Metaverso e as redes sociais: como funcionará?

banner_posts

Certamente o conceito que temos de rede social vai mudar com o metaverso e maneira que utilizamos as redes sociais também. Bill Gates disse que “nos próximos dois ou três anos” nós sairíamos do tradicional e utilizaríamos o metaverso para “se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduza a sensação de estar em uma sala real com elas.”

Essa mudança vai ocorrer gradualmente, principalmente pela dificuldade de acesso que a maior parte da população possui em relação a dispositivos de realidade virtual. Porém, ferramentas e dispositivos do metaverso estão cada vez mais populares, fazendo muitos se perguntarem como serão as redes sociais no metaverso.

De fato, as primeiras plataformas do metaverso estão surgindo, Facebook, com a Horizon Worlds e o TikTok com a Pico Worlds, são bons exemplos dos primeiros passos das redes sociais rumo ao metaverso.

Como funcionará a mídia social no metaverso

Dispositivos VR serão o futuro para as redes sociais e o metaverso?
No metaverso, cada rede social será imersiva, com mundos virtuais e integrado com realidade virtual e aumentada, criando experiências únicas. Reprodução: Unsplash.

Atualmente, tratamos as redes sociais como interativas, porque podemos compartilhar informações com outros usuários, criar conteúdo, sendo a internet atual conhecida como “web como plataforma”.

Esse modelo continuará no metaverso e as redes sociais continuarão a existir, mas de uma maneira um pouco mais imersiva. 

No metaverso, a rede social como utilizamos terá características diferentes, como:

  • Imersivas. Atualmente temos redes sociais interativas, onde podemos criar e compartilhar conteúdo. No futuro, elas também serão imersivas, fornecendo experiências mais estimulantes ao invés de apenas olharmos páginas e páginas.
  • Mundos Virtuais. No metaverso, as redes sociais serão ambientes criativos, onde os usuários poderão explorar os mundos virtuais ou criar os seus próprios.
  • Realidade virtual e aumentada. As redes sociais vão utilizar elementos VR e AR para criar imersão e conectividade nos usuários. Essa conectividade e imersão vão além das experiências que possuímos atualmente.
  • Entretenimento na visão. Shows, concertos e eventos serão transmitidos diretamente para os dispositivos VR.
  • Inteligência artificial. As redes sociais vão ser elementos inteligentes com abertura de desenvolvimento de aplicativos e jogos através do aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Por enquanto, são apenas pequenos conceitos que vão surgindo em poucas plataformas, que tentam chamar mais atenção para seus recursos. 

Dessa forma, dentre todas as plataformas do metaverso, podemos dizer que duas se aproximam mais do conceito de rede social: a Horizon Worlds e sua concorrente, a Pico Worlds.

Horizon Worlds

Horizon Worlds, plataforma do metaverso da Meta.

Dessa forma, a Horizon Worlds é uma plataforma social onde os usuários podem interagir entre si e com diversos mundos e jogos que integram o universo. Para a Meta, empresa desenvolvedora, a Horizon Worlds é o ponto de partida para o metaverso. 

Portanto, a plataforma foi lançada como uma iniciativa da Meta para seus dispositivos de realidade virtual, em especial para o Oculus Quest 2 e Oculus Rift S. 

Em suma, o acesso é feito através de uma conta do Facebook e precisa de conexão constante de internet. Ao entrar na Horizon Worlds, cada usuário cria seu próprio avatar, que vai representar ele do começo ao fim em suas aventuras. Também é possível criar e compartilhar novos mundos digitais dentro da Horizon Worlds.

Então, com o desenvolvimento da plataforma, novos recursos são integrados com o objetivo de manter os usuários conectados. Recentemente, a Horizon Worlds anunciou que transmitirá eventos de MMA ao vivo. O formato de vídeo foi em VR180, um formato de vídeo de realidade virtual que oferece aos espectadores um panorama de 180 graus do evento.

Pico Worlds

Project Pico Worlds: metaverso do TikTok

A Pico Worlds é uma iniciativa da ByteDance, proprietária do TikTok, que fará concorrência com a Horizon Worlds. E, assim como a Horizon Worlds, a Pico Worlds será uma plataforma do metaverso e com integração com dispositivos de realidade virtual, como a Pico 4. 

Dessa forma, o Pico 4 possui integração com o TikTok, onde os usuários podem conectar suas contas e assistir a vídeos disponibilizados pela plataforma. Então, possivelmente quando a Pico Worlds for lançada, o metaverso será composto pelos dispositivos de realidade virtual da Pico, junto com a Pico Store, loja de aplicativos e programas de realidade virtual e com o TikTok.

Certamente a Pico Worlds será um grande passo para a rede social TikTok no metaverso, visto que o TikTok possui mais de 1 bilhão de usuários ativos. Possivelmente a Pico Worlds trará experiências imersivas com foco na compartilhamento de vídeos, similar ao que o TikTok realiza. 

Segundo o anúncio, os usuários também poderão criar diversos tipos de conteúdos 3D e em tempo real, como casas e foguetes. Os usuários terão avatares de corpo inteiro e poderão interagir com demais usuários.

Elementos do metaverso nas redes sociais

Horizon Workrooms

Apesar das plataformas da Horizon Worlds e Pico Worlds possuírem liberdade criativa, onde os usuários podem desenvolver conteúdo, ainda não substituirão as redes sociais.

Isso ocorre por um motivo bem simples: o custo dos dispositivos de realidade virtual.

Dessa forma, dispositivos de realidade virtual ainda não são acessíveis para uma parte do mundo, seja financeiramente ou por não estarem disponíveis em alguns países. O próprio Pico 4 não foi lançado no Brasil ou nos EUA.

Apesar das vantagens que os elementos do metaverso trazem para as redes sociais, como a publicidade inteligente e as experiências interativas, o formato atual é de fácil acesso e barato. 

Desse modo, podemos resumir as redes sociais no metaverso da seguinte maneira: as plataformas do metaverso vão utilizar as redes sociais como ferramenta de conexão e para compartilhar dados entre os avatares. Assim como vão integrar alguns elementos como compartilhamento de vídeo. 

Elementos do metaverso nas redes sociais

Por fim, os primeiros elementos do metaverso nas redes sociais já estão em andamento, como a utilização de NFTs (para metaversos descentralizados), avatares incorporados e realidade aumentada.

Conforme os dispositivos de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista fiquem mais baratos e acessíveis, será mais fácil estimar o papel das redes sociais no metaverso.

E a Culte está criando o Agriverso, onde fará um elo entre toda cadeia produtiva do agro tornando possível o compartilhamento de novas técnicas e tecnologias essenciais para o agronegócio, permitindo maior aumento de produtividade e permitindo que a indústria do agro incorpore elementos de rastreabilidade e descentralização.

No Agriverso as empresas encontrarão um ambiente propício para expandir a marca digitalmente e adotar a agricultura inteligente.

Continue lendo sobre o metaverso, saiba como o metaverso está impulsionando o turismo.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: O que esperar do metaverso em 2023?

Leia também: Culte e SLC Agrícola vão lançar primeiro metaverso agro do Brasil – O Agriverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.