Pico Worlds: O metaverso do TikTok

banner_posts

A ByteDance, dona do TikTok, anunciou que vai lançar a sua própria plataforma do metaverso, a Pico Worlds. Denominada como Project Pico Worlds, a ByteDance quer ganhar terreno no mercado de realidade virtual, principalmente por não estar publicamente nos Estados Unidos.

Novas plataformas do metaversão estão sendo anunciadas em uma corrida por esse grande mercado, principalmente pelas grandes empresas, como Microsoft, Meta e NVIDIA, que estão focando em setores diferentes do metaverso.

Agora, com a introdução da ByteDance no setor, a disputa pelo metaverso fica ainda mais acirrada. Continue lendo sobre o Pico Worlds.

O que é Pico Worlds

Project Pico Worlds: plataforma do metaverso do TikTok.
Project Pico Worlds: plataforma do metaverso do TikTok.

Em setembro, a ByteDance anunciou o Pico Worlds, sua plataforma do metaverso baseada em conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e projetada para funcionar no dispositivo VR Pico 4.

De fato, no núncio, foi demonstrado que os usuários poderiam desenvolver conteúdo 3D em tempo real, podendo criar desde pequenos objetos a veículos e foguetes. 

Como padrão, cada usuário terá avatares de corpo inteiro para poder entrar nos espaços sociais e imersivos da plataforma, onde vão poder interagir com outros usuários e participar de atividades de realidade virtual. A ideia é conectar as diferentes plataformas e permitir uma maior conexão e experiências para os usuários.

Assim, a Pico Worlds será o metaverso do TikTok e, possivelmente, virá integrado com a rede social, pois o dispositivo Pico 4 possui essa funcionalidade.

O Pico 4 possui um sistema de posicionamento que aumenta a socialização online e um rastreador de movimento corporal com alta precisão e com simulação de gestos que estarão integrados ao Pico Worlds. 

Sistema de criação da Pico Worlds
Sistema de criação da Pico Worlds

A ideia da ByteDance é integrar os melhores recursos em seu metaverso. Assim, é possível esperar uma conexão com o TikTok para que os usuários possam compartilhar suas sessões na rede social. Desse modo, os usuários poderão criar novos conteúdos VR ao mesmo tempo em que compartilham suas experiências no TikTok.

É previsto que o Pico Worlds seja lançado no começo de 2023.

Competição para a Meta

O Pico Worlds acirra ainda mais a concorrência entre a ByteDance e a Meta. As empresas já rivalizam entre o TikTok e o Instagram e também com dispositivos de realidade virtual. 

Em 2022, o TikTok liderou a lista de dispositivos mais baixados, principalmente entre o público mais jovem, um público que o Facebook vem perdendo.

A Meta com suas redes sociais segue na frente, mas mantém o conceito de investir em novas tendências para continuar liderando e atraindo novos públicos. 

Estima-se que a plataforma Horizon Worlds tenha 200 mil usuários ativos mensalmente. A Quest Store, loja de realidade virtual da Meta, atingiu receita de 1.5 bilhão de dólares em conteúdo VR adquirido na loja desde 2019.

Impulsionar a utilização do Pico 4 com o Worlds

Dispositivo Pico 4.
Dispositivo Pico 4.

O lançamento da Pico Worlds vem para impulsionar a utilização do Pico 4. Segundo a Sina Technology, a ByteDance esperava vender cerca de 1 milhão de dispositivos da Pico 4 em 2022, mas que será improvável alcançar essa meta. 

A dificuldade em atingir a meta inicial reduziu a produção. Por outro lado, a IDC estimou que apenas o Meta Quest 2 teve cerca de 15 milhões de unidades vendidas. Não à toa, a Meta lidera o setor de realidade virtual. 

A estratégia agora utilizada pela Pico não é nova, porque a Meta também fez uso dela quando lançou a Horizon Worlds para impulsionar a utilização do Oculos Quest 2 e Oculos Rift S em 2021.

No geral, os usuários do Pico 4 ficaram entusiasmados com a previsão do Pico Worlds, pois dará mais dinâmica para para o dispositivo. Um ponto que a Pico está trabalhando é em sua loja de aplicativos de realidade virtual, porque aplicativos e programas VR ainda estão escassos e falta incentivo para o desenvolvimento de novos aplicativos.

O dispositivo Pico 4 tem preço fixado em 429 euros, aproximadamente 2.300 reais. De setembro até o final de outubro, foram vendidos aproximadamente 46 mil headsets Pico 4 na China.

Mercado VR em 2023

A Meta lidera o setor de realidade virtual, junto com a sua plataforma Horizon Worlds, a Quest Store e seus dispositivos de realidade virtual e mista. 

Novos projetos foram anunciados visando manter a competitividade e inovação no setor, uma estratégia que aparentemente vem ocorrendo bem, pois o Meta Quest 2 se tornou bastante popular no setor.

Porém, em 2023 o mercado de dispositivos de realidade virtual vai estar mais competitivo. Não apenas a ByteDance promete acirrar ainda mais a disputa pelo mercado, mas também a Apple vai entrar na disputa.

A Apple que já lidera o setor de realidade aumentada tem planos de lançar seu dispositivo de realidade aumentada/realidade virtual. Existem apenas rumores a respeito disso, mas é esperado que a Apple dê mais detalhes sobre seu headset com foco em AR no início de 2023.

O mercado para dispositivos de realidade virtual e aumentada é promissor. O usuário final é o maior beneficiado pelas inovações geradas e maior acessibilidade.

O Pico Worlds não foi o único metaverso a ser anunciado recentemente, mas também o Agrispace, o metaverso do agronegócio. Elaborado pela Culte, o Agrispace vai impulsionar o agronegócio brasileiro.

Tenha mais informações, basta clicar aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: MWC traz debates sobre o metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.