operam, porque vai oferecer acesso a dados precisos sobre o desempenho de seus produtos ou serviços. 

Fotorrealismo no metaverso

Avatar fotorrealista de Mark Zuckerberg.

O metaverso está se tornando rapidamente o espaço virtual para as pessoas interagirem e explorarem. Para tornar esta experiência ainda mais realista e imersiva, o fotorrealismo desempenha um papel fundamental. 

Ao utilizar esta tecnologia, os desenvolvedores podem criar modelos 3D de carros ou edifícios com iluminação impressionante, sombras e reflexos, bem como avatares que são incrivelmente precisos até o último detalhe.

Então, além de proporcionar uma experiência incrivelmente realista em jogos ou simulações, o fotorrealismo também ajuda os usuários a se sentirem mais bem representados por seus avatares. Em geral, o fotorrealismo tem o potencial de revolucionar as experiências no metaverso.

Como o fotorrealismo irá mudar o metaverso

Como citamos anteriormente, conforme a tecnologia avança e o fotorrealismo se torna mais difundido, sua influência vai tendo um impacto significativo sobre o metaverso. 

Mas certamente a experiência com gêmeos digitais ou plataformas do metaverso fotorrealistas não vai ocorrer de modo massivo tão rapidamente. Por fim, implantar essa técnica em plataformas do metaverso ou gêmeos digitais requer muito poder de processamento para renderizar os objetos e cenários de maneira realista e suave. 

Assim, levando em consideração a escalabilidade do metaverso e a acessibilidade para os usuários, o fotorrealismo possui todo potencial para alterar o metaverso, mas ainda precisa dar alguns passos para superar esses desafios. 

Leia mais sobre a tecnologia de gêmeos digitais no metaverso.

Saiba mais sobre o Agrispace e como ele vai criar um ambiente digital no metaverso para o agronegócio brasileiro. Clique aqui e saiba como trazer sua empresa para o Agrispace.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Golpes das criptomoedas: saiba como se prevenir.

Saiba mais sobre os exemplos de metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.