5 barreiras para o metaverso

banner_posts

Com o propósito de superar as diversas barreiras no desenvolvimento do metaverso, a Meta, em sua divisão Reality Labs, teve prejuízo de 10 bilhões de dólares, em 2021, mas não desacelerou os investimentos.

Mas não é somente a Meta que está investindo no metaverso, diversas empresas, como Bytedance, proprietária do Tiktok e a Microsoft também estão na corrida de ouros pelo metaverso e isso gera diversos benefícios para aqueles que querem diferentes ambientes virtuais.

Listamos 5 barreiras que as empresas envolvidas no desenvolvimento do metaverso precisam focar.

Conceito de metaverso

Para compreender melhor o porquê essas barreiras precisa-se solucionar, precisamos entender melhor sobre o metaverso e seu conceito.

O metaverso, o futuro da internet, uma evolução do mecanismo que utilizamos atualmente, sendo uma série de ambientes virtuais hiper realistas, 3D e imersivos, que proporcionam experiências únicas e interligadas.

Isso significa que, ao entrar no metaverso, o usuário se conecta a uma série de experiências que vão desde jogos, trabalho até experiências sociais e educacionais. O metaverso será aquilo que o usuário deseja que ele seja.

Entretanto, para que o metaverso seja um ambiente imersivo e social, será necessário ultrapassar algumas barreiras para isso. 

5 barreiras para o metaverso:

1. dispositivos de realidade virtual, uma barreira para o metaverso

Dispositivos virtuais estão na lista de barreiras para o metaverso.
HoloLens 2, dispositivo criado pela Microsoft

Se o metaverso deseja ser imersivo, isso será através do uso de tecnologias de realidade virtual, com o auxílio de dispositivos VR. Bill Gates disse que os dispositivos VR não estão acessíveis para a maior parte da população mundial. E, de fato, ele está correto. 

Dispositivos VR possuem um valor elevado. O Meta Quest 2, o mais popular nesse segmento, possui valor de quase 4 mil reais. Já o dispositivo de realidade mista da Microsoft possui valor convertido de 18 mil reais.

O próprio Bill Gates disse que a questão estará resolvida em dois ou três anos. Assim esperamos que essa barreira tenha um fim para que o metaverso seja mais acessível, visto que esses dispositivos são essenciais para tornar o metaverso mais imersivo.

2. escassez de suprimentos e e-waste, uma barreiras para o metaverso

O e-waste e lixo eletrônico estão na lista de barreiras para o metaverso.
E-waste: lixo eletrônico não reciclado será um problema para o metaverso.

Um grande obstáculo para o metaverso é a questão de suprimentos, porque os chips eletrônicos estão em falta em todo o mundo. 

É previsto que as operações retornem a normalidade em 2023, mas 47% das fábricas no Brasil ainda têm atrasos na produção por falta de chips, segundo a Abinee. Suprimentos são escassos e o metaverso demandará de muita produção para atingir o ideal.

Aliado à falta de chips e outros produtos necessários para a construção do metaverso, o e-waste acende um sinal de alerta para o metaverso. E-waste, resíduos eletrônicos descartados sem reciclagem e também aos produtos eletrônicos que ficam obsoletos. 

Na corrida pelo metaverso, a tecnologia vai tornar cada vez mais dispositivos ociosos e ultrapassados, obrigando os usuários a trocarem seus dispositivos e aumentando o lixo eletrônico e gerando poluição. É, de fato, uma barreira para o metaverso.

3. falta de comunicação única

Interoperabilidade é um termo que muitas empresas utilizam, mas que vai ser difícil implantar no metaverso, sendo uma barreira para ser superada.

A interoperabilidade no metaverso se refere à capacidade dos diferentes metaversos se comunicarem entre si. Um exemplo bem simples é a capacidade que temos hoje de utilizar a conta do Facebook para diversos sites. 

Porém, o metaverso está sendo construído com diferentes tecnologias, como blockchain e essas tecnologias não conversam entre si, impossibilitando que os usuários consigam sair do metaverso do Facebook para o metaverso da Decentraland, por exemplo.

A falta de comunicação única também é um obstáculo pois muitas empresas focam no metaverso de diferentes modos, umas focam no desenvolvimento de ambientes sociais, outras em ambientes para o trabalho e outras em ambientes para diversão. Assim, querem manter seus próprios públicos.

4. privacidade e identidade

Tecnologia blockchain, usada em metaversos descentralizados, ajuda a conter vazamento de dados.

Em maio, o Twitter foi multado em 700 milhões de reais por compartilhar dados dos usuários e em setembro, a Meta foi multada em 2 bilhões de reais por não proteger dados de adolescentes.

A questão de privacidade e segurança de dados é fundamental para o metaverso, visto que os usuários estarão mais conectados e expostos, compartilhando mais dados do que já estão compartilhando. Algumas tecnologias, como blockchain, já estão auxiliando nessa questão, mas ainda é preciso mais esforço.

Essa exposição de dados leva muitos a questionarem as leis a respeito da identidade de cada pessoa no metaverso. No metaverso, cada pessoa estará representada por um avatar. E o que acontecerá se um avatar for clonado ou exposto?

Felizmente, a ideia de metaversos descentralizados parecem apropriados para combater o vazamento de dados e também na proteção de identidade dos usuários.

Para os metaversos centralizados, faltam mais garantias sobre a barreira de questões de privacidade e dados dos usuários.

5. conhecimento acerca do metaverso

Dispositivos VR ajudam no treinamento de empresas. HoloLens 2.

Por fim, não menos importante, o conhecimento acerca do metaverso é um grande obstáculo.

Como as pessoas entrarão no metaverso se sequer sabem a respeito dele ou acreditam que ele só estará disponível daqui a dez anos?

Algumas empresas, como Microsoft e Meta, possuem programas para o metaverso e desenvolvedores de conteúdo, mas talvez seja necessário um aprofundamento maior na propagação de conhecimento sobre os temas relacionados para divulgar melhor a questão e trazer mais segurança para os usuários.

O conhecimento é importante e valioso, não apenas para o metaverso, mas também para outras questões.

Felizmente essa barreira já está sendo superada, porque com o auxílio de dispositivos VR, treinamentos e aulas podem ser dadas através de ambientes do metaverso e também para pessoas em lugares remotos, ajudando na transmissão de conhecimento.

O metaverso vai acontecer

O metaverso não apenas vai acontecer, mas como já está acontecendo. Plataformas como Decentraland e Roblox são versões em desenvolvimento do metaverso, assim como outros produtos, como a Horizon Worlds e o Agriverso.

Em pouco tempo, muitas plataformas irão aprofundar nossas visões sobre como usaremos o metaverso e trarão novos benefícios para a internet e seus usuários e é uma questão de tempo até que muitas barreiras sejam superadas.

Por isso, é importante estar ciente das tendências para o metaverso e como ele irá impactar nossas vidas.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Você sabe como usar o CHATGPT?

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.