O que é um Avatar no Metaverso?

banner_posts

No metaverso, um avatar é a representação final do usuário, possibilitando que o usuário possa se sentir imerso e representado no digital.

A tecnologia para criar avatar não é algo recente, mas com o desenvolvimento do metaverso, os avatares se tornaram um ponto fundamental para o metaverso.

O aplicativo BuddyPoke era um dos aplicativos mais populares da rede social Orkut, pois permitia que o usuário pudesse criar um avatar que o representava, podendo personalizá-lo e e até demonstrar o seu seu humor através do avatar.

Com o desenvolvimento do metaverso, a ideia de criar avatares é essencial, pois permite a representação dos usuários no metaverso, .

O que é um avatar?

Antes de avatar significar uma imagem que representa você em alguma plataforma online, avatar possui um significado religioso, vindo do hinduísmo. No hinduísmo, avatar significa a manifestação corpórea de um deus, a encarnação de uma divindade em uma pessoa. 

Os avatares, introduziu-se nos anos 80, como representações na tela dos usuários. O jogo Ultima IV: Quest of the Avatar trouxe uma representação mais precisa, porque introduziu uma ligação entre o personagem do jogo (o avatar) e o usuário (pessoa). Assim, o usuário buscava incorporar suas características em seu personagem, criando um avatar.

A ideia de avatar é que cada usuário possa ser representado com precisão, conseguindo usufruir melhor do conteúdo e tendo um maior grau de imersão, além de uma visão em primeira pessoa. Assim, um avatar é a representação online fidedigna do usuário.

Avatar no metaverso

Divulgação Microsoft: avatar 3D no Microsoft Teams, simulando uma reunião de trabalho.

Quando Neal Stephenson escreveu Snow Crash trazendo o conceito de metaverso, ele também abordou a utilização de avatares como uma representação.

No livro, o protagonista é representado por um avatar dentro do metaverso, onde realiza suas tarefas e consegue explorar o mundo. O mesmo ocorre no filme AVATAR, visto que os personagens incorporam avatares para poder viver em um planeta tóxico onde os seus corpos originais não conseguiriam viver.

No metaverso, os avatares permitem que cada usuário possa se sentir representado, vivendo o conteúdo de forma imersiva e realista. Um exemplo de integração de avatar com o usuário é a Mesh, plataforma de realidade aumentada focada na comunicação.

A Microsoft desenvolveu a Mesh e integrou essa plataforma ao Microsoft Teams, para que o Teams permitisse a utilização de avatares e gerasse reuniões mais imersivas e a colaboração de funcionários com maior grau de proximidade. 

Tipos de avatares no metaverso

Com o tempo, a tecnologia e criação dos avatares foram evoluindo, mas permanecendo o mesmo propósito: garantir que cada avatar possa representar de maneira fiel seu usuário.

Essa evolução trouxe novas ferramentas para garantir avatares mais fiéis aos seus donos. Uma das ferramentas é a Adobe Character Animator.

A Adobe Character Animator permite a criação de avatares que andam, falam e imitam as expressões faciais de seus usuários em tempo real, assim cada usuário pode personalizar seu avatar da maneira mais fiel possível.

Alguns trajes de captura de movimento trazem representações ainda mais fiéis, mas ainda não estão acessíveis para o público geral. No metaverso, teremos ao menos dois tipos de avatares, os de corpo inteiro e avatares de realidade virtual.

1. Avatar de corpo inteiro

GIF de um avatar criado através de captura de movimento.
GIF de um avatar criado através de captura de movimento.

O avatar de corpo inteiro funciona através de captura de movimento, onde sensores são utilizados para recriar a movimentação do avatar. Assim, o usuário possui mais liberdade para se expressar e movimentar dentro de jogos e plataformas. 

Esse tipo de avatar é mais realista, porque traz mais dinâmica e uma experiência mais natural ao usuário.

banner_posts

2. Avatar de Realidade Virtual

IMAGEM de um AVATAR no facebook e mostra o que é um avatar no metaverso
Representação de avatar no metaverso da Meta.

Na realidade virtual, o avatar é a representação da pessoa, mas geralmente traz uma imagem em primeira pessoa, onde os demais usuários conseguem ver outros avatares, mas normalmente do tronco para cima, sem as pernas. 

Portanto, a maioria dos aplicativos VR, como Horizon Worlds, não possui as pernas como uma funcionalidade para os avatares.

Andrew Bosworth disse que “acompanhar suas próprias pernas com precisão é super difícil e basicamente não viável apenas do ponto de vista da física com os fones de ouvido existentes”

Características dos avatares no metaverso

Os avatares possuem diversas características, porque buscam recriar as características do usuário. No metaverso, os avatares possuem três características marcantes, que são:

  • Personalização do avatar
  • Valor intrínseco
  • Liberdade de movimentação

Essas características são especiais para os avatares, porque trazem recursos e agregam valor para o usuário, pois quando uma pessoa cria um avatar, o desejo dela é que o avatar realmente possa ser parecido consigo mesmo.

A maioria dos aplicativos e plataformas permitem uma personalização quase completa do avatar, indo da cor do cabelo até a qual tênis vai utilizar. Esses recursos que permitem a modificação do avatar, permitem uma maior representação pessoal, indo para o segundo ponto: o valor intrínseco do avatar.

De fato, na Decentraland, TheSandbox e em outras plataformas do metaverso baseadas em blockchain, cada avatar é único e pode ser parte de uma coleção NFT.

Como sabemos, NFT é a representação digital de um ativo real, como imagens ou personagens. Muitos avatares são NFTs e possuem um alto valor financeiro. 

Além desse valor financeiro, o avatar também é uma espécie de cópia real da pessoa, então é previsto que no metaverso o avatar possa representar a pessoa como se estivesse na sua vida real. 

Por fim, a maior característica do avatar é a sua liberdade de movimentação. Essa característica permite que o avatar possa se mover entre diferentes plataformas do metaverso que utilizam blockchain como tecnologia base. Então seu avatar NFT do TheSandbox deve ser capaz de se movimentar para o metaverso do Decentraland e outros. Isso ocorre porque a tecnologia base e os elementos são reconhecidos pelos diferentes metaversos, similar a utilização da sua conta do Facebook em diversos sites.

O futuro dos avatares no metaverso

Estamos apenas no início desse maior foco no desenvolvimento do metaverso e dos avatares, mas sabemos que eles são essenciais para que o conceito do metaverso seja colocado em prática.

Em suma, diferentes empresas estão se empenhando para desenvolver novas tecnologias que tragam avatares mais convincentes para o metaverso e para plataformas e jogos VR.

Portanto, além dessas tecnologias, avatares NFT também vão ser um padrão em metaversos baseados em blockchain, seja na utilização de acessórios, roupas e equipamentos ou na compra de um avatar completo.

E você possui a oportunidade única de participar do metaverso,  clica aqui e preencha o formulário!

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Comentários

Odair José Macedo dos Santos

Muito interessante foi excelente. Uma experiência incrível.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.